Envie mensagem ou ligue
Informações

Publicidade e Propaganda

Resumo do curso

Tipos de formação
Bacharelado
Área de conhecimento*
Ciências sociais aplicadas
Duração
em média, 4 anos
Estágio obrigatório?
Não
*A classificação foi feita com base na Árvore do Conhecimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Sobre o curso de Publicidade e Propaganda

O curso de Publicidade e Propaganda forma profissionais especializados em campanhas e peças publicitárias. Durante as aulas, o estudante aprende a planejar, criar, produzir, difundir e gerenciar a comunicação publicitária, além de ações promocionais e de incentivo, identidade corporativa, eventos e patrocínio e atividades de marketing e assessoria.

Ao final do curso, o aluno é capaz de apresentar um produto ou serviço ao consumidor, promover sua venda e garantir sua boa imagem no mercado.

O profissional de Publicidade e Propaganda também faz a arte de embalagens, cria logomarcas, define os meios de comunicação mais adequados à campanha e ao público-alvo, cria os textos e as imagens e acompanha sua produção.

No mercado de trabalho, o publicitário atua em agências especializadas em marketing, comunicação, produção de eventos ou promoção de identidade corporativa. Apesar das agências de publicidade serem o principal espaço de trabalho em diversas funções profissionais, a crescente importâncias das novas tecnologias e linguagens abre novas frentes de atuação no mercado.

Estudante de Publicidade e Propaganda sentado na mesa
Procure o curso de Publicidade e Propaganda ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
  1. Encontre sua bolsa de estudo abaixo
  2. Faça sua pré-matrícula online
  3. Economize até o fim do curso
Mensalidades a partir de R$ 135,00 entre as 1.013 instituições parceiras do Quero Bolsa.
Digite seu endereço
Digite as faculdades

O que faz o Publicitário?

O publicitário desenvolve propagandas e promoções, elaborando projetos, planejamento estratégico e venda de serviços publicitários.

Com o Quero Bolsa, estudar na faculdade é muito mais fácil!

Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp quando chegarem novas bolsas do seu interesse.

Com o Quero Bolsa, estudar na faculdade é muito mais fácil!

Encontre sua bolsa de estudo

1
Busque informações sobre cursos, faculdades e preços em um só lugar.
Você pode informar a sua localização e a gente mostra quais bolsas de estudo estão mais próximas a você.

Faça sua pré-matrícula online para garantir sua bolsa

2
Encontrou a melhor opção? Inscreva-se e garanta sua bolsa com o pagamento da pré-matrícula.
Você pode pagar no boleto ou parcelar em até 12 vezes no cartão de crédito.

Economize até o fim do curso sem precisar renovar a bolsa!

3
É só passar no processo seletivo da faculdade e concluir a matrícula apresentando o seu CPF.
Fique atento às regras da bolsa e leve os documentos necessários para a matrícula.
Personagem Quero Bolsa

Nota de corte para Publicidade e Propaganda

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Publicidade e Propaganda foram:

Programa
Menor nota de corte
Maior nota de corte

Menor nota de corte

450

Iest

Maior nota de corte

697

Ucs

Menor nota de corte

547

Unip

Maior nota de corte

704

Ucp

Menor nota de corte

620

Ifam

Maior nota de corte

789

Usp

Está com dúvidas sobre Publicidade e Propaganda?

Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Acessar Perguntas e Respostas

Como é o curso de Publicidade e Propaganda?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Publicidade e Propaganda é considerado uma habilitação de Comunicação Social e, por isso, segue suas diretrizes. Entretanto, como vem ocorrendo com as outras habilitações de Comunicação Social, como Jornalismo, o MEC poderá desenvolver uma diretriz específica para o curso de Publicidade e Propaganda.

De acordo com as diretrizes de Comunicação Social, os conteúdos curriculares são diferenciados em Conteúdos Básicos, relacionados tanto à área geral da Comunicação quanto à habilitação, e Conteúdos Específicos, que são definidos livremente pelas Instituições de Ensino de acordo com o objetivo e o perfil traçados aos egressos.

O núcleo de Conteúdos Básicos envolve tanto conhecimentos teóricos como práticos, reflexões e aplicações relacionadas ao campo da Comunicação e à habilitação específica. Esses conhecimentos são categorizados nos seguintes tópicos:

  • Conteúdos teórico-conceituais;

  • Conteúdos analíticos e informativos sobre a atualidade;

  • Conteúdos de linguagens, técnicas e tecnologias midiáticas,

  • Conteúdos ético-políticos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda considerando as seguintes disciplinas:

  • Teorias e história da Comunicação;

  • Metodologia e Pesquisa em Comunicação;

  • Políticas de comunicação;

  • Linguagens e tecnologias da Comunicação;

  • Estética da Comunicação;

  • Sociologia da Comunicação;

  • Pesquisa de mercado e comportamento do consumidor;

  • Marketing e Gestão de Marcas;

  • Planejamento de Marketing e de Comunicação;

  • Planejamento de mídia;

  • Ferramentas da comunicação;

  • Redação Publicitária;

  • Direção de Arte;

  • Fotografia publicitária;

  • Produção Gráfica;

  • Produção Sonora e Audiovisual;

  • Produção Digital;

  • Comunicação Política;

  • Administração em Publicidade e Propaganda;

  • Legislação e Ética profissional.

Qual a grade curricular de Publicidade e Propaganda?

Para conhecer as matérias do seu curso de Publicidade e Propaganda, basta acessar abaixo:

Grade Curricular de Publicidade e Propaganda

Faça carreira em Publicidade e Propaganda

Onde o profissional pode trabalhar?

O profissional de Publicidade e Propaganda exerce suas atividades em empresas de publicidade ou de forma autônoma, no caso do agenciador de propaganda.

O publicitário trabalha principalmente com carteira assinada ou associado a agências de publicidade. Costuma atuar em período diurno, sem supervisão.


Quanto ganha um Publicitário

O salário médio de um Publicitário no Brasil é de R$ 2.989,67. Os estados onde a profissão de Publicitário têm os melhores salários são São Paulo, Distrito Federal e Rio de Janeiro.

Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui quanto ganha um Publicitário.


Quais são as exigências do mercado de trabalho?

Para o exercício da profissão de publicitário, é necessário diploma no curso superior de Publicidade e Propaganda reconhecido pelo MEC.

O pleno exercício das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.


Quais são as principais competências pessoais do Publicidade e Propaganda?

As principais características do profissional de Publicidade e Propaganda, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Trabalhar em equipe;

  • Dinamismo;

  • Pró-atividade;

  • Criatividade;

  • Habilidade de comunicação;

  • Habilidade de comunicação verbal;

  • Ponderar opiniões divergentes;

  • Senso crítico;

  • Adaptar-se a situações adversas;

  • Administrar conflitos;

  • Antever cenários futuros;

  • Capacidade de trabalho interdisciplinar;

  • Capacidade de negociação;

  • Flexibilidade;

  • Poder de síntese;

  • Senso de oportunidade;

  • Liderança;

  • Senso estético;

  • Adaptar linguagem ao público;

  • Capacidade de escuta atenta (saber ouvir);

  • Assumir riscos;

  • Manter relacionamento com o cliente;

  • Manter relacionamento com veículos de comunicação.