Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Melhores cursos com bolsas de estudo de Engenharia Biomédica em São Paulo

Reunimos informações sobre os melhores cursos com bolsas de estudo de engenharia biomédica, com as melhores faculdades da cidade de São Paulo para que você possa fazer a melhor escolha.

As melhores faculdades de Engenharia Biomédica pelo MEC

Veja cursos de instituições bem avaliadas, segundo o Governo (nota do MEC).

1
PUC SP
MEC 4
As melhores faculdades de Engenharia Biomédica pelos especialistas

Veja cursos de instituições bem avaliadas pelos especialistas do Guia da Faculdade.

1

Confira as cidades com polos perto de você

Dúvidas sobre o curso de Engenharia Biomédica

Como é a faculdade de Engenharia Biomédica?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Engenharia Biomédica deve incluir as seguintes matérias, entre outras:

  • Química;

  • Fundamentos de Biologia Moderna;

  • Fisiologia Humana;

  • Bioestatística;

  • Engenharia Médica Aplicada;

  • Matemática;

  • Física;

  • Tecnologia da Computação.

É importante ressaltar que a grade curricular da graduação pode variar de acordo com a instituição de ensino. Desse modo, o curso poderá contar com diferentes enfoques e metodologias de aprendizagem.

Confira, a seguir, algumas das faculdades que oferecem o curso de Engenharia Biomédica:

É provável que o curso de Engenharia Biomédica não ensine a construção de um equipamento específico, pois a formação é mais generalista. Porém, o aluno aprende importantes fundamentos para o projeto, desenvolvimento e construção de equipamentos.

Este ramo da Engenharia tem como objetivos principais o aprimoramento do conhecimento sobre sistemas biológicos e biomédicos e o desenvolvimento de novos métodos e tecnologias para o benefício da sociedade.

Embora o curso de Engenharia Biomédica possua uma nomenclatura semelhante à faculdade de Biomedicina, as disciplinas e enfoques são diferentes. Enquanto, no curso de Biomedicina, o estudante desenvolverá competências relacionadas às análises laboratoriais de exames, a Engenharia Biomédica possuirá maior foco na construção de equipamentos medicinais, alinhando os conhecimentos da engenharia à saúde.

O curso tem duração média de cinco anos e o estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão do curso (TCC).

Os estudantes que desejam ingressar no curso, podem optar pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, posteriormente, aplicar o resultado da prova em programas como: Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em busca de bolsas e vagas.

Se você deseja conferir as notas de corte em cada programa de governo para o curso de Engenharia Biomédica, acesse o simulador de notas de corte da Quero Bolsa.

Outra alternativa disponível é a realização de vestibulares próprios de instituições privadas em busca de descontos nas mensalidades. Você também pode conferir bolsas de até 80% para o curso no site da Quero Bolsa.

Dica importante: Confira o Guia Completo sobre a Redação do Enem. Veja dicas incríveis para você arrasar e conseguir uma boa nota nesta parte importante da prova. Tenha acesso aos critérios de avaliação, dicas de especialistas e exemplos nota 1000! Tudo gratuito para você!

Qual a grade curricular de Engenharia Biomédica?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Engenharia Biomédica em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Administração para Engenharia
  • Análise de Circuitos Elétricos
  • Análise de Sinais e Sistemas
Ver mais sobre a grade curricular de Engenharia Biomédica