Melhores cursos com bolsas de estudo de Fisioterapia em São Paulo

Reunimos informações sobre os melhores cursos com bolsas de estudo de fisioterapia, com as melhores faculdades da cidade de São Paulo para que você possa fazer a melhor escolha.

As melhores faculdades de Fisioterapia pelos alunos

Veja cursos de instituições bem avaliadas, segundo os alunos da Quero Bolsa.

1
UAM - Anhembi Morumbi
5

Excelente

(30)


3
FAM
5

Excelente

(13)


4
UNISA
4,7

Muito boa

(38)


5
Uninove
4,6

Muito boa

(131)


6
UNIP
4,5

Muito boa

(223)


8
UniSant'Anna
2,3

Ruim

(13)

As melhores faculdades de Fisioterapia pelo MEC

Veja cursos de instituições bem avaliadas, segundo o Governo (nota do MEC).

3
UNIB
MEC 4

4
Uninove
MEC 4

5
UNIP
MEC 4

As melhores faculdades de Fisioterapia pelos especialistas

Veja cursos de instituições bem avaliadas pelos especialistas do Guia da Faculdade.

5
UNIB
Guia

7
FAM
Guia

Confira as cidades com polos perto de você

Dúvidas sobre o curso de Fisioterapia

Como é a faculdade de Fisioterapia?

O curso de Fisioterapia é oferecido em nível de bacharelado, com duração média de 4 a 5 anos e uma carga horária mínima de 4.000 horas, conforme estipulado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC). Seu objetivo é formar profissionais qualificados para prevenir, diagnosticar e tratar de disfunções do movimento humano, aplicando técnicas terapêuticas para reabilitar e promover a saúde.

A metodologia adotada integra lições teóricas e atividades práticas, realizadas desde os primeiros semestres. Os estudantes também desenvolvem um estágio supervisionado, que corresponde a 20% da carga horária total, em clínicas, hospitais, unidades básicas de saúde e centros de reabilitação.

O itinerário é fundamentado em quatro núcleos distintos, aplicados para o desenvolvimento multidisciplinar dos participantes. São eles:

  • Ciências Biológicas e da Saúde: Aborda as bases moleculares e celulares dos processos patológicos, incluindo a estrutura e função dos tecidos, órgãos e sistemas. Isso inclui conceitos de anatomia, fisiologia, bioquímica, além de farmacologia e imunologia.

  • Ciências Sociais e Humanas: Envolve o estudo do ser humano e suas relações sociais, culturais e psicológicas, considerando o processo saúde-doença. Inclui disciplinas como psicologia, sociologia, antropologia e políticas públicas de saúde, promovendo uma formação humanista e ética.

  • Conhecimentos Biotecnológicos: Voltado para o entendimento e aplicação dos avanços tecnológicos na prática fisioterapêutica. Abrange o uso de equipamentos, técnicas de eletroterapia, termoterapia e outros recursos que auxiliam no tratamento de pacientes.

  • Conhecimentos Fisioterapêuticos: Compreende os conteúdos específicos da área, como cinesiologia, cinesioterapia, fisioterapia respiratória, ortopédica, neurológica, cardiovascular, e geriátrica. Esse eixo também aborda a aplicação de técnicas manuais, exercícios terapêuticos e a utilização de recursos diagnósticos e preventivos.

Além dos conteúdos norteadores, o curso promove atividades complementares, como monitorias, programas de iniciação científica e extensão, que introduzem os estudantes ao universo acadêmico. A formação também estimula a educação permanente, garantindo que os aspirantes a fisioterapeuta se mantenha atualizado com os avanços da área, participando de capacitações, congressos e cursos de especialização.

O curso de Fisioterapia tem matemática?

Embora não seja um pilar da formação, a matemática está presenta no curso de Fisioterapia, especialmente em áreas como bioestatística e biomecânica. A bioestatística é aplicada para a interpretação de dados e estudos clínicos, enquanto a biomecânica utiliza princípios da física e matemática para compreender o movimento humano.

Quais são as melhores faculdades de Fisioterapia do Brasil?

Confira as melhores faculdades de Fisioterapia do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2024, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.

Instituição Nota Cidade
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) 5 Campinas-SP
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC PR) 5 Porto Alegre-RS
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) 5 Marília-SP
Universidade de São Paulo - USP 5 São Paulo-SP
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS 5 Porto Alegre-RS
Universidade Federal do Triângulo Mineiro - (UFTM). 5 Uberaba-MG
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) 5 Santos-SP

Que tal estudar Fisioterapia? Confira bolsas de estudo para o curso de Fisioterapia em instituições parceiras da Quero Bolsa, com descontos de até 80%.

Qual a grade curricular de Fisioterapia?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Fisioterapia em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Anatomia do Aparelho Locomotor
  • Anatomia Palpatória
  • Anatomia Sistêmica
Ver mais sobre a grade curricular de Fisioterapia