O desenvolvedor de software atua para traduzir as necessidades dos usuários em programas adaptados, utilizando diferentes linguagens de programação, como Java, Python, C++, ou JavaScript.
Seu trabalho começa com a análise dos requisitos do projeto, que sustentam a operação do sistema. A partir disso, o profissional escolhe as tecnologias apropriadas e inicia a codificação das funcionalidades.
Após a codificação, o desenvolvedor integra os módulos do sistema, testa o desempenho em ambiente simulado ou real, corrige erros e realiza ajustes com base no feedback da equipe ou dos usuários.
Também documenta o código e participa de revisões com outros desenvolvedores para assegurar a qualidade técnica do projeto.
Em seu dia a dia, o desenvolvedor utiliza ferramentas de versionamento, como Git, metodologias ágeis, como Scrum ou Kanban, e plataformas de integração contínua para otimizar o fluxo de trabalho. Também atua na correção de falhas, desenvolvimento de novas funcionalidades e atualização de componentes.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O Desenvolvedor de Software pode ser MEI?
Atualmente, no Brasil, a atividade de desenvolvedor de software não é contemplada entre as possibilidades Microempreendedor Individual (MEI), de acordo com as regras estabelecidas pelo governo.
Para atuar como desenvolvedor de software de forma legal, é necessário buscar outras formas de registro, como abrir uma empresa individual ou optar por outros regimes tributários, dependendo do porte e das necessidades do negócio.