São organismos microscópicos, procariontes e, geralmente, unicelulares.
A principal característica dos seres procariontes, como as bactérias e as arqueobactérias, é a ausência da carioteca, membrana nuclear que separa o DNA ou material genético do restante do conteúdo celular, deixando-o em contato direto com os demais componentes citoplasmáticos.
Além disso, as células procarióticas não possuem demais organelas membranosas, como o complexo golgiense e as mitocôndrias, realizando no próprio citoplasma as funções específicas dessas organelas presentes em células eucarióticas.
A região celular em que se concentra maior quantidade de DNA é chamada de nucleoide.
O DNA procariótico é circular e muito menor que o DNA eucarioto e, além do DNA genômico, as bactérias costumam apresentam DNA complementar na forma de plasmídeos, que geralmente conferem resistência e antibióticos.
Quanto às estruturas de membrana, alguns procariotos possuem uma cápsula de polissacarídeo formada, geralmente, por exopolissacarídeos (EPS). Essa cápsula auxilia na proteção frente a outros organismos e substâncias, além de promover a adesão em superfícies.
Os organismos procariontes possuem uma parede celular densa, logo abaixo da cápsula bacteriana. Essa parede celular, também conhecida como membrana esquelética, possui função de conferir resistência e segurança à célula, além de controle osmótico.
É a primeira estrutura que permite diferenciar archaeas de bactérias:
- Bactérias ou eubactérias: apresentam, na estrutura da sua parede celular, um composto formado por polissacarídeos e proteínas, chamado peptideoglicano.
- archaeas: apresentam outros polissacarídeos e peptídeos na sua estrutura esquelética.
Abaixo da parede celular, se encontra amembrana plasmática, que sofre invaginações no interior celular, formando os mesossomos. Estes são "membranas internas", onde ocorrem os processos de respiração celular para obtenção de ATP e Fotossíntese (no caso das bactérias fotossintetizantes e das cianobactérias).
Os procariontes, de modo geral, também não possuem citoesqueleto, por isso a grande importância dos componentes como a cápsula e a parede celular.
Alguns organismos, ainda, possuem projeções para além da parede celular, que conferem habilidades relacionadas a transporte e locomoção:
- Flagelos: uma espécie de cauda que se rotaciona permitindo o deslocamento celular em meio aquoso.
- Fibrias: semelhantes aos cílios celulares, elas auxiliam na adesão da célula em superfícies e na movimentação celular.
- Pili: estruturas maiores que as fibrias e que desempenham funções específicas, como a Pili Sexual, que é semelhante a um canudo no qual a bactéria consegue passar parte do seu material genético (plasmídeos) para outra bactéria.
Bactéria e seus componentes celulares
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓