A paráfrase é a reformulação de um texto usando outras palavras, sem alterar seu sentido original. Derivada do latim paraphrasis e do grego παράφρασις, significa "expressar de outra forma". Ela é usada para explicar ou esclarecer o conteúdo, mantendo o significado, seja na linguística ou como tradução interpretativa na literatura.
A paráfrase também pode ser explicada como um recurso usado por autores para fazer uma referência a outro texto. Nele, há uma troca de palavras em relação ao texto referenciado, mas o conteúdo principal do original permanece.
Quer um exemplo? Usaremos a pintora mexicana Frida Kahlo. Essa grande artista contraiu poliomielite quando era criança. Uma sequela deixada pela situação foi uma lesão em seu pé esquerdo. A partir desse acontecimento, a pintora ganhou o apelido de “Frida perna de pau”.
Ela lidou com a dor até o final de sua vida. Frida Kahlo chegou a pintar quadros deitada em sua cama e até mesmo compareceu às suas exposições dessa forma, com a cama sendo carregada.
Diante dessa situação, a artista proclamou uma de suas frases mais famosas: “Pés, pra que te quero, se tenho asas para voar?”.
Você deve estar se perguntando: “Como posso parafrasear essa frase de Frida Kahlo colocando-a dentro desse contexto?”. Muito fácil!
Um exemplo de paráfrase seria: “Frida Kahlo, com ironia, devido às sequelas deixadas pela poliomielite, desdenha da presença dos pés, uma vez que, em uma opinião empoderadora, ela tem algo mais especial: asas, elementos mágicos do mesmo teor surrealista que suas obras”.
Assim, parafrasear consiste em condensar as ideias de um texto, com palavras diferentes, para não se tornar um plágio. E o mais importante: com as suas palavras, com a sua forma de explicar algo.
📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝