O número “n” se refere ao número de elementos do conjunto todo do qual se deseja escolher os “p” elementos. Aqui estão alguns exemplos para te ajudar a aplicar a fórmula da combinação:
Exemplo 1
O jogo de futebol de salão é disputado em equipes de 5 jogadores. Supondo que em um grupo de 8 pessoas, todos podem jogar em qualquer posição, quantos times de futebol de salão podemos formar com elas?
Solução: sabendo que um time de futebol de salão é composto por 5 jogadores, temos 8 elementos tomados 5 a 5 (8 pessoas que podem ser combinadas 5 de cada vez). Repare que a ordem dos jogadores não altera o problema, pois se você escolher o jogador 1 e depois o jogador 2, ou o jogador 2 e depois o jogador 1, o time continuará sendo o mesmo. Assim, a ordem não importa. Dessa forma, aplicando a fórmula da combinação, temos:
Exemplo 2
Em uma assembleia, há 12 homens e 10 mulheres. Quantas comissões de 8 pessoas podemos formar, sendo 5 homens e 3 mulheres?
Solução: neste exercício, vamos calcular a combinação para as mulheres e para os homens separadamente, para depois multiplicá-las, determinando todas as combinações possíveis.
Note, novamente, que a ordem não é relevante no exercício. Assim, vamos formar um grupo com 5 homens dentre os 12 disponíveis:
Vemos, portanto, que há 792 maneiras de se fazer isso. Já para as mulheres, precisamos escolher 3 num grupo de 10. Fazemos:
Dessa forma, no total, temos 792 x 120 = 95.040 comissões que podem ser formadas.
Exemplo 3
Quantas diagonais tem um polígono regular de n lados?
Solução: sabemos que o polígono tem “n” vértices (A1, A2,..., An). Nota-se que cada diagonal é traçada por meio de um par não ordenado (ou seja, não subsequente) de dois vértices (, por exemplo).
Nesse sentido, vamos combinar todos os vértices, dois a dois, formando todos os segmentos possíveis (ou seja, diagonais e lados). Sabemos que existem “n” lados (já que não sabemos a quantidade de lados do polígono), assim:
Como queremos apenas o número de diagonais “d”, precisamos subtrair desse valor o número de lados do polígono (ou seja, subtrair “n”, já que o polígono tem “n” lados):
Exemplo 4
Calcule o valor de "p" sabendo que
Solução: vamos calcular separadamente, para depois finalizar o cálculo: