Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Química

Misturas: Homogênea e Heterogênea

Sara Nahra
Publicado por Sara Nahra
Última atualização: 23/10/2018

Introdução

No dia a dia nos deparamos o tempo todo com misturas sem ao menos saber da sua origem, classificação ou composição. Aqui nós iremos juntos entender a diferença entre substâncias puras e misturas, e aprender a classificar uma mistura como homogênea ou heterogênea.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Substâncias Puras

Substâncias puras são aquelas compostas por unidades químicas iguais, sejam átomos ou moléculas. Elas possuem propriedades químicas e físicas próprias e podem ser classificadas como simples ou compostas.

  • Substâncias Simples 

São formadas por um ou mais átomos de um mesmo elemento químico, como por exemplo, o gás hélio (He), que é composto apenas por átomos de hélio; o gás oxigênio (O2), que é composto apenas por átomos de oxigênio; e o gás ozônio (O3), que também é composto apenas por átomos de oxigênio, como mostra a Figura 1.

Figura 1: Substâncias puras simples.


  • Substâncias Compostas

São moléculas formadas por mais de um tipo de elemento químico, como por exemplo, o gás cianídrico (HCN), que é composto por átomos de hidrogênio, carbono e nitrogênio; o gás carbônico (CO2), que é composto por átomos de carbono e oxigênio; e a água (H2O), que é composta por átomos de hidrogênio e oxigênio, como mostra a Figura 2.

Figura 2: Substâncias puras compostas.


Misturas

Misturas são formadas por duas ou mais substâncias puras e apresentam propriedades diferentes daquelas apresentadas pelas substâncias puras.

Um exemplo de mistura é o ar atmosférico, que é composto pelo gás nitrogênio (N2), gás oxigênio (O2), gás carbônico (CO2) e diversas outras substâncias puras. A água do mar também é considerada uma mistura composta de água pura (H2O) e sais, como o cloreto de sódio (NaCl).

Observe a Figura 3:

Figura 3: Misturas entre água e óleo e água e sal.


Perceba na figura acima que quando misturamos água com óleo, o aspecto visual da mistura não é uniforme, apresentando duas fases bem distintas. Cada uma das fases vai possuir características diferentes. Já a mistura entre a água e o sal apresenta um aspecto uniforme, com uma única fase, que vai possui características iguais em toda a sua extensão.

Fase é, portanto, cada uma das porções que possui aspecto visual uniforme, que pode ser contínuo ou não, até mesmo quando é observado em um microscópio comum. As misturas podem ser classificadas em função do número de fases em homogêneas ou heterogêneas.

  • Misturas Homogêneas

Misturas homogêneas, também chamadas de solução, ocorrem toda vez que uma mistura apresenta uma única fase e são classificadas como monofásicas, como mostra a Figura 4.

Figura 4: Mistura homogênea.


Exemplos de misturas homogêneas: água e sal, água e açúcar, água e álcool, ar (sem partículas sólidas em suspensão), bronze, gasolina, vinagre.

  • Misturas Heterogêneas

Misturas heterogêneas ocorrem toda vez que uma mistura apresenta duas ou mais fases e são classificadas como polifásicas, como mostra a Figura 5.

Figura 5: Misturas heterogêneas.


Exemplos de misturas heterogêneas: água e gelo, água e óleo, areia, sangue, leite.

Algumas vezes não é possível detectar se uma mistura é homogênea ou heterogênea a olho nu. Existem misturas que só revelam seu caráter heterogêneo quando são observadas ao microscópio, como ocorre no caso do leite, do sangue, da maionese, das tintas, da neblina, da fumaça, da geleia, dentre outras. Essas misturas nas quais existem pequenas partículas suspensas são denominadas coloides.

Os principais tipos de coloides são:

  • Aerossóis: tratam-se de partículas líquidas ou sólidas suspensas em um meio gasoso.

Exemplos: fumaça e vapor.


  • Espuma: trata-se de partículas gasosas suspensas em um líquido ou sólido.

Exemplos: cremes de barbear e marshmallows. 


  • Emulsões: trata-se de partículas líquidas suspensas em outro líquido ou sólido.

Exemplos: maionese e manteiga.


  • Acrossóis: trata-se de partículas sólidas suspensas em um líquido.

Exemplos: tintas, gelatina e sangue.


🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓


Exercícios

Exercício 1
(Mackenzie/1997)

Observando-se o comportamento das substâncias nos sistemas a seguir, é incorreto afirmar que:


Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...