logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

50 anos da chegada do homem à Lua: Como a Corrida Espacial pode cair no Enem?

por Giovana Murça em 18/07/19 1,2 mil visualizações

Atualizado em 24/07/2020

Há 50 anos, em 20 de julho de 1969, o homem chegou à Lua. O feito foi da missão Apollo 11, operada pela Nasa (Agência Espacial Americana) que levou o norte-americano Neil Armstrong a ser o primeiro homem a pisar no satélite, sendo acompanhado minutos depois por seu colega, Buzz Aldrin. Depois disso, outras cinco missões americanas chegaram lá até 1972. 

corrida espacial atualidades enem
Aldrin prestando continência à bandeira dos Estados Unidos (NASA/Neil A. Armstrong)

O evento aconteceu em plena Guerra Fria (1947-1991) entre Estados Unidos e União Soviética (URSS), as potências capitalista e socialista, respectivamente. As disputas geopolíticas e ideológicas entre as potências também aconteceu no campo da exploração e tecnologia espacial, configurando a chamada Corrida Espacial.

Anos antes, a URSS havia enviado a cadela Laika e o astronauta Yuri Gagarin ao espaço e os EUA buscava superar essa conquista. Com a chegada do homem à Lua, os Estados Unidos foi tido como o vencedor dessa disputa.

Os primeiros passos do homem na Lua e a famosa frase de Neil Armstrong “É um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade" foram transmitidas ao vivo pela televisão para milhões de pessoas no mundo todo e a conquista se tornou o “maior espetáculo da história da televisão”. 

O mesmo não aconteceu na URSS e China, aliada ao bloco socialista, já que as nações não exibiram as imagens em seus canais de TV. Por se tratar de uma disputa, a missão Apollo 11 serviu muito mais para mostrar poder político, tecnológico e econômico, pois custou milhões de dólares, do que valor científico.

corrida espacial atualidades enem
Pegada de Aldrin na Lua (NASA/Buzz Aldrin)

As explorações espaciais pós-Guerra Fria

Após o fim da Guerra Fria o interesse nas explorações espaciais caiu e o homem não volta a Lua há 47 anos. Isso porque as missões têm altos custos e, sem uma disputa, os países mudaram suas prioridades econômicas.

Plano de Estudo Enem 2020: Baixe gratuitamente o plano desse mês

A Guerra Fria acabou, mas esses países continuaram a ter relações delicadas. O avanço espacial continua sendo uma forma de mostrar poder e vários países continuam suas pesquisas nesse campo. O que desperta o alerta de perigo para os EUA. Os presidentes americanos George W. Bush e Donald Trump já mencionaram planos de novas missões com tripulação para a Lua e para o novo desejo dos países: Marte.

corrida espacial atualidades enem

Outros países e blocos, como Japão, Índia e União Europeia também chegaram à Lua, com menos sucesso. O último avanço em missões espaciais foi da China. Em janeiro desse ano, os chineses pousaram a sonda Chang'e-4 no lado escuro da Lua pela primeira vez na história. A missão bateu mais um recorde após a germinação de um broto de algodão pela primeira vez na Lua.

Cooperação entre potências

Apesar das tensões entre EUA, Rússia e China, principalmente, hoje os países agem em cooperação para avançar nas descobertas espaciais. A união foi impulsionada em 1998, quando os EUA, Rússia, Canadá, Europa e Japão se reuniram na construção da Estação Espacial Internacional (EEI).

Esse ano, a Nasa anunciou uma nova missão para levar o homem à Lua em 2024. É o chamado programa Ártemis, nome da irmã gêmea do deus Apollo na mitologia grega. O programa visa a missão maior de levar o homem até Marte.

corrida espacial atualidades enem

A Rússia também se pronunciou esse ano e planeja levar o homem à Lua em 2030, 61 anos após a missão Apollo 11, retomando o programa lunar criado durante a União Soviética. O anunciou das missões pode lembrar o tom de rivalidade da época bipolar, mas o professor Silvester, do canal do Youtube Hiperativo Geo, garante que “não há motivo para haver uma nova corrida espacial neste sentido”.

Em 2017, a Rússia e os EUA assinaram um acordo para a construção de uma estação espacial na Lua, que deverá servir de ponto de partida para levar o homem à Marte. O projeto se chama Deep Space Gateway (Portão para o Espaço Profundo) e será o sucessor da Estação Espacial Internacional.

Rivais na Terra e aliados no espaço?

Para entender essa relação de rivais na Terra e aliados no espaço, é necessário estudar a geopolítica desses países após a Guerra Fria, na chamada Nova Ordem Mundial

Na era da globalização e sem um contexto de bipolaridade ideológica, o confronto deixou de ser militar, pois na disputa militar os países gastam uma quantidade gigantesca de recursos. Agora o confronto é econômico, por meio de disputas comerciais. 

“Na competição econômica o mundo não está mais dividido em parceiros e inimigos. O jogo será simultaneamente competitivo e cooperativo. É possível ser amigo e aliado e no entanto querer vencer” - Lester Thurow, economista político norte-americano

O professor Silvester explica que, com a crescente interdependência entre as economias, a questão é concorrer e ao mesmo tempo se associar, crescer conjuntamente, pois a crise em qualquer país afetaria as demais, e inversamente, a expansão numa área tem um efeito positivo sobre as outras.

“As disputas  atuais não consistem em produção de armamentos ou anexar novos território, e sim em produzir mais e melhores bens e serviços, ampliando a produtividade, o nível tecnológico e educacional, além do padrão de consumo da população”, enfatiza o professor.

Como pode cair no Enem

Com o fato histórico da chegada do homem à Lua completando 50 anos, é possível dele ser abordado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. O professor aconselha que o candidato estude o contexto histórico em que a Corrida Espacial aconteceu: a Guerra Fria

Silvester também acredita que a prova pode “relacionar o assunto com a busca atual pela inovação tecnológica constante do processo da globalização, utilizando como pano de fundo a corrida espacial”.

Manual do Enem e Plano de Estudo Enem 2020

Está estudando para o Enem? Então corre para conhecer nosso Plano de Estudos do mês e comece a estudar com as matérias e exercícios do Manual do Enem. E o melhor: tudo de graça! Bons estudos ;)

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54