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Vestibular e Enem

9 de julho: como a Revolução Constitucionalista de 1932 cai no Enem

por Juliana Gottardi em 03/07/24

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento armado ocorrido no Brasil, especificamente no Estado de São Paulo, entre julho e outubro de 1932. Esse evento teve como principal objetivo a promulgação de uma nova constituição para o país e a devolução da autonomia estadual, perdida com a Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder e resultou na dissolução do Congresso Nacional e das Assembleias Legislativas estaduais.

“O conflito colocou frente a frente as tropas paulistas e as tropas do governo federal lideradas por Vargas, e até então, foi a última guerra civil de grande escala no Brasil. Em 1934, Vargas convocou uma Assembleia Constituinte, o que foi interpretado pelos paulistas como uma vitória política”, explica o professor de História do Colégio Oficina do Estudante, Felipe Mello.

Por ser um evento histórico importante para o Brasil, a Revolução Constitucionalista de 1932 pode ser tema de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de outros vestibulares. 

Reprodução/Governo do Estado de São Paulo
Obelisco em SP
Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32 ou Obelisco do Ibirapuera, monumento em homenagem aos estudantes e soldados mortos durante a Revolução Constitucionalista de 1932
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O que foi a Revolução Constitucionalista de 1932?

Após a Revolução de 1930, que derrubou a chamada "República Velha" e instalou Getúlio Vargas na presidência, várias mudanças foram implementadas no país. O governo provisório de Vargas governava por decretos, sem uma constituição que regulasse suas ações. Isso gerou descontentamento em diversos setores da sociedade, principalmente entre as elites paulistas, que tinham perdido influência política e econômica.

A revolução começou em 9 de julho de 1932, com a formação de um exército paulista, composto por civis e militares descontentes com o governo de Vargas. Os revoltosos esperavam obter apoio de outros Estados, mas esse suporte foi menor do que o esperado. O conflito durou três meses, com combates principalmente no Estado de São Paulo.

O movimento foi derrotado militarmente em outubro de 1932. No entanto, a revolução teve importantes consequências políticas. Embora não tenham conseguido seus objetivos pela força das armas, os paulistas conseguiram negociar com o governo federal. Como resultado, Vargas convocou uma Assembleia Constituinte, que resultou na promulgação da Constituição de 1934, restabelecendo a ordem constitucional no país.

9 de julho é feriado?

Em 9 de julho comemora-se o Dia da Revolução Constitucionalista de 1932. A data é considerada feriado estadual apenas em São Paulo. Essa data foi escolhida para homenagear o início do movimento armado em 9 de julho de 1932.

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Como estudar a Revolução Constitucionalista de 1932 para o Enem e outros vestibulares?

A Revolução Constitucionalista de 1932 pode ser abordada no Enem e em outros vestibulares. Isso porque este evento é um marco importante na história do Brasil e, como tal, é frequentemente incluído nos currículos de história do ensino médio e, consequentemente, nos vestibulares de diversas universidades.

A dica do professor de História do Colégio Oficina do Estudante, Felipe Mello, é estudar o contexto, a causa, o desenvolvimento e as consequências do conflito. “É enriquecedor, também, compreender as diferentes visões sobre os mesmos fatos e perceber as multiplicidades de interpretações”, indica Mello.

Além disso, o professor ainda sugere que os estudantes pesquisem questões de vestibulares anteriores, pois essa é uma forma de verificar os modelos exigidos pelas principais bancas examinadoras.

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Veja 6 questões de vestibulares sobre a Revolução Constitucionalista de 1932

As questões sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 abordam diferentes aspectos do conflito, incluindo suas causas, objetivos e consequências. Veja alguns exemplos a seguir:

Enem 2015

A justiça eleitoral foi criada em 1932, como parte de uma ampla reforma no processo eleitoral incentivada pela Revolução de 1930. Sua criação foi um grande avanço institucional, garantindo que as eleições tivessem o aval de um órgão teoricamente imune à influência dos mandatários. 

TAYLOR, M. Justiça Eleitoral. In: AVRITZER, L; ANASTASIA, F. Reforma Política no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado)

Em relação ao regime democrático no país, a instituição analisada teve o seguinte papel:

a) Implementou o voto direto para presidente.

b) Combateu as fraudes sistemáticas nas apurações.

c) Alterou as regras para candidaturas na ditadura.

d) Impulsionou as denúncias de corrupção administrativa.

e) Expandiu a participação com o fim do critério censitário.

Resposta - Alternativa B

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Fuvest 2013


Essa imagem está diretamente relacionada com a:

a) campanha pela industrialização do país.

b) participação do Brasil na primeira guerra mundial.

c) Revolução de 1932.

d) participação do Brasil na segunda guerra mundial.

e) reação nacionalista ao golpe de 1964.

Resposta: Alternativa C

Unesp 2011

O movimento constitucionalista de 1932, em São Paulo, pode ser interpretado como uma:

a) tentativa de impedir o avanço de projetos políticos radicais de direita no país.

b) disputa entre grupos sociais hegemônicos no Brasil desde o final do século XIX.

c) reação da oligarquia paulista frente às medidas socialistas tomadas pelo governo de Getúlio Vargas.

d) mobilização popular contra o poder da elite cafeeira que dominava o país.

e) defesa de interesses econômicos dos estados do sudeste brasileiro contra a hegemonia nordestina.

Resposta - Alternativa B

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Fatec

A Revolução de 1930, ponto de partida de uma nova fase da História brasileira, atingiu
principalmente São Paulo, que perdeu sua tradicional hegemonia política realizada pela "política do café com leite". O sistema de interventorias, posto em prática pelo governo provisório, em nada melhorou o relacionamento deste com São Paulo. Como consequência disso ocorreu:

a) a revolução constitucionalista a favor da imediata constitucionalização do país, o que abriria possibilidades de retorno dos paulistas ao poder 

b) a Intentona Comunista, liderada pela extrema-esquerda cujo lema era "Deus, Pátria, Família".

c) a Intentona Integralista, que chegou a ocupar o palácio presidencial, controlando o poder por quatro dias.

d) convocação imediata da Assembleia Constituinte que colocaria em prática a Constituição de 1935.

e) o movimento tenentista, cujos revoltosos de Minas Gerais exigiam a formação de um governo provisório, a eleição de uma Constituinte e a adoção do voto secreto.

Resposta – Alternativa A
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FGV/SP 2017

Analise atentamente a imagem abaixo.


a) Identifique os personagens representados no cartaz e explique o significado de cada um, no contexto da política brasileira da época.

O cartaz apresenta, em primeiro plano, um bandeirante, tido como símbolo da coragem e do pioneirismo paulista ao desbravar os sertões do Brasil; em sua mão está uma figura ridicularizada de Getúlio Vargas, o grande antagonista no contexto do cartaz e apontado como ditador; ao fundo, um soldado paulista, representando a adesão civil militar dos paulistas ao movimento, que se levanta contra Vargas, e ligando o presente de São Paulo ao passado pretensamente glorioso representado pelo bandeirante. O cartaz insere-se no contexto da Revolta da Constituinte de 1932.

b) O cartaz foi produzido em meio a um conflito político no Brasil. Explique as características desse conflito. 

O cartaz está inserido no contexto da Revolta da Constituinte de 1932, quando as elites paulistas, contando com apoio popular e militar dentro do estado, levantam-se contra o governo central, encabeçado por Getúlio Vargas. Dentre as demandas paulistas estavam a troca do interventor não paulista indicado pelo presidente para o estado e a convocação de uma Assembleia Constituinte, uma vez que, entre 1930 e 1934, Vargas governou por decreto. Também é importante identificar a insatisfação das elites paulistas com a perda de poder que estas tiveram com a ascensão de Vargas – apoiado por oligarquias dissidentes, como a gaúcha – e desejavam recuperar a força política que possuíam durante a República Velha; além do conflito entre o federalismo, defendido pelas elites estaduais, e o centralismo a que se propunha o governo Vargas.

c) Aponte dois desdobramentos desse conflito. 

Dentre os desdobramentos do conflito, pode-se indicar: a conciliação entre o governo federal e as elites paulistas (não bombardeio das cidades paulistas pelo exército nacional, maior participação paulista no governo, troca do interventor no estado); a reforma das forças armadas, afastando militares fervorosos pró e contra 32; e a convocação de uma Assembleia Constituinte em 1933, que culminaria na Constituição de 1934 e o fim do governo provisório de Vargas.
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PUC 

Analise o texto adiante. 

Por um lado, é a ameaça do prolongamento indefinido da ditadura e, acima do predomínio no código fundamental do país de ideias não só visceralmente incompatíveis com as tradições democráticas, consciência e cultura da nação, senão também atentatórias da segurança, direitos e progresso econômico de São Paulo. Por outro lado, são as dores desta soberba Unidade da Federação, usurpada na faculdade inauferível de se governar, talada na opulência de suas riquezas, destroçada na organização de seus serviços públicos. São Paulo martirizado nunca poderia perdoar aos seus filhos manterem-se desunidos ante tantos perigos e infortúnios.

(Adaptado de "O Estado de S. Paulo", fevereiro de 1932) 

A partir do texto e tendo como referencial o contexto histórico do movimento paulista de 1932, pode-se afirmar que:

a) a grande imprensa demonstra sempre uma postura eqüidistante no tocante a questões históricas conflituosas, haja vista o predomínio do interesse comercial dos seus proprietários.

b) o jornal revela um posicionamento radical contra o extremo nacionalismo do movimento paulista, que pretendia depor o primeiro governo constitucional de Getúlio Vargas.

c) o jornal concorda plenamente com o movimento paulista, já que este procura fortalecer o getulismo contra a oligarquia que governa o Brasil até 1930.

d) o discurso presente no texto do jornal traduz uma parte do sentimento de alguns defensores do movimento paulista, que questiona a legitimidade do poder político vigente no país.

e) as ideias contidas no texto do jornal mostram o grau de união e a convergência de interesses de todos os participantes do movimento paulista pela Consolidação da União Nacional.

Resposta – Alternativa D


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