Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Como o mestrado em economia pode transformar a sua carreira

* Texto escrito pela colaboradora Helô Barrense

Fazer um mestrado em Economia pode ser uma boa opção para quem quer aprofundar os estudos na área e conseguir um melhor posicionamento no mercado de trabalho

No Brasil, o mestrado é considerado uma pós-graduação stricto sensu, juntamente com o doutorado. Nesse artigo da Revista Quero você pode descobrir qual é a diferença entre esses dois cursos.

homem fazendo cálculos mestrado em Economia
Como um mestrado em economia pode transformar a sua carreira

Além da categoria de stricto sensu, também existem as pós-graduações lato sensu. Elas são divididas em dois tipos principais de cursos: os de especialização e os MBAs. Essa categoria é bastante focada no mercado de trabalho, enquanto o mestrado e doutorado são mais indicados para quem quer seguir pela carreira da pesquisa acadêmica

Saiba mais:
Qual é a diferença entre lato sensu e stricto sensu?
+ Qual é a diferença entre pós-graduação e MBA?

Para a estudante Caroline Oliveira, que está terminando o mestrado na UNICAMP encabeçando um projeto sobre o investimento chinês no mundo, optar pelo curso foi algo estratégico para o seu futuro como economista.

“O mestrado me pareceu uma oportunidade muito boa de me especializar mais nessa área indústria e ter mais oportunidades de carreira, tanto na área acadêmica, quanto na área empresarial”, comenta.

Segundo a estudante, as empresas enxergam com bons olhos aqueles que possuem um mestrado no currículo. Ela chegou a receber, inclusive, algumas propostas de trabalho ao final do curso. “É algo que realmente abre as portas."

Como é o ingresso no mestrado em Economia

Para realizar um mestrado em Economia, o estudante deve passar por uma prova com duração de dois dias aplicada pela ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia). Daí, então, ele estará apto para ingressar na universidade. 

Caroline comenta que, antes de entrar na universidade, fez um cursinho preparatório voltado para a prova durante um ano e meio. “Não aconselho começar a estudar muito perto do processo de seleção. Pelo menos um ano antes o estudante precisa se preparar."

A prova tem como objetivo avaliar a formação acadêmica do candidato com perguntas que englobam temas como macroeconomia, microeconomia, matemática, estatística, economia brasileira e inglês. 

Saiba mais:
Guia completo para escolher o seu curso de pós-graduação
Como é fazer um mestrado?

Tipos de mestrado em Economia

Existe a possibilidade de escolher entre um mestrado acadêmico e mestrado profissional. O acadêmico é voltado para quem busca atuar mais na área de pesquisa, enquanto o profissional prepara os alunos para temas mesclados do universo da pesquisa com outros mais práticos, voltados para o mercado de trabalho. Nesse artigo da Revista Quero, você tem mais detalhes para decidir qual programa fazer. 

Se o intuito é focar nas pesquisas e engatar, mais para frente, um doutorado, o mestrado acadêmico é ideal. Já se a intenção é atuar com empresas, consultorias ou até mesmo órgãos públicos, o profissional se mostra mais atraente para o estudante.

Vale ressaltar que, para quem quer seguir uma carreira de professor universitário, ambos mestrados são aceitos. Porém, com o título acadêmico, o profissional pode ter mais chances de se tornar um pesquisador vinculado à alguma instituição de ensino.

A economista Caroline afirma que, apesar do mercado de trabalho ser bastante amplo, o formato que de mestrado que se tem na universidade pública, é bem voltado para a área de pesquisa. “Eu recomendaria o mestrado para todas as pessoas que gostam de estudar e gostariam de se aprofundar na sua área”.

No botão abaixo, você encontra diversas opções de mestrados:

Mais opções de mestrados


Uma rotina de muito estudo

O mestrado em Economia dura, em média, dois anos, podendo ser prorrogado por mais alguns meses - dependendo da grade curricular do programa escolhido. No primeiro ano geralmente as aulas englobam diferentes disciplinas que trazem ferramentas para a confecção da tese do estudante. Já o segundo ano é dedicado ao projeto de pesquisa. 

Por isso, é muito importante que ao selecionar a universidade que deseja ingressar, o estudante defina a sua linha de pesquisa, escolhendo instituições que possuam afinidade com o tema selecionado. 

estudantes mestrado
Para fazer um mestrado é preciso estudar muito!

Além disso, é sempre bom estar atento aos profissionais que trabalham na instituição para ter certeza que será possível encontrar um orientador que tenha uma aproximação maior com sua proposta de pesquisa.

Vale lembrar que o título de mestre poder ajudar bastante no mercado de trabalho. Também é necessário possuir uma rotina que permita ao aluno ter tempo para se dedicar aos estudos.

Segundo Carolina, em seu primeiro ano, as aulas eram de até 20 horas semanais. “É uma dedicação. É como lapidar um diamante, um trabalho bastante minucioso."

Quais são as possibilidades?

O mercado de economistas é bastante amplo, trazendo oportunidade para os estudantes de mais tarde atuarem em empresas privadas, órgãos públicos, fazer consultorias e pesquisas acadêmicas, além de ser professor. 

Há muitas áreas na qual o estudante pode se especializar, como finanças, negócios, investimentos, análise de risco econômico, controle e gestão, políticas públicas, economia mundial, entre outros. 

De acordo com o estudo "Mestre e Doutores", realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, publicado em 2015, os trabalhadores que atuam em atividades financeiras com mestrado, por exemplo, ganham, em média, R$ 14.496 mensalmente.

Saiba mais:
É possível fazer doutorado sem cursar o mestrado antes?
15 ferramentas essenciais para quem faz mestrado

Sendo assim, o mestrado é uma boa plataforma para você ampliar não apenas o seu conhecimento sobre um determinado tema, mas também ter uma recompensa financeira expressiva no mercado de trabalho. 

Onde fazer um mestrado em economia

O site do Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão regulador dos mestrados e doutorados no Brasil, traz diferentes instituições que possuem o programa na grade curricular. Lá é possível filtrar os programas por notas.

O ideal é selecionar aqueles que possuem notas acima de 3. Algumas das instituições brasileiras que se enquadram no critério citado acima são: 

Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Universidade de Brasília (UNB)

Universidade de São Paulo (USP)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper)

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Para fazer o mestrado acadêmico, é possível conseguir uma bolsa de estudos para diferentes instituições. Caso contrário, os programas de mestrado profissional, por exemplo, podem fazer um aluno desembolsar até R$ 120 mil, dependendo da instituição de ensino e da modalidade selecionada.  

    Mais opções de pós-graduação?

    Se você está curioso para saber mais sobre pós-graduações, pode dar uma olhada nas matérias já publicadas sobre o assunto na Revista Quero. Além disso, é possível começar a sua pós-graduação, seja uma especialização, MBA, mestrado ou doutorado com uma bolsa de estudo. 

    Quer saber como?

    O Quero Bolsa é o lugar certo para encontrar diversas oportunidades de bolsas com até 80% de desconto para diversos tipos de pós-graduações. Veja no botão abaixo quais vagas ainda estão abertas e garanta sua pós com desconto até o final do curso. 


    Encontrar vagas abertas de pós-graduação


    banner image banner image

    O que você achou deste artigo?

    ALERTA DE VAGAS i-close
    Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
    ALERTA DE VAGAS i-close
    O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

    O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

    Tá esperando o que pra conseguir a sua?

    ALERTA DE VAGAS i-close
    Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

    Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

    Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

    ALERTA DE VAGAS i-close
    Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
    ALERTA DE VAGAS i-close
    Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

    As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

    Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

    CENTRAL DE AJUDA i-close
    Como podemos te ajudar?

    Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

    Veja as perguntas frequentes

    Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

    Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
    i-close

    Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

    Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

    Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

    O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

    O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

    Feito com pela Quero Educação

    Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54