Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

Entenda a diferença entre psicólogo e terapeuta

por Livia Rosa em 30/11/20

Muitas vezes utilizadas como sinônimos, as palavras psicólogo e terapeuta, embora sejam da área da saúde, remetem a profissões bastante diferentes. Você sabe qual é a diferença entre psicólogo e terapeuta? Descubra agora!

Veja também: Entenda a diferença entre psicólogo e psiquiatra

diferença entre psicologo e terapeuta
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Psicologia é graduação


“A psicologia é uma profissão que trabalha com questões relacionadas com a subjetividade e com os fenômenos sociais. É muito sobre a relação do sujeito com ele mesmo e a relação dele com o mundo”, explica a presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, Beatriz Borges Brambilla. 

Segundo estatísticas do Conselho Federal de Psicologia (CFP), atualmente o Brasil apresenta um total de 384.510 psicólogos(as). E de acordo com o Censo da Educação Superior, o curso de psicologia está entre os 10 maiores cursos de graduação em número de matrículas de 2019. Foram mais de 270 mil matrículas no ano que passou.

Diante disso, para você se tornar um psicólogo, antes de tudo é preciso concluir o curso superior de psicologia, uma graduação em nível de bacharelado. 

O curso de psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por exemplo, tem a duração mínima de 10 semestres e uma carga horária total de 2790h, sendo 1950h de disciplinas obrigatórias, 120h de disciplinas livres e 720h de disciplinas optativas.

“Ele [o curso] está atualmente estruturado em dois percursos: ingressante e de ênfase. O percurso ingressante é cursado entre o 1º e o 7º períodos e é composto por disciplinas que permitem ao aluno uma formação generalista no campo da Psicologia. Já o percurso de ênfase é cursado entre o 8º e o 10º períodos e oferece disciplinas de caráter mais avançado. Permite o aprofundamento dos conhecimentos do aluno e a vivência de experiências práticas em um dos seguintes campos: Processos de Desenvolvimento e Avaliação Psicológica, Processos Clínicos e Processos Psicossociais”.
Fonte: Assessoria de Imprensa da UFMG.

Onde estudar Psicologia

Campos da psicologia

Além dos campos citados acima, a formação em Psicologia oferece uma diversidade de áreas disponíveis para trabalhar. Segundo a Resolução nº 013/2007, do CFP, as especialidades existentes são:

  • Psicologia Escolar/Educacional;
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho;
  • Psicologia de Trânsito;
  • Psicologia Jurídica;
  • Psicologia do Esporte;
  • Psicologia Clínica;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Psicopedagogia;
  • Psicomotricidade;
  • Psicologia Social;
  • Neuropsicologia;
  • Psicologia em Saúde;
  • Avaliação Psicológica.

Ou seja, nem todo psicólogo trabalha na área clínica e é considerado um psicoterapeuta, como muitos conhecem. Alguns podem dedicar sua profissão à pesquisa, à docência, ao trabalho com organizações e a diversos outros enfoques. “Todo psicólogo tem habilitação para atuar como psicoterapeuta (psicólogo clínico), mas não dá para dizer que todo psicólogo é um psicoterapeuta”, afirma Brambilla.

Psicólogo x Psicoterapeuta

Trabalhar com a psicoterapia faz do psicólogo clínico também ser chamado de terapeuta, já que é uma abreviação da palavra “psicoterapeuta”. Mas, segundo a professora e diretora do Conselho, o psicólogo psicoterapeuta é habilitado e tem uma formação específica para fazer as análises do paciente. “Existem técnicas específicas para esse trabalho, que não necessariamente os terapeutas possuem”, explica.

Terapeuta é nominação

Por isso, a diferença entre psicólogo e terapeuta é que o terapeuta é qualquer pessoa que cuida da saúde física ou psicológica de alguém. Além de psicólogos, psiquiatras, educadores físicos e fisioterapeutas, qualquer pessoa com curso técnico ou livre em algum tipo de terapia também faz parte dessa profissão.

Uma das terapias mais difundidas e realizadas no Brasil é a Acupuntura. A técnica vem da medicina tradicional chinesa e tem como principal objetivo restaurar o equilíbrio do corpo, por meio da aplicação de agulhas. Elas são colocadas em áreas específicas e servem para desbloquear as chamadas vias meridianas, que, quando bloqueadas, impedem a passagem do fluxo de energia vital e, portanto, causa desequilíbrio no organismo.

Além da Acupuntura, também existem a Massoterapia, a Aromaterapia, Cromoterapia, Hipnoterapia, Homeopatia, Ozonioterapia, Fitoterapia, Yoga e outras 21. O Brasil reconhece, ao todo, 29 práticas terapêuticas, chamadas de Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

“O psicólogo pode utilizar, inclusive, o que hoje a gente chama de PICs. É uma possibilidade de atuação realizando essas outras terapias”, conta Brambilla. Mas, segundo a profissional, é importante ressaltar que a ciência psicológica é a principal diferença entre psicólogo e terapeuta.

Saiba mais: Faça o teste vocacional e descubra se você tem perfil para psicologia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Faculdades de Psicologia com bolsas de estudo

Veja a lista com algumas faculdades que contam com diversos cursos, entre eles o de Psicologia:

Onde estudar Psicologia

Sobre o autor
author
Livia Rosa

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54