Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Graduação: qual é a diferença entre habilitação e ênfase?

As nomenclaturas habilitação e ênfase são muito utilizadas em cursos superiores, como Comunicação Social e Psicologia

Diferença entre habilitação e ênfase

Você já ouviu alguém falar que cursa Comunicação Social com habilitação em Jornalismo? Ou estuda Letras com habilitação em Espanhol? Ou ainda faz Psicologia com ênfase em Psicologia Organizacional? Provavelmente sim. Mas, afinal, o que isso significa?

Embora não seja encontrada uma conceituação geral no Ministério da Educação (MEC), as nomenclaturas habilitação e ênfase são muito utilizadas em universidades e outras instituições.

Veja também: Teste Vocacional da Quero Bolsa

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

 A habilitação é a parte diversificada de um curso, com um conjunto de disciplinas de formação profissional específica que se diferencia significativamente das demais matérias da grade curricular. Para ficar mais claro, vamos aos exemplos:

  • Comunicação Social

O curso de Comunicação Social possui uma variedade de habilitações. As mais populares são Cinema, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet e Relações Públicas.

Independentemente da habilitação, todos os alunos de Comunicação Social passam por uma trilha de conhecimento comum, cursando disciplinas que estudam como a informação é percebida, transmitida e compreendida.

Porém, conforme a sua habilitação, além dessas matérias, o estudante ainda cumpre outras disciplinas específicas da sua área para conquistar o diploma. Em jornalismo, por exemplo, aparecem as que ensinam a atuar em emissoras de televisão, rádio, sites e jornais, enquanto em Publicidade e Propaganda há matérias para aprender a criar campanhas, a definir público e a avaliar ações publicitárias.

Leia mais: Qual a diferença entre Jornalismo e Relações Públicas?

  • Letras

No curso de Letras, em geral, o acadêmico encontra disciplinas voltadas ao estudo de línguas e suas respectivas literaturas.

Dependendo da sua habilitação, que pode ser em português, inglês, espanhol, francês, alemão, libras, linguística, entre outras possibilidades, ele cursa matérias exclusivas do idioma ou da área escolhida, além das matérias gerais do currículo que todos os estudantes de Letras precisam completar.

E a ênfase?

A ênfase, por outro lado, é uma sub-área de concentração e aprofundamento de estudos dentro das disciplinas gerais do curso ou da habilitação. Neste caso, as matérias não se diferenciam significativamente.

No curso de Psicologia, por exemplo, os estudantes se deparam com um grande leque de ênfases. Psicologia Clínica, Psicologia Organizacional e Psicologia e Processos Educacionais são algumas delas.

Antes de fazer a ênfase, o aluno precisa completar o núcleo básico de disciplinas da Psicologia. Depois disso, passa a cursar matérias para aprofundar os seus conhecimentos e técnicas na sub-área escolhida. Supondo que ele escolheu Psicologia Clínica, ele estuda os transtornos mentais e trabalha com pacientes que sofrem de algum mal-estar psicológico.

Leia mais: Conheça quais são as áreas da Psicologia
Qual a diferença entre graduação, tecnólogo e curso técnico?

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações