Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Dicas e Curiosidades

Jornalismo: mulheres são destaque na cobertura da Copa do Mundo 2018

por Brida Rodrigues em 05/07/18 840 visualizações

Um marco histórico! Passadas mais de 20 Copas do Mundo, a edição de 2018 do torneio está sendo marcada pela grande participação feminina na narração e cobertura dos jogos. Uma mudança que as mulheres esperam que se torne cada vez mais comum.

Isabelly Moraes, no auge dos seus 20 anos, narrou o primeiro gol do mundial, feito por Gazinsky. Ao lado de Manuela Avena e Renata Silveira, a mineira é uma das três narradoras escolhidas em um concurso do canal Fox Sports para trabalhar na cobertura da Copa.

Em outras emissoras, as mulheres também ocupam espaços antes dominados por homens.  

Para ajudar a entender quem são essas narradoras, comentaristas, repórteres e jornalistas, entre outras, a Revista Quero criou uma lista com algumas curiosidades e um pequeno resumo sobre as profissionais que estão mostrando que o lugar das mulheres é onde elas quiserem estar!

Pioneirismo

Luciana Mariano

Durante a década de 1990, Luciana Mariano atuou como produtora, repórter e apresentadora. Em 1997, foi a primeira mulher a narrar futebol na televisão brasileira.

Na época, Luciana participou de um concurso da Band que buscava uma voz feminina para as narrações esportivas. Aprovada, foi acompanhada de perto por Luciano do Valle, com que foi casada durante alguns anos.

Atualmente, possui contrato com a ESPN para retomar a carreira na área de jornalismo esportivo.

Em algumas entrevistas, a jornalista conta que está muito feliz com seu retorno à área esportiva e em ver mais mulheres ocupando esses lugares. A narradora relata que, quando iniciou a carreira, não tinha nenhuma referência para se inspirar.

Divulgação

Fox


A emissora promoveu um concurso, Narra Quem Sabe, que reuniu cerca de 300 candidatas. Destas, somente três foram escolhidas para integrar o time do canal a cabo que transmite os 64 jogos da Copa do Mundo da Rússia. São elas:

Renata Silveira

Renata Silveira é carioca, tem 28 anos e vive conciliando duas paixões: o futebol e a dança. Formada em Educação Física, Renata fez pós-graduação em Jornalismo Esportivo e também atua como empreendedora. A narradora administra uma academia, onde também dá aulas de dança.

Divulgação Fox

Manuela Avena

A baiana Manuela Avena tem 29 anos e é formada em Publicidade e Propaganda. Sempre jogou, torceu e discutiu futebol, principalmente pela influência do pai e do avô.

Com a ideia de melhorar na profissão, decidiu fazer pós-graduação em Gestão Esportiva e recebeu o convite de um professor para participar de uma web rádio.

Criou gosto pelo Jornalismo, virou repórter e foi chamada para o processo seletivo da Rádio CBN. Quando soube do projeto Fox, decidiu arriscar e se deu bem.

Divulgação Fox

Isabelly Morais

Aos 20 anos é a mais jovem entre as selecionadas, já foi jogadora de futebol e é estudante de Jornalismo. Como estagiária, desenvolveu os papéis de repórter e comentarista na Rádio Inconfidência, em Minas Gerais.

Isabelly Morais é a primeira narradora de futebol mineira e, agora, se destaca com as narrações da Copa do Mundo.

Divulgação Fox

Incrível, não é?  

SporTV

O SporTV é uma das emissoras oficiais da Copa do Mundo na Rússia. Entre os profissionais do canal, destacamos duas mulheres:

Janaina Xavier

Com mais de 20 anos no jornalismo esportivo, Janaina Xavier está em sua primeira participação extensa em uma cobertura no exterior. Em eventos anteriores, como as Olimpíadas, dividiu as atenções entre programas diários e a transmissão do evento.

Em algumas entrevistas, a jornalista já comentou que houve mudanças significativas em relação às mulheres no esporte e na comunicação desde que começou sua carreira no canal CNT, do Paraná.  

Divulgação

Bárbara Coelho


A apresentadora Bárbara Coelho iniciou sua carreira em 2009, produzindo reportagens para a TV Capixaba, no programa Esporte Capixaba, e para a Rádio Espírito Santo.

Em 2013, foi contratada pelo SporTV para assumir o programa Tá Na Área, então apresentado por Vanessa Riche, que se ausentou  para período de licença-maternidade.

Posteriormente, foi âncora do telejornal esportivo Sportv News e, em 2017, apresentou a premiação dos Melhores do Campeonato Carioca daquele ano.

Para o mundial de 2018, foi convocada para integrar a equipe do programa “Central da Copa”, na TV Globo, comandado por Tiago Leifert.

Instagram pessoal

TV Globo

No Brasil, a Globo é a única emissora que transmite os jogos da Copa do Mundo 2018 para a TV aberta.

Com programas esportivos de grande audiência, o canal selecionou uma equipe composta por muitas mulheres para cobrir a competição. Algumas já atuava na área esportiva, enquanto outras integravam o time de jornalismo da emissora. Confira quem são elas:

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Fernanda Gentil

Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), trabalhou na TV Esporte Interativo como repórter e apresentadora.

Em 2012, foi apresentadora titular do Placar da Rodada no Jornal da Globo e, eventualmente, participava do Globo Esporte.

Em 2013, atuou na cobertura ao vivo da seleção brasileira e em 2014 apresentou o “Rumo à Copa”, ao lado de Cristiane Dias, como "esquenta" para a Copa do Mundo.

Hoje, Fernanda é repórter e apresentadora do programa Esporte Espetacular ao lado do também jornalista Felipe Andreoli.

Com seu jeito engraçado, Fernanda é muito querida pelos fãs e tem vários seguidores em suas redes sociais.

Divulgação/João Miguel Junior

Sandra Annenberg

Além de jornalista, Sandra já foi atriz e atuou ao lado de nomes reconhecidos, como Tarcísio Meira e Glória Menezes. Ela participou de minisséries entre os anos de 1985 e 1990.

Formada em Jornalismo pela Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM), chegou a cursar a Escola de Arte Dramática da ECA-USP, mas que teve de abandonar as aulas devido à carga horária de seu emprego como jornalista na TV.

Atualmente, é apresentadora do programa Como Será? e âncora e editora-executiva do Jornal Hoje.

Divulgação

Ana Paula Araújo

Em 1999, a jornalista entrou na Rede Globo e apresentou o primeiro telejornal como titular, o Bom Dia Rio. Pouco depois, estreou no RJ TV, onde ficou por seis anos.

Aos 16 anos, conseguiu estágio ao mesmo tempo nas rádios Globo e CBN. Enquanto trabalhava, se profissionalizou na área pela Universidade Federal Fluminense.

Ana Paula fez grandes coberturas jornalísticas, como a da ocupação do Complexo do Alemão, que lhe rendeu o Emmy Internacional - premiação para os melhores programas de televisão produzidos e exibidos fora dos Estados Unidos.

A premiação a colocou entre os principais nomes da diretoria de jornalismo da Globo e ela chegou a apresentar, em alguns momentos, o Jornal Nacional. 

Atualmente, é apresentadora do Bom Dia Brasil, onde iniciou cobrindo as folgas e férias de Renata Vasconcellos. 

Divulgação/ Estevam Avellar

Glenda Kozlowski

Vencedora de cinco campeonatos nacionais e quatro mundiais de bodyboard (esporte radical, parecido com o surf), Glenda é um dos maiores nomes da modalidade. iniciou sua carreira jornalística depois de participar do filme ‘Os Trapalhões e a Árvore da Juventude’.

Glenda tinha o sonho de ser atriz e foi convidada para participar do filme Os Trapalhões e a Árvore da Juventude. Após o filme, no entanto, iniciou sua carreira jornalística - mesmo sem formação acadêmica -, quando foi contratada pelo canal Top Sport (hoje, SporTV) para apresentar o programa 360 Graus.

Na Rede Globo desde 1996, foi apresentadora do programa Esporte Espetacular e narrou os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro entre 2009 e 2013.

Mas não para por aí! Desde 2000 a jornalista já participou de várias edições dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo.

Divulgação/ João Cota

Renata Vasconcellos

Jornalista e ex-modelo brasileira, Renata trabalha na Rede Globo há mais de 20 anos e já apresentou alguns dos principais programas jornalísticos da emissora, como Jornal Hoje, Bom Dia Brasil e Fantástico.Foi uma das pioneiras que colocou no ar a GloboNews, o primeiro canal de notícias do Brasil.

A primeira aparição de Renata na televisão, no entanto, foi na novela A Próxima Vítima, em 1995, aos 23 anos, quando interpretou uma modelo.

Na época das gravações, Renata era estagiária de uma agência publicitária e estudou na PUC-Rio. Também fazia trabalhos como modelo para ganhar um dinheiro extra e chegou a fazer campanhas para Chanel e Coca-Cola.

Renata já conquistou cinco prêmios de comunicação e como melhor apresentadora. Atualmente, é âncora do Jornal Nacional.

Divulgação/ João Miguel Junior

E aí, você conhecia todas essas apresentadoras? Conta pra gente o que você achou sobre a trajetória dessas mulheres incríveis! 😉

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54