Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Mestrado na Unicamp: você sabe como funciona o programa?

* Texto escrito pela colaboradora Erica Valério

Quem aqui não gostaria de cursar um mestrado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), não é mesmo? 

A Universidade consta na lista de melhores do país (e até do mundo), inclusive com diversos cursos em destaque. Mas como já é do conhecimento de muitos, fazer parte do grupo de alunos da instituição não é tarefa fácil e exige muita dedicação, uma vez que seus cursos são bem concorridos. Para te ajudar nessa missão, elencamos algumas informações que podem contribuir com o sucesso deste próximo passo em sua carreira. 

Foto: Reprodução/A Cidade On
foto aérea do campus da unicamp
Campus da Universidade Estadual de Campinas

Saiba mais: 
+Como é fazer um mestrado?
+Qual a diferença entre mestrado e doutorado?

Por que fazer um Mestrado na Unicamp?

A Unicamp é uma das universidades mais bem conceituadas do país e responsável por 8% da pesquisa acadêmica no Brasil e 12% das pós-graduações nacional. Está localizada no interior do estado de São Paulo com campis em Campinas, Piracicaba e Limeira e conta ainda com 24 unidades de ensino e pesquisa.

Além de tudo isso, a instituição está sempre disputando com a Universidade de São Paulo (USP) entre as melhores universidades brasileiras e latino-americanas em listas específicas de educação. Uma das mais importantes é o ranking da Times Higher Education (THE), em que as duas brigam pelo topo das melhores da América Latina – este ano a Unicamp ficou com o segundo lugar.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a Unicamp também merece destaque já que é a universidade brasileira com os cursos mais bem avaliados do país. Outro ponto favorável, é a constante busca por cooperação com outras entidades de ensino internacionais, o que favorece os estudantes de mestrado (olha só) e doutorado conseguirem bolsas de estudo em outros países, expandindo seus conhecimentos.

Cursos mais conceituados

Entre os cursos de destaque estão Ciência de Alimentos, Ecologia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Fisiopatologia Médica, Genética, Biologia Molecular, História, Linguística, Matemática, Química e Odontologia. Vale destacar que, de maneira geral mais de 40% dos cursos de mestrado e doutorado da Unicamp contam com nota 6 ou 7 no conceito Capes.

E foi justamente um curso desta lista [Engenharia Química], que Mayra Coelho, hoje analista de Novos Produtos em uma gigante do setor da indústria farmacêutica, concluiu recentemente. “Eu sentia que faltava algo para complementar aquilo que eu vinha desenvolvendo dentro da empresa, foi então que surgiu a ideia de fazer um mestrado. Eu lido diretamente com pesquisas importantes e entender o cenário como um todo era um skill importante para um próximo passo na minha carreira”, explicou.

Mayra disse, ainda, que não foi fácil conciliar o trabalho com o ritmo de trabalho. “Teve um período em que muitas demandas [da empresa e do mestrado] se acumularam, motivo pelo qual me fez repensar a conclusão do curso. Foi então que tive o apoio da minha diretoria e a visão de longo prazo que eu poderia trilhar na multinacional onde atuo, e não deu outra. Logo após a conclusão do meu curso fui promovida e o meu salário contou com aumento significativo”, comemorou ao relembrar as noites mal dormidas que valeram a pena depois de todo esforço dedicado.

Saiba mais: 
+Mestrado profissional ou acadêmico: qual fazer?
+Como e onde fazer um mestrado a distância?
+Mestrado EaD: uma oportunidade para alavancar sua carreira

Entenda o processo seletivo de mestrado na Unicamp

A Universidade não conta com um espaço que reúne todas os cursos oferecidos. Assim, a melhor maneira de conhecer todas as disciplinas é através da Diretoria Acadêmica (DAC), neste link. São mais de 20 áreas de especialização (entre instituto e faculdade) e cerca de 90 áreas de conhecimento disponíveis. Também no DAC é possível efetuar o seu cadastro no período vigente de candidatura e separar uma série de documentos, que podem variar dependendo do programa selecionado. Entre os mais comuns estão:

  • Ficha de inscrição;

  • Cópia do RG e CPF;

  • Curriculum vitae;

  • Histórico escolar do curso de maior nível;

  • Proposta resumida do projeto de pesquisa;

  • Curriculum lattes.

Lembrando que após a matrícula os estudantes devem fazer o upload dos documentos no Sistema de Gestão Acadêmica em até 30 dias após o ingresso na Universidade.

Bolsas de estudo para mestrado

Em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), o Quero Bolsa oferece descontos nas mensalidades de diferentes tipos de pós-graduações, inclusive mestrado, durante todo o curso. 

Para garantir a sua bolsa de até 80% é só clicar no botão abaixo, selecionar o curso, instituição e cidade de seu interesse e efetuar a pré-matrícula. Pronto (a) para começar os estudos?

Encontrar bolsas de mestrado

Outras instituições que oferecem cursos de pós-graduação

Confira abaixo uma lista com opções de instituições que oferecem diferentes tipos de pós-graduação:

Saiba mais:
+É possível fazer mestrado depois do tecnólogo?

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54