
Confira 5 cursos para quem quer trabalhar com café
Juliana Gottardi | 28/03/25Da origem até a comercialização do grão, existem muitas possibilidades para trabalhar com café
Entenda se fisioterapeutas têm direito ao título de doutor e saiba quem pode ser chamado assim oficialmente no Brasil.
É comum ouvir pessoas se referindo a fisioterapeutas como “doutor”, mas será que esse título é realmente adequado para esses profissionais?
Muitos pacientes, por educação ou reconhecimento, acabam usando o termo como uma forma de cortesia e respeito. No entanto, a dúvida persiste: qual profissional pode ser chamado de doutor?
Encontre bolsas de estudo de até 80%
A seguir, entenda a origem do título e saiba, de fato, quem realmente tem o direito de ser chamado de doutor.
Embora seja comum o uso do título de “doutor” para fisioterapeutas, esse termo não é oficialmente reconhecido para a profissão.
Fisioterapeutas, assim como outros profissionais de saúde, podem ser chamados de “doutor” por uma questão de respeito e gentileza, devido à sua formação superior e à importância do trabalho desempenhado. No entanto, o uso do título não é formal e está muito mais relacionado a uma tradição social do que a uma exigência acadêmica.
Agora, caso um profissional fisioterapeuta tenha feito um doutorado, este sim tem todo o direito de ser chamado de doutor, pois é o título que recebe após concluir seu doutorado.
Isso porque “doutor” é um título acadêmico concedido apenas aos profissionais que completam um doutorado, que é o mais alto grau de formação acadêmica. No Brasil, médicos e advogados frequentemente são chamados de “doutor”, mas isso não significa que sejam detentores de um doutorado, é apenas uma tradição social.
Profissionais formados em Fisioterapia recebem o título de Bacharel em Fisioterapia e são chamados de Fisioterapeutas, e sua formação é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Assim, o título de “doutor” não se aplica automaticamente a esses profissionais, pois o mesmo só é concedido a quem realiza um doutorado na área. Portanto, tecnicamente, o fisioterapeuta não é doutor, a menos que tenha cursado e obtido um doutorado em uma área relacionada.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Qualquer profissional que completou um doutorado, seja no campo da Medicina, Direito, Engenharia, Psicologia, Artes, Comunicação, entre outras áreas, pode ser chamado de “doutor”. O doutorado é um título acadêmico que exige anos de estudo e pesquisa profunda em uma área específica do conhecimento.
Assim, médicos, advogados e outros profissionais que não têm doutorado são chamados de “doutor” na sociedade muito mais por questões culturais, mas a atribuição formal só se aplica a quem completou um doutorado.
Esse uso indevido do termo, no entanto, não é regulamentado por lei e se sustenta em uma tradição social que remonta à época colonial e ao sistema educacional do Brasil.
Leia mais: Como escolher o tipo certo de pós-graduação?
Seja na área da Fisioterapia, ou qualquer outra formação, na Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas de estudo do Brasil, você encontra bolsas de estudo com até 90% de desconto em diversas faculdades de todo o país.
São diversos os cursos com bolsa, e o melhor é que o desconto vale para todo o curso! Confira:
A plataforma reúne mais de 1.000 faculdades parceiras em todo o Brasil, conheça algumas:
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Seja uma especialização, um mestrado e até mesmo um doutorado, na Quero Bolsa você encontre bolsas de estudo para pós-graduação em diversas áreas. Veja as ofertas abaixo:
Conheça algumas instituições parceiras na pós: