A realidade do big data (administrar um mundo de dados), por exemplo, vai ajudar a processar informações sobre os pacientes. Muitos dados podem ser até conseguidos por meio de wearables conectados, dispositivos que esses pacientes vão vestir para fornecer informações sobre sua saúde.
A genética também deve trazer ainda mais possibilidades de trabalho, já que a manipulação do DNA para tratamentos será uma tendência. Além disso, o aumento da expectativa vai gerar novas oportunidades, tendo sempre em vista o bem-estar e o cuidado com a terceira idade. Por isso, profissões como cuidadores devem ficar em alta.
Veja também:
+Veja os salários dos 11 cursos mais procurados na área da Saúde
+Existe curso EaD na área da saúde?
As áreas de Medicina diagnóstica/Imagem, tratamentos/cuidados profiláticos e genética são bastante promissoras. Em particular:
- Bioinformacionista: cientistas que trabalharão com informação genética, servindo como uma ponte para cientistas que trabalham com o desenvolvimento de medicamentos e técnicas clínicas.
- Técnico em Telemedicina: fará parte de uma equipe que oferecerá tratamento médico e diagnóstico para pessoas em áreas remotas.
- Chief Health Officer: profissional responsável pelo estabelecimento de programas para cuidados com a saúde e reavaliação do sistema de seguros da companhia.
- Conselheiro Genético: identificam e dão suporte para famílias que têm membros com desordens genéticas ou aquelas que podem ter o risco de uma variedade de condições predispostas.
- Geomicrobiologistas: profissionais que unem geologia, ciências do meio ambiente e microbiologia para estudar como microorganismos podem ajudar a fazer novos medicamentos e diminuir a poluição.
Segundo o levantamento feito pelo Programa de Estudos do Futuro da FIA (Profuturo – FIA), as profissões do futuro que também podem se destacar nos próximos anos no mercado são:
- Atendente virtual de pacientes
- Conselheiro de tecnologia na área da saúde
- Geneticista
- Gestor de qualidade de vida
- Técnico em TI hospitalar
- Terapeuta de saúde mental
- Engenheiro de wearables
Sobre a questão de as máquinas substituírem os homens, a professora Samantha lembra: “certamente substituirão de fato, especialmente em trabalhos rotineiros e com um padrão muito definido, ou seja, essencialmente repetitivo. Por outro lado, novas necessidades precisarão ser atendidas e novas posições serão criadas. Possivelmente, o ciclo de existência de algumas profissões será menor, e até mesmo as já existentes sofrerão alterações de perfil. Um fato a considerar é que nenhuma atividade de trabalho permanecerá sem mudanças por muito tempo”.
Veja também:
+Você sabe quais são as especialidades da Medicina?
Cursos que podem preparar para as profissões do futuro na área de saúde
Se você é daqueles que pretende trabalhar em áreas da saúde e tem afinidade com elas, confira a seguir alguns cursos que podem ser interessantes para sua formação profissional nesse contexto de profissões do futuro na área da saúde:
Onde fazer uma graduação de cursos na área da saúde?
Encontrar bolsas de estudo
E você? Está se preparando para seguir uma profissão do futuro na área de saúde?
Veja também:
+27 profissões do futuro: veja quais são as possíveis novidades para os próximos anos
+Áreas da Medicina em alta: quais são as grandes oportunidades