Profissões para quem quer trabalhar só 4 horas por dia

Pensando em trabalhar apenas 4 horas por dia? Com essas carreiras, isso é possível. Veja cinco opções para trabalhar pouco e ganhar bem

Trabalhar pouco e ganhar bem é possível? Talvez você se espante ao saber que sim, e o melhor, percorrendo jornadas de apenas quatro horas por dia.

+ Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

Mas vamos com calma. Embora possível, a realidade é vivenciada por uma parcela seleta de profissionais, incluindo técnicos e especialistas de diferentes nichos. É importante mencionar que a carga horária varia de acordo com a empresa contratante. Sendo assim, é possível constatar fluxos de trabalho distintos para uma mesma carreira. 

Em todo caso, quando o assunto é trabalhar apenas quatro horas por dia, as profissões abaixo podem ser destaque. Se você procura por oportunidades do tipo, confira cinco opções. 

Leia mais:

+ 4 profissões que ganham bem e trabalham pouco

+ 10 profissões para quem não gosta de rotina

Técnicos em Radiologia

A profissão de técnico em Radiologia possui carga horária regulamentada por lei. De acordo com a Norma 7394/85, os profissionais do segmento devem cumprir um expediente semanal de 24 horas. A carga horária reduzida visa preservar a saúde do profissional, que é exposto diariamente a componentes radioativos.

A distribuição do itinerário semanal é variável. Os técnicos podem cumprir um único plantão, ou, então, percorrer uma jornada de quatro horas por dia.

Freelancers

Profissionais que atuam sem vínculo empregatício formal encontram mais flexibilidade para “ditar as regras” de seu trabalho. Por lidarem com um volume distribuído de demandas, proveniente de diferentes empresas e clientes, os freelancers realizam a gestão própria de tempo, podendo trabalhar apenas quatro horas por dia.

É possível encontrar autônomos de diferentes segmentos, incluindo redatores, designers, programadores, ilustradores e outros profissionais, que operam como pessoas jurídicas (PJ).

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Profissionais de saúde

Médicos, fisioterapeutas, dentistas, fonoaudiólogos e outros profissionais de saúde que atendem em clínicas particulares também podem, conforme estabelecido por cada instituição, manusear a grade diária de atendimentos, definindo cargas horárias próprias, que podem chegar a quatro horas.

Vale ressaltar que a permissão não é consensual e varia de acordo com o regime de trabalho e instituição contratante.

Estagiários

O estágio é o percurso que vincula uma formação regular com obrigações profissionais. Por esse motivo, conforme estabelecido pela Lei Nº 11.788, a carga horária aplicada à classe é inferior à tradicional, garantindo o cumprimento do percurso acadêmico.

Os estagiários cumprem expedientes médios de 6 horas, embora, para estudantes do ensino especial e dos últimos anos do ensino fundamental, seja permitido o cumprimento de 4 horas de atuação diárias.

Professores

Sim, você não leu errado. Os professores estão entre os profissionais que podem cumprir cargas horárias de aproximadamente 20 horas por semana. Entretanto, é importante definir com cautela o tópico, já que, na prática, grande parte dos educadores percorrem uma jornada de trabalho mais extensa.

Conforme proposto pela Lei Nº 11.738, a carga horária dos docentes é distribuída entre atividades em sala de aula e compromissos extras, que não envolvam necessariamente o contato com os alunos. Isso pode incluir o preparo das lições e a correção de atividades.

Embora a norma proponha uma carga horária de 40 horas semanais para as atividades, os professores podem, a depender da instituição e região, ministrar um conjunto menor de módulos, que podem chegar a 24 horas semanais. O critério não é único, e varia de acordo com o vínculo do docente.

Qual carreira seguir?

Se você está indeciso quanto a sua escolha profissional, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar. No site, você tem acesso ao Teste Vocacional, desenvolvido especificamente para relacionar as suas competências e habilidades com cursos e áreas do conhecimento.

O processo é simples e gratuito. Clique no botão abaixo e confira.

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações