Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Profissões

10 profissões para quem não gosta de rotina

por Camilla Freitas em 15/11/21

Escolher qual carreira profissional seguir nem sempre é uma tarefa fácil. Se você está concluindo o ensino médio ou já concluiu, com certeza já ouviu que precisa escolher a profissão que vai exercer para o resto da vida. Grande responsabilidade, não é mesmo?

É claro que com o passar do tempo algumas coisas podem mudar, até mesmo a sua profissão. Mas para fazer uma boa escolha e se tornar um profissional satisfeito e feliz, é preciso se conhecer e fazer muita pesquisa.

profissões para quem não gosta de rotina

Leia mais:
+ Faça um Teste Vocacional e descubra a sua profissão ideal
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Como escolher minha profissão?

O autoconhecimento é um dos passos mais importantes quando falamos sobre escolha profissional. Você precisa entender o que gosta de fazer, quais são suas habilidades, qual a sua personalidade, se gosta de trabalhar sozinho ou em equipe, se gosta de rotina ou prefere um trabalho mais flexível e dinâmico. 

Depois de entender qual o seu perfil, o próximo passo é conhecer as profissões. Então faça uma lista com aquilo que te chama mais atenção, pesquise sobre a formação e converse com profissionais da área. Tudo isso colabora para uma escolha certeira.

Existem algumas profissões mais dinâmicas, com flexibilidade maior e também com um ritmo de trabalho diferente. Ao mesmo tempo, existem aquelas que exigem uma organização maior e um ritmo mais estático. 

Você é do time que não consegue se imaginar dentro de um escritório, preenchendo planilhas e com uma rotina definida super definida? Seu perfil é mais dinâmico, explorador e o seu sonho é chegar no trabalho sem ter muita noção do que vai encarar naquele dia?

Se esse é o seu caso, mas ainda está em dúvida e não sabe qual carreira seguir, a gente te ajuda. Separamos 10 profissões para quem não gosta de rotina. Confira:

Veja também: 
12 melhores profissões para quem quer ser nômade digital 
Profissões em alta: quais são as tendências de recrutamento para 2021

1. Perito Criminal

O perito criminal é o responsável por ir até a cena de crime e coletar dados, provas e todo o material necessário para a investigação. O perito atua no Instituto de Criminalística, mas na maior parte do tempo desenvolve o seu trabalho fora.

perito criminal

Para se tornar um perito criminal você precisa ter um curso superior e ser aprovado em concurso público. Geralmente, os concursos exigem formação em Química, Engenharia, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Psicologia, Medicina, Farmácia, Biologia, ou Bioquímica, dependendo do edital.

2. Fotógrafo

Um profissional de fotografia não tem uma rotina flexível, isso porque seu trabalho pode ser feito em casamentos, aniversários, empresas, estúdio, parques ou em outros lugares que o cliente desejar. O fotógrafo está sempre em contato com públicos diferentes e trabalha com a criatividade para garantir fotos incríveis.

profissões para quem não gosta de rotina

É claro que depois de uma sessão de fotos é necessário organizar o material e editar dentro de um estúdio ou de um local adequado para isso. Mas como cada sessão exige um trabalho e um acabamento diferente, a profissão se torna mais dinâmica.

Para trabalhar com fotografia não é necessário ter um diploma de curso superior, mas para se especializar e conhecer as técnicas e desenvolver um trabalho de qualidade é sempre bom fazer um curso reconhecido pelo MECMuitos jornalistas e publicitários atuam também como fotógrafos.

3. Ator

Já imaginou subir em um palco, participar de uma propaganda de TV ou estrear em uma novela? 

profissões para quem não gosta de rotina

A profissão de ator é muito dinâmica. Esse profissional interpreta diversos personagens em uma ação dramática e usa a voz, a emoção e o corpo em sua atuação, que pode ser improvisada ou ensaiada.

Existem alguns caminhos para seguir a carreira, um deles é fazer a graduação em Artes Cênicas. Os formados neste curso podem ser, além de atores, diretores, cenógrafos ou críticos. Mas como não é obrigatório ter um diploma para exercer a profissão, muitos profissionais optam por fazer cursos de teatro ou de atuação para melhorar sua performance e aprimorar suas habilidades.

4. Repórter

O repórter apura informações, escreve ou grava notícias e reportagens. O dia a dia desse profissional é cercado de novidades, o que possibilita uma rotina mais dinâmica e flexível. O repórter pode se especializar em um tema específico ou pode falar sobre qualquer assunto, mas em ambos os casos, todo dia ele trabalha com um assunto novo.

profissões para quem não gosta de rotina

Alguns profissionais atuam sem o diploma de Jornalismo, mas grande parte dos veículos de comunicação exigem a graduação. O bacharelado dura em média 4 anos e o aluno vai aprender diversas técnicas de comunicação, produção, escrita e edição para exercer seu trabalho com qualidade.

5. Produtor de Eventos

Esse profissional planeja e organiza diversos tipos de eventos, como aniversários, casamentos, produções empresariais e culturais. O produtor fica responsável por fazer contato com os fornecedores, acompanhar os bastidores e a execução dos eventos.

profissões para quem não gosta de rotina

Não é necessário fazer curso superior para atuar como a produção de eventos. Buscar cursos livres e iniciar o trabalho com pequenos projetos é um ótimo caminho para ingressar nessa área. 

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

6. Policial

Os policiais têm o trabalho de proteger e garantir a segurança da sociedade. Esses profissionais podem ser acionados a qualquer momento para atuar em algum caso específico. 

profissões para quem não gosta de rotina

Para atuar como policial é preciso escolher entre civil, militar e federal, além de ser aprovado em concurso público.

O policial civil atua principalmente na investigação de crimes, emissão de cédulas de identidade e registros de boletins de ocorrência.

O policial militar realiza patrulhamento constante de vias, realiza ações de busca a criminosos e recuperação de bens, atende ocorrências como acidentes de trânsitos, brigas, assaltos e outras perturbações.

O policial federal exercem com exclusividade suas funções de polícia judiciária da Uniãoa, apura infrações penais contra a ordem política e social e atuam contra o tráfico e contrabando.

7. Bombeiro

Assim como o policial, o trabalho dos bombeiros também não têm uma rotina específica. Não dá para prever as ocorrências, por isso, esses profissionais encaram casos novos todos os dias. 

Os bombeiros civis atuam em instituições privadas e são responsáveis pela prevenção de acidentes nesses ambientes, como em shoppings e eventos.

Já os bombeiros militares, atuam em situações que afetam a sociedade. Atuam combatendo incêndios florestais e urbanos, em desastres naturais, acidentes e afogamentos.

profissões para quem não gosta de rotina

8. Fisioterapeuta domiciliar

Se você tem interesse em atuar na área da saúde, talvez a fisioterapia particular seja a opção certa para você. 

Segundo o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), a Fisioterapia foca no estudo, diagnóstico, prevenção e reabilitação de quem tem algum distúrbio de movimento ou funcionamento dos sistemas corporais ou órgãos.

profissões para quem não gosta de rotina

Uma das maiores vantagens de atuar como fisioterapeuta domiciliar é ter uma rotina com horários mais flexíveis, planejamento diferenciado de acordo com as necessidades dos pacientes e contato mais próximo com os pacientes. Vantagens que nem sempre são possíveis encontrar ao exercer a profissão em clínicas ou hospitais.

9. Produtor de conteúdo digital

Com a constante transformação digital, a carreira de produtor de conteúdo ganhou força e vem conquistando o coração de quem gosta de redes sociais e comunicação. Esse profissional precisa entender sobre marketing digital, métricas e engajamento.

profissões para quem não gosta de rotina

Apesar de a profissão não exigir um diploma de curso superior, a maioria das empresas procuram profissionais formados na área de comunicação, como marketing e publicidade. 

O produtor de conteúdo pode trabalhar de forma remota e em diversos segmentos como educação e moda. Por isso, a rotina é considerada flexível.

10. Guia Turístico

Essa profissão é perfeita para quem ama viajar, entrar em contato com diferentes culturas e ama contar histórias. Ser guia turístico é ter a certeza de que vai trabalhar com dinamismo e agenda flexível.

profissões para quem não gosta de rotina

Se você trabalhar como guia turístico em algum lugar específico, como museus e parques, pode ser que a rotina seja menos flexível, mas caso o contrário, seu trabalho será cheio de aventuras, descontração e sem o estresse de um escritório tradicional.

Para exercer a profissão é necessária a formação em curso superior reconhecido pelo MEC, em nível de bacharelado ou tecnológico, na área de Turismo ou Hotelaria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Onde estudar?

Mesmo que o diploma não seja obrigatório em algumas profissões, fazer uma graduação te ajuda a desenvolver um bom trabalho e abre as portas para uma carreira de sucesso. 

Na Quero Bolsa, você encontra bolsas de estudo em faculdades espalhadas por todo o Brasil. É possível estudar em cursos presenciais e no ensino a distância (EaD).

São bolsas de até 80% nas mensalidades ao longo de toda a formação. Isso significa que o benefício vale por todo o curso, até você conseguir o diploma. Conheça algumas faculdades parceiras da Quero Bolsa:

Clique no botão abaixo para encontrar a faculdade e a graduação que mais combinam com você.

Encontrar bolsas de estudo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54