
4ª temporada de Bridgerton é lançada; veja 20 expressões em inglês da série
Isabella Baliana | 29/01/26Saiba tudo sobre a 4ª temporada de Bridgerton e aprenda expressões icônicas em inglês usadas pelos personagens da série.
Em resumo:
Veja mais detalhes a seguir!
A pronúncia em espanhol costuma gerar dúvidas entre brasileiros. Isso acontece porque, apesar de o espanhol ser majoritariamente fonético, ele possui sons, entonações e regras de acentuação bem diferentes do português.
Ao longo deste conteúdo, reunimos informações sobre como funciona a pronúncia correta em espanhol e quais são os principais sons da língua, além de dicas práticas para treinar.

Sim. O espanhol é uma língua fonética, o que significa que, na maioria das vezes, as palavras são pronunciadas exatamente como são escritas. No entanto, isso não quer dizer que a pronúncia seja idêntica ao português.
No espanhol, cada letra tende a ter um único som. Além disso, as palavras não costumam ter variações sonoras escondidas.
Ou seja, você pode ler como se escreve, desde que conheça os sons corretos de cada letra.
Diferentemente do português, não existe variação de intensidade ou nasalização no espanhol.
As vogais são a base da fonética espanhola, pronunciadas de forma clara e curta.
Confira alguns exemplos:
Algumas consoantes do espanhol exigem mais atenção, pois não têm equivalentes diretos no português ou mudam de som conforme a posição na palavra.
A letra J, assim como GE e GI, tem um som forte, produzido na garganta. O som é semelhante ao “rr” em palavras como “carro”. Exemplos: jamón (presunto), gente (pessoas).
A pronúncia de LL e Y varia conforme a região. Em muitos países, o som é parecido com “i”. Também pode ter o som semelhante a “lh” em algumas regiões. Na Argentina e no Uruguai, tem um som de “dj” ou “ch”.
O Ñ tem som equivalente ao “nh” do português. Exemplo: español (espanhol), mañana (manhã).
Essa pronúncia é uma das mais difíceis para os brasileiros. No R simples, há uma vibração leve da ponta da língua. Exemplo: pero (mas).
Já no RR ou R no início da palavra, a vibração é forte, como em rojo (vermelho) e perro (cachorro).
Esses sons mudam conforme o país. Na América Latina, tem som de “ss”, enquanto na Espanha o som é semelhante ao “th” do inglês.
No espanhol, a letra V tem som muito próximo ao B. A expressão vivir (ao vivo) soa como “bibir”.
Leia mais: O que é certificado de espanhol e para que serve?
Veja as principais regras de acentuação em espanhol:
Leia mais: Como um curso de espanhol para negócios pode ser um diferencial no currículo?
O espanhol possui uma entonação mais linear, menos melódica que o português e com menos nasalização.
Isso faz com que a fala soe mais direta, com sílabas bem marcadas.
Leia mais:
+ Email em espanhol: saiba como escrever e veja exemplos
+ 7 erros comuns que os brasileiros cometem quando vão falar espanhol

Existem diversas formas de treinar a pronúncia em espanhol, como repetição, exercícios e ferramentas online. Confira dicas para cada uma delas:
Leia mais:
+ Como se preparar para uma entrevista em espanhol?
+ 5 séries para praticar o espanhol
O espanhol não é falado da mesma forma em todos os países. Existem variações regionais que afetam os sons de letras específicas, o ritmo da fala e a entonação.
Apesar disso, a base da pronúncia correta em espanhol é a mesma, e as variações são compreendidas entre falantes.
Leia mais:
+ Expressões em espanhol para negócios: saiba quais são as mais importantes
+ Conheça os 22 países que falam Espanhol como idioma oficial
Se você quiser continuar aprendendo e ganhar domínio real sobre idiomas, pode fazer um curso com desconto com a ajuda da Quero Bolsa, uma plataforma de bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e verifique as ofertas disponíveis: