Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Qual é a nota mínima do Enem para entrar na faculdade?

por Natália Plascak Jorge em 16/01/20

Quem quer entrar na faculdade fica imaginando qual é a nota mínima do Enem para conseguir uma vaga, não é mesmo?

Com o crescimento do exame, essa dúvida passou a ser constante entre os candidatos que fazem a prova e acabou gerando várias respostas possíveis. 

estudante em dúvida sobre qual é a nota mínima do Enem para entrar na faculdade

Basicamente, a nota mínima do Enem para entrar na faculdade pode significar tanto a nota de corte, quanto a nota mínima para ser aprovado em programas do governo que ajudam as pessoas a entrar no Ensino Superior.

Ela pode variar conforme o processo seletivo, a universidade, o curso, o tipo de concorrência da disputa, entre outros aspectos.

Nota mínima do Enem como nota de corte 

Uma boa forma de descobrir a nota mínima para entrar em uma faculdade é ter uma ideia da nota de corte do curso, ou seja, nota mínima necessária que pode significar a classificação já que é a nota do último candidato aprovado.

A nota de corte aparece no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Financiamento Estudantil (Fies) e pode variar durante o período de inscrições desses programas. Assim, o candidato tem uma referência no momento de escolha do seu curso e de sua instituição e pode até alterar suas opções.

O que influencia a nota de corte?
Reconhecimento da instituição: faculdades mais conhecidas e que ficam em grandes centros urbanos atraem muitos alunos. Geralmente, isso aumenta a concorrência por uma vaga.
Procura pelo curso: a disputa por alguns cursos também pode ser mais acirrada em alguns casos. Medicina e Direito são cursos muito buscados, e isso aumenta a concorrência. O turno (matutino, noturno, integral) também influencia essa disputa. 
Nível de conhecimento dos candidatos: se os candidatos apresentam uma pontuação alta no Enem, certamente será necessário um bom desempenho para se classificar entre eles.
Modalidade de concorrência: o tipo da modalidade (ampla concorrência, vagas destinadas a ações afirmativas da instituição e a Lei de Cotas) também interfere na concorrência e na nota de corte.
Veja também
Notas de corte Sisu
Notas de corte Prouni
Notas de corte Fies

Nota mínima do Enem para programas do governo

Muita gente por aí usa o resultado do Enem para disputar uma vaga na universidade por meio de programas do governo, como o Sisu, o Prouni e o Fies.

O Ministério da Educação (MEC) considera uma nota mínima no Enem como pré-requisito para se inscrever nesses programas. Ela é de 450 pontos na média geral das provas e superior a zero na redação nos casos do Prouni e do Fies (a partir do primeiro semestre de 2021, a nota na prova de redação do Enem passa a ser igual ou superior a 400 pontos para o Fies).

Veja também
Como usar a nota do Enem 2019 para entrar na faculdade?

Sisu

O Sisu é um programa do Governo Federal que ajuda estudantes a entrarem em universidades públicas. Quanto maior a pontuação no exame, maiores são as chances de se conseguir uma vaga em uma universidade federal. 

Os cursos mais disputados, como os de Medicina, geralmente apresentam notas mais altas, acima de 790 pontos ou mais. Algumas faculdades exigem que o candidato alcance um desempenho mínimo na média geral do Enem e/ou em áreas do conhecimento específicas. Isso é a nota mínima do Sisu. 

O programa não exige requisitos de renda como o Prouni e o Fies.

Veja também
Diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu

Prouni

O Prouni é um programa que oferece bolsas de estudo em universidades privadas para estudantes de baixa renda. 

Pode se inscrever quem fez o Enem no ano imediatamente anterior e que tenha conseguido pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.

O candidato concorre com outros estudantes que fizeram o Enem e disputam a mesma vaga, no mesmo curso, faculdade, turno e modalidade de concorrência (cotas ou ampla concorrência). 

Fies

O financiamento estudantil do Governo Federal é chamado de Fies. Para conseguir esse financiamento, é preciso passar por um processo seletivo que exige tanto uma nota mínima no Enem, como 450 pontos na média geral das provas e nota maior do que zero na redação (a partir do primeiro semestre de 2021, a nota na prova de redação do Enem passa a ser igual ou superior a 400 pontos para o Fies), quanto baixa renda (a partir do segundo semestre de 2020, não se exigirá mais um limite de renda máxima para o Fies).

Processo seletivo de faculdades

Muitas universidades privadas também usam a nota do Enem como forma de ingresso direto. Assim, o aluno apresenta o desempenho no exame e, caso tenha a pontuação necessária, pode fazer a matrícula sem precisar fazer o vestibular da instituição. O peso de cada prova e a nota mínima variam de acordo com a faculdade. 

 Confira a seguir algumas instituições que adotam o Enem como processo seletivo:

Cruzeiro do Sul
Unip
Unopar
Anhanguera
Estácio
Anhembi Morumbi

Veja o quadro a seguir com as informações sobre os programas do governo que envolvem as notas mínimas do Enem para entrar na faculdade:


Tipo de instituição Nota mínima no Enem Nota mínima na redação do Enem Critério de renda
Sisu pública varia de acordo com a universidade maior que zero não há
Prouni particular 450 maior que zero
Fies particular 450 maior que zero* há**
Processo seletivo de instituições particular varia de acordo com a universidade varia de acordo com a universidade não há

* A partir do primeiro semestre de 2021, a nota na prova de redação do Enem passa a ser igual ou superior a 400 pontos para o Fies. 

** A partir do segundo semestre de 2020, o Fies não apresenta mais critério de renda.


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54