De acordo com o edital oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, as inscrições da prova começam no dia 06 de maio e terminam em 22 de maio.
Para ficar por dentro das datas mais atualizadas, acesse o calendário do Enem 2020

Quando será o Enem 2020?
O Enem será realizado em duas datas diferentes, são elas:
- Enem Digital: 22 e 29 de novembro
- Enem Impresso/Regular: 1 e 8 de novembro
Como fazer a inscrição do Enem?
Para realizar a inscrição, o participante deve ter em mãos os seguintes documentos:
- RG;
- CPF;
- Senha (que será criada no momento inicial do cadastro pelo participante).
Após isso, ele preencherá todas as páginas de informações, incluindo o questionário socieconômico, para finalizar a inscrição. Caso o candidato não tenha tido direito à isenção, ele terá que realizar o pagamento da taxa de R$ 85,00, só assim o cadastro será efetivamente computado.
Quem pode se inscrever no Enem 2020?
De acordo com o edital, poderão se inscrever na prova todos os candidatos interessados em utilizar a nota para ingressar no Ensino Superior, seja por meio do Sisu, Prouni e Fies ou de vestibulares de instituições privadas, ou para testar seu conhecimento.
Lembrando que menores de 18 anos e que não estão no último ano do Ensino Médio, não poderão utilizar o seu resultado nos programas do governo.
Além disso, desde 2017, não é possível concluir o Ensino Básico por meio do Enem. Para isso, os interessados devem realizar o Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja).
Onde estudar com a nota do Enem?
Considerado o maior vestibular o Brasil, é possível utilizar a nota do Enem para ingressar em universidades públicas e privadas. Veja onde usar a sua nota:
- Sistema de Seleção Única (Sisu): voltado para a seleção de estudantes para universidades e institutos federais e estaduais;
- Programa Universidade Para Todos (Prouni): seleciona alunos para faculdades, centro universitários ou universidades privadas com bolsas de estudo de 50% e 100%;
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): seleciona alunos para faculdades, centro universitários ou universidades privadas por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades.
- Vestibular tradicional: muitas universidades aceitam a nota do Enem no lugar do vestibular.
- Quero Bolsa: com a sua nota, você pode garantir uma bolsa de estudo de até 75% em mais de 1.300 faculdades em todo o Brasil
Opção ao Enem: Quero Bolsa
Mesmo que você não tenha conseguindo usar sua nota do Enem no Sisu, Prouni ou Fies, ainda é possível entrar na faculdade com bolsas de estudo do Quero Bolsa. O Quero Bolsa oferece milhares de bolsas de estudo até 75% em mais de mil universidades brasileiras. Confira algumas faculdades que oferecem vagas com até 75% de desconto:
- Unip - Universidade Paulista
- Estácio - Universidade Estácio de Sá
- Unicsul - Universidade Cruzeiro do Sul
- Faculdades Anhanguera
- Unopar - Universidade Norte do Paraná