Piauí
A UFPI encerra no mês de janeiro o período 2020.1 da graduação, interrompido em março e retomado em novembro. O formato para o próximo período ainda não está definido, mas tende a adotar aulas remotas para todas as disciplinas teóricas e flexibilização (mesmo que limitada) em disciplinas práticas, com fragmentação de turmas para evitar aglomeração. A previsão de retorno é para o início de março, o que ainda depende de aprovação no Conselho Superior da Universidade.
Rio de Janeiro
O calendário acadêmico de 2020 da UFRJ ainda está em vigor. O Conselho Universitário ainda não deliberou resolução acerca das datas para o ano letivo de 2021.
Ainda não há data prevista para retorno das aulas presenciais. Segundo a universidade, isso ocorrerá quando houver segurança para alunos, docentes e técnicos-administrativos.
As aulas vão retornar de forma online no dia 1º de março. A PUC-Rio aguarda orientações das autoridades sanitárias para retomar as atividades presenciais a fim de garantir a saúde e a segurança de alunos, professores, funcionários e seus famliares.
O semestre de 2020.2 terá início em 1º de fevereiro de 2021. Os Calendários Escolar e Administrativo referentes ao ano letivo de 2021 serão deliberados em breve pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFF.
A UFF realizar um planejamento gradual e seguro para poder retornar paulatinamente as atividades presenciais, mas ainda sem datas devido à atual situação da pandemia.
As aulas na Universidade Veiga de Almeida (UVA) terão início no dia 18 de fevereiro para alunos veteranos e 15 de março para calouros, no formato remoto e virtualizado, com aulas ao vivo e online.
Sem previsão de datas, a UVA vem acompanhando as determinações governamentais para garantir uma retomada das aulas presenciais tão logo seja possível, desde que haja segurança e não ocorra perda de conteúdo ou qualidade.
Rio Grande do Norte
As aulas iniciarão no dia 8 de fevereiro, de forma remota. Ainda não há previsão para o retorno das aulas presenciais na Universidade.
O ano letivo de 2021 iniciará em 7 de junho.
Devido à pandemia da covid-19, a UFRN vem desenvolvendo o calendário acadêmico no formato remoto, com a oferta de componentes práticos de forma presencial, desde que aprovados pelas instâncias universitárias competentes e asseguradas de biossegurança. O retorno de todas as atividades presenciais ocorrerá conforme o cenário da pandemia.
Rio Grande do Sul
O início do ano letivo da graduação está previsto para 3 de março.
Quanto às aulas presenciais, a PUCRS segue os decretos dos governos municipal, estadual e federal e há um comitê responsável por analisar as medidas da Universidade frente à pandemia, inclusive, a possibilidade de retorno às aulas presenciais. No momento, não há previsão.
A UFRGS inicia em 25 de janeiro o semestre 2020.2, na modalidade Ensino Remoto Emergencial. O semestre letivo 2020.2 se estende até 29 de maio.
O Calendário Acadêmico marca o início do ano letivo de 2021 para 1º de março. A UCS planeja a retomada das aulas presenciais a partir de 1º de março. Esse retorno é uma projeção, já que está condicionado ao modelo de distanciamento controlado do Rio Grande do Sul e depende dos decretos públicos e da situação da pandemia na região.
Para início do semestre, a Cesuca e a FSG seguirão com o Ensino Remoto Síncrono Emergencial para as aulas teóricas. Cursos da área da saúde seguem com atividades práticas presenciais. As respectivas datas de inícios das aulas de cada instituição do grupo, assim como a atualização do cenário da pandemia, serão divulgados em breve nos canais oficiais.
Rondônia
As aulas referentes ao primeiro semestre de 2020 retornam de forma remota a partir de 8 de fevereiro. Ainda não há uma data para o início do ano letivo de 2021. Até que haja segurança sanitária para os alunos, servidores e colaboradores, não há previsão para volta às atividades presenciais na Unir.
Santa Catarina
Em 1º fevereiro a UFSC inicia o segundo semestre de 2020, ainda a distância. O segundo período letivo semestral de graduação deste ano terá 16 semanas, começando no dia 1º de fevereiro de 2021 e se estendendo até 22 de maio.
São Paulo
O início do primeiro semestre de 2021 está previsto para abril, mas ainda sem previsão de retorno presencial.
O ano letivo na PUC-SP terá início em 1º de março de 2021. Não há, até o momento, previsão sobre o retorno das atividades presenciais.
O semestre letivo 2021.1 inicia em 1º de fevereiro para os alunos calouros e em 8 de fevereiro para os veteranos.
Os componentes prático-laboratoriais dos cursos de graduação serão ministrados de forma remota, durante o mês de fevereiro de 2021, assim como os componentes teóricos. A partir de março de 2021, com base na evolução dos indicadores de aplacamento da pandemia e nas autorizações governamentais vigentes, será avaliada a possibilidade do retorno gradual das aulas dos componentes prático-laboratoriais.
Para início do semestre, as universidades do grupo Cruzeiro do Sul Educacional seguirão com o Ensino Remoto Síncrono Emergencial para as aulas teóricas. Cursos da área da saúde seguem com atividades práticas presenciais. As respectivas datas de inícios das aulas de cada instituição do grupo, assim como a atualização do cenário da pandemia, serão divulgados em breve nos canais oficiais.
Não há definições. O assunto está sendo tratado em pauta, mas o retorno está atrelado à aprovações de autoridades sanitárias.
Sergipe
As aulas do semestre 2021.1 da Unit Sergipe iniciarão no dia 2 de fevereiro para veteranos e calouros de Medicina e 9 de fevereiro para calouros dos demais cursos.
Caso o MEC permita a continuidade das aulas remotas, serão mantidas todas as disciplinas teóricas ao vivo, bem como as disciplinas práticas que podem ser virtualizadas. Internatos, estágios e práticas laboratoriais que não podem ser virtualizados acontecerão presencialmente, seguindo os preceitos estabelecidos pelos órgãos reguladores do Estado de Sergipe.
Caso o cenário pandêmico venha a se agravar e as aulas presenciais sejam proibidas, a oferta das disciplinas teóricas ao vivo será mantida, bem como as disciplinas práticas que podem ser virtualizadas. Já os internatos, estágios e práticas laboratoriais serão cursados em uma oferta especial, tão logo possível, cumprindo sempre as deliberações governamentais.
Caso as autoridades governamentais permitam o retorno integral das atividades presenciais e o MEC não homologue a permissão para continuidade das aulas remotas, estaremos prontos para realizar a oferta das disciplinas como no período pré-pandemia.
Em 2021, o ano letivo se iniciou no dia 18 de janeiro. As atividades presenciais seguem suspensas ao menos até o dia 28 de fevereiro, quando nova avaliação será realizada pelos responsáveis da UFS.
Veja mais: Volta às aulas 2022: confira as datas do início do ano letivo em cada estado
Sua universidade não está na lista? Este post será atualizado com novas informações de faculdades assim que forem obtidas!