Logo Quero Bolsa

Comentarista esportivo: tudo sobre a profissão

Profissional responsável por analisar e comentar eventos esportivos ao vivo ou em programas especializados

Ele deve ter um conhecimento profundo das modalidades que cobre, além de habilidades de comunicação e a capacidade de transmitir informações.

Ver bolsas de até 79%

Por que ser um Comentarista esportivo?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Sobre a profissão

O que faz um Comentarista esportivo?

O comentarista esportivo é o profissional responsável por analisar acontecimentos esportivos, compartilhando informações relevantes ao público e trazendo rigor técnico a uma transmissão esportiva.

Ele participa da transmissões de jogos e assume o papel de apresentar suas percepções sobre o desempenho de atletas e equipes, estratégias de jogo, regras e outros aspectos relacionados ao esporte. 

Além disso, o profissional apresenta dados, estatísticas e histórico das competições para embasar seus comentários, buscando agregar valor à transmissão.

Ele também interage com apresentadores, narradores e repórteres, formando uma equipe de cobertura que leva ao público informações precisas sobre o universo do esporte.

+ Veja bolsas de estudo para o curso de Jornalismo

Como atua um Comentarista esportivo?

O comentarista esportivo trabalha para fornecer análises técnicas e contextualizar acontecimentos esportivos ao público, seja em transmissões de rádio, televisão e plataformas digitais. 

Por meio de comentários expostos ao decorrer da partida, o profissional esclarece as estratégias de jogo, o desempenho de atletas e as decisões dos árbitros, ajudando o público a compreender o esporte.

Sua rotina é dinâmica, e envolve um processo de preparação para as transmissões, fase em que o comentarista analisa as estatísticas e recebe informações atualizadas sobre as equipes ou atletas envolvidos. 

Ele também pesquisa o histórico das partidas, analisa confrontos anteriores, desempenho recente e lesões de jogadores.

Durante a transmissão, o comentarista acompanha a partida em tempo real, fazendo observações sobre táticas, jogadas, desempenho individual e coletivo, além de explicar lances polêmicos ou complexos. 

A interação com narradores e repórteres é frequente, respondendo a perguntas e esclarecendo pontos de interesse do público.

Após o evento, o profissional pode participar de programas de análise, escrevendo colunas ou participando de debates esportivos para aprofundar a discussão e contribuir com diferentes perspectivas sobre o resultado.

Onde atua um Comentarista esportivo?

O comentarista esportivo pode trabalhar em emissoras de TV, rádios e plataformas digitais. Eles costumam participar de transmissões ao vivo de jogos, eventos esportivos e programas de debate. 

Além disso, com a crescente popularidade das redes sociais e das plataformas de streaming, muitos comentaristas atuam no âmbito digital, criando conteúdo em vídeos, podcasts e blogs.

Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.

Oportunidades para se tornar Comentarista esportivo

Mostrando 0 em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Como se tornar um Comentarista esportivo?

Para se tornar comentarista esportivo, é recomendável concluir a formação superior em Jornalismo. Embora não seja um requisito obrigatório, por meio do curso, o profissional pode aperfeiçoar suas habilidades de comunicação e análise crítica, competências demandadas para a carreira.

Além disso, o candidato deve acompanhar de perto a modalidade esportiva, mantendo-se atualizado sobre regras, estatísticas, histórico e aspectos técnicos. 

Participar de cursos livres, workshops ou palestras na área de esportes e comunicação também contribui para o ingresso na carreira, assim como a aquisição de experiência prática em redações esportivas, rádios ou emissoras de televisão.

Se você gostaria de se profissionalizar como Jornalista e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Jornalismo, veja as ofertas disponíveis no Quero Bolsa.

Action Médio

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?