O gestor de marca, também conhecido como brand manager, é o profissional responsável por fortalecer a imagem de uma marca no mercado, estruturando planos de comunicação e conquistando a fidelidade do consumidor.
Ele cuida de todos os aspectos relacionados à construção da marca, desde o planejamento estratégico até a execução de campanhas, pasando por branding, naming, identidade visual, tom de voz e definição do posicionamento.
Seu foco é transmitir uma imagem clara e coerente da empresa ou produto, considerando como a marca é percebida pelos consumidores. Além disso, ele realiza pesquisas de mercado, análises de concorrência e estudos de comportamento do consumidor para orientar as estratégias de branding e comunicação institucional.
O gestor de marca atua para construir a identidade de uma marca, com o intuito de gerar valor ao consumidor e manter uma imagem coerente.
Seu trabalho começa com o diagnóstico completo da marca, que envolve pesquisa de mercado, análise de concorrência, estudo do comportamento do consumidor e avaliação do posicionamento atual.
A partir disso, o gestor define ou ajusta o propósito, os valores, a proposta de valor e os atributos da marca. Ele também participa da criação ou atualização da identidade visual, manuais de marca, guias de linguagem e estratégia de presença digital.
Em sua rotina, o profissional monitora campanhas publicitárias, participa do desenvolvimento de produtos, aprova materiais institucionais e coordena ações de endomarketing. Também acompanha indicadores como brand awareness, reputação, recall e engajamento para avaliar o impacto das ações.
O gestor de marca atua em empresas de todos os segmentos que desejam fortalecer sua identidade no mercado, incluindo indústrias de varejo, bens de consumo, tecnologia, moda, setor financeiro e agências de branding ou comunicação.
Nesses ambientes, o profissional integra o time de marketing, respondendo pela estratégia de marca de um produto, linha ou da empresa como um todo. Ele atua como elo entre a equipe de criação e o cliente, organizando diagnósticos de marca, briefing de campanhas, pesquisas e planejamento de identidade.
Para se tornar gestor de marca, é preciso concluir a formação superior em Marketing, Publicidade, Administração ou Comunicação Social. Além disso, o profissional deve contar com conhecimentos de branding, comportamento do consumidor e estratégia de marca.
A experiência profissional também é determinante. É comum que o gestor de marca comece sua trajetória assumindo cargos operacionais nas áreas de marketing, até ser promovido a funções estratégicas.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Marketing em sua região.
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.