A Gestão Pública é área responsável por administrar e organizar os recursos públicos oferecidos pelo Estado à população.
Seu objetivo é melhorar a eficiência, transparência e a qualidade de serviços essenciais prestados à sociedade, como de saúde, educação, segurança e infraestrutura.
Quando bem executada, a Gestão Pública beneficia a qualidade de vida da população, fortalece as instituições democráticas e contribui para o desenvolvimento econômico e social de uma região.
Encontre bolsas de estudo para Gestão Pública

O curso de Gestão Pública prepara profissionais para gerir os recursos do Estado, capazes de implementar políticas sociais e lidar com planejamento estratégico de projetos.
Durante a formação, o aluno aprende sobre a gestão de serviços públicos, planejamento orçamentário, análise de políticas e legislação relacionada à administração pública.
Além disso, tem contato com disciplinas sobre gestão de crises, comunicação pública, ética no serviço público e gestão de organizações do terceiro setor, com ênfase em transparência e responsabilidade.
O programa é disponibilizado em nível de graduação tecnológica e de bacharelado e conta com duração estimada de dois a três anos, dependendo do nível ensino.
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, mais de 300 instituições de ensino superior possuem ofertas para o curso. Confira algumas das principais opções:
Como é o bacharelado em Gestão Pública?
O curso de bacharelado em Gestão Pública é uma formação de nível superior que dura de quatro a cinco anos.
Ele tem como objetivo preparar profissionais para atuar na administração de órgãos e entidades do setor público, incluindo governos municipais, estaduais e federais, bem como organizações não governamentais (ONGs) e empresas que prestam serviços públicos.
A grade curricular inclui disciplinas como: economia, ciência política, direito administrativo, administração financeira, planejamento estratégico, políticas públicas, gestão de pessoas e ética na administração pública.
Os alunos também aprendem sobre técnicas de negociação, mediação de conflitos e governança, sendo preparados para enfrentar desafios da gestão pública e para promover a eficiência, a transparência e a ética na administração.
Como é o curso tecnológico em Gestão Pública?
O curso tecnológico em Gestão Pública é uma formação de nível superior mais curta, com duração média de dois a três anos.
Ele adota uma metodologia prática e objetiva, capacitando os estudantes para atuar rapidamente no mercado de trabalho.
O currículo do curso tecnológico é direcionado para áreas específicas da gestão pública, como administração de recursos humanos, administração financeira e orçamentária, contabilidade pública, políticas públicas e planejamento governamental.
Os alunos também recebem formação em tecnologias da informação aplicadas ao setor público e em metodologias de gestão e planejamento.
O curso tecnológico enfatiza a aplicação prática dos conhecimentos, com a realização de estágios, estudos de caso e projetos práticos que simulam situações reais do ambiente público.
Quantos anos dura a faculdade de Gestão Pública?
O curso de Gestão Pública dura, em média, 2 a 4 anos. O percurso varia conforme o tipo de formação escolhida.
O curso tecnológico em Gestão Pública é reconhecido pelo MEC?
O curso tecnológico em Gestão Pública é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
A formação está presente no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, documento oficial que reúne informações e diretrizes referentes aos cursos de eixo tecnológico, e pode ser disponibilizada por instituições superiores em formatos presenciais e a distância (EaD).
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Gestão Pública em uma de nossas faculdades parceiras:
O curso de Gestão Pública aborda os princípios legais e técnicos relacionados à administração pública, incluindo os deveres do Estado, políticas públicas, gestão financeira e auditoria.
O programa também aborda estratégias de gestão de pessoas no setor público, com foco em liderança, comunicação e resolução de conflitos.
Além disso, ele prepara os alunos para realizar atendimentos ao público, controlar procedimentos organizacionais e aplicar inovações tecnológicas nos processos de gestão.
Ao percorrem a grade proposta, os estudantes compreendem os mecanismos de gestão pública e da engrenagem social, sendo capazes de otimizar processos, administrar recursos e garantir uma boa governança das áreas públicas.
Durante o curso, os alunos também estudam temas sociais e ambientais, como direitos humanos, educação, saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Gestão Pública considerando as seguintes disciplinas:
- Comunicação e Linguagem;
- Matemática e Estatística aplicadas à Gestão Pública;
- Teorias da Administração;
- Teorias da Administração Pública;
- Psicologia e Comportamento Organizacional;
- Finanças e Orçamento Público;
- Estado, Governo e Administração Pública;
- Legislação Aplicada ao Setor Público;
- Licitações e Contratos Administrativos;
- Gestão de Pessoas;
- Contabilidade Pública;
- Sistemas de Informações Gerenciais;
- Políticas Públicas;
- Gestão de Programas e Projetos;
- Comunicação Pública;
- Economia do Setor Público
Tem matemática no curso de gestão pública?
Embora possa variar dependendo da instituição de ensino e do currículo do curso, a matemática está tradicionalmente presente no currículo do curso de Gestão Pública.
A disciplina fornece ferramentas para análise e tomada de decisão em áreas como: orçamento público, gestão financeira, estatística, economia, entre outras.
Veja também: A grade curricular do curso superior de Gestão Pública, no site da Quero Bolsa.