Olá! Quer uma ajudinha para descobrir seu curso ou faculdade ideal?

Letras

Saiba tudo sobre o curso de Letras e comece a estudar com ajuda da Quero Bolsa

Ilustração de uma garota fazendo uma pesquisa do curso de Letras no notebook
Média Salarial: R$ 4.327,62
Duração: em média, 4 anos
Bolsas: a partir de R$ 80,00
Ver bolsas de até 94%

Sobre o curso de Letras

Última atualização: 20/01/2025

A faculdade de Letras é uma graduação voltada ao estudo de línguas, literaturas e linguística, preparando profissionais para atuar como professores, tradutores, revisores e pesquisadores. O curso combina teoria e prática, explorando gramática, análise textual, ensino de idiomas e cultura.

Durante o curso, os estudantes desenvolvem habilidades de análise textual e produção escrita, com disciplinas que abordam gramática, fonética, literatura e linguística, além de metodologias de ensino e análise cultural. Há ainda matérias específicas para o idioma de especialização escolhido, que podem incluir inglês, francês, espanhol, português ou até línguas menos comuns, como alemão, japonês e italiano, dependendo da instituição.

Além disso, o curso estimula o pensamento crítico, a compreensão intercultural e a habilidade de se comunicar. O programa pode ser desenvolvido como uma licenciatura, formando futuros educadores, ou graduação, preparando especialistas em conhecimento linguístico.

Após a conclusão do curso, os graduados em Letras estão aptos para atuar em segmentos de educação, tradução, interpretação, produção editorial, revisão de textos e pesquisa acadêmica.

Quantos anos dura a faculdade de Letras?

A faculdade de Letras possui uma duração média de quatro anos, equivalente a oito semestres. Algumas instituições também oferecem programas de formação em Letras com duração mínima de três anos e meio, ou sete semestres.

Para que serve faculdade de Letras?

A faculdade de Letras forma profissionais habilitados para atuar na área da educação, ensinando línguas e literaturas, tanto nativas quanto estrangeiras. Também treina os profissionais para práticas de tradução, revisão de textos, produção de conteúdo e pesquisa acadêmica.

+ Veja bolsas de estudo para o curso de Letras na Quero Bolsa

Livro, caderno e canetas sobrepostos em um fundo branco.

Os tipos de formação para o curso de Letras são: bacharelado , licenciatura e pós-graduação .

Como é o curso de Letras?

O curso de Letras pode ser desenvolvido em níveis de bacharelado ou licenciatura, com opções presenciais e a distância. Enquanto o bacharelado é voltado para quem deseja trabalhar como tradutor, revisor ou pesquisador, a licenciatura capacita o profissional para o ensino de língua portuguesa ou línguas estrangeiras na educação básica.

Com duração média de quatro anos, o curso de Letras é estruturado em três eixos principais: Estudos Linguísticos, Estudos Literários e Práticas Pedagógicas (para licenciatura). No eixo de estudos linguísticos, os alunos aprendem sobre gramática, análise sintática, fonética e sociolinguística, explorando as relações entre língua, cultura e sociedade. No eixo literário, analisam obras, movimentos literários e teoria da literatura, estimulando a reflexão sobre os contextos históricos e culturais das produções textuais. Já no núcleo pedagógico, em caso de licenciatura, desenvolvem habilidades aplicáveis para a propagação do ensino linguístico.

A formação oferece possibilidades de especialização em língua portuguesa ou estrangeiras como inglês, francês, espanhol, alemão e outras. Cada modelo aborda disciplinas específicas que abordam aspectos culturais, gramaticais e metodologias de ensino relacionadas ao idioma analisado.

Outro aspecto característico do curso de Letras é o enfoque prático. Estudantes de licenciatura realizam estágios supervisionados em escolas, onde colocam em prática metodologias de ensino e técnicas de didática. Já no bacharelado, o foco está na produção acadêmica e em projetos de pesquisa, extensão e tradução.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Letras com base nos seguintes conteúdos:

  • Concepções de linguagem;

  • Processos de letramentos;

  • Articulações entre literatura, cultura e diversidade cultural;

  • Teorias de aquisição e aprendizagem de língua;

  • Métodos e abordagens de ensino de língua e de suas respectivas literaturas na Educação Básica;

  • Processos de variação linguística;

  • Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxicogramaticais nos processos de compreensão e produção de textos orais, escritos e visuais;

  • Gêneros discursivos e textuais em diferentes modalidades e áreas do conhecimento;

  • Aspectos e contextos de produção-recepção do texto literário;

  • Construções de cânones literários;

  • Períodos e gêneros literários;

  • Interfaces das literaturas com demais sistemas artísticos e midiáticos;

  • Relações das literaturas com outras áreas do conhecimento;

  • Tecnologias da informação e da comunicação no ensino-aprendizagem de língua e de suas respectivas literaturas na Educação Básica;

  • Processos avaliativos de ensino-aprendizagem de língua e de suas respectivas literaturas na Educação Básica;

  • Processos de construção identitária do professor-pesquisador de língua e de suas respectivas literaturas.

Quais são as melhores faculdades de Letras do Brasil?

Confira as melhores faculdades de Letras do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2023, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.

Instituição Nota Cidade
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) 5 Campinas - SP
Universidade Estadual Paulista (Unesp) 5 São José do Rio Preto - SP
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 5 Belo Horizonte - MG
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) 5 Porto Alegre - RS
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 5 São Carlos - SP
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS-PR) 5 Realeza - PR
Universidade de São Paulo (USP) 5 São Paulo - SP
Universidade Federal Fluminense (UFF) 5 Niterói - RJ
Universidade Estadual Paulista (Unesp) 5 Assis - SP
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) 5 Juiz de Fora - MG
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) 5 São Paulo - SP
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) 5 Guarulhos - SP
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) 5 São Luís - MA
Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) 5 Bento Gonçalves - RS
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) 5 Ponta Grossa - PR
Instituto Federal de São Paulo (IFSP) 5 São Paulo - SP
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) 5 Campo Grande - MS
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 5 Florianópolis - SC
Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) 5 São Paulo - SP
Universidade Federal de Goiás (UFG) 5 Goiânia - GO

Que tal estudar em uma das melhores faculdades de Letras? Confira bolsas de estudo para o curso em instituições bem avaliadas na Quero Bolsa, com descontos de até 80%.

Qual a grade curricular de Letras?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Letras em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Análise do Discurso

  • Cultura Brasileira

  • Didática: Planejamento e Avaliação

Ver a grade curricular

A faculdade de Letras estuda o quê?

Na faculdade de Letras, os alunos estudam sobre a origem e o desenvolvimento da gramática e da literatura, seja em sua língua materna ou em idiomas estrangeiros. O curso pode englobar a análises em Português, Libras, Inglês, Espanhol, entre outros, conforme a grade curricular escolhida. O foco é compreender as nuances linguísticas, literárias e culturais que moldam a comunicação e a expressão humanas.

O curso é dividido em disciplinas que buscam aprofundar o conhecimento sobre a linguagem, literatura, cultura, história e filosofia. Assim, ao longo da graduação, o estudante tem a oportunidade de estudar a língua em suas diversas modalidades, como a gramática, a semântica, a sintaxe, a fonética e a fonologia.

Na área de literatura, o estudante é exposto a diferentes correntes literárias, desde as mais antigas até as mais contemporâneas, estudando obras de autores nacionais e internacionais, de diferentes períodos históricos. Além disso, o curso busca proporcionar ao estudante o conhecimento sobre as teorias literárias, análise de texto e interpretação de obras literárias.

Outra importante área enfatizada na faculdade de Letras é a linguística, que se dedica ao estudo da linguagem em suas diferentes modalidades, como a linguística aplicada, a linguística textual, a sociolinguística e a psicolinguística.

Confira as últimas notícias sobre Letras

Inep aplicará Prova Nacional Docente

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), será responsável pela aplicação da Prova Nacional Docente (PND) em 2025, um processo unificado para a seleção de professores nas redes públicas de ensino.

Essa seleção é um dos componentes do programa Mais Professores para o Brasil, lançado esta semana pelo governo federal. Uma portaria, a ser publicada pelo MEC, regulamentará a PND.

A primeira aplicação da prova está prevista para novembro e será estruturada com base na matriz do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes das Licenciaturas (Enade Licenciaturas), que, desde 2024, tem como foco a avaliação dos cursos de formação de professores para a educação básica.

A PND será realizada anualmente, e as redes públicas de ensino poderão optar por utilizá-la como mecanismo único ou complementar na seleção de docentes. A previsão é que mais de 1,8 milhão de professores se inscrevam para a prova até 2030.

Embora a aprovação no processo seletivo não garanta uma certificação profissional, ela poderá ser usada como uma das formas de ingresso nas redes de ensino.

Veja mais informações no site do Inep.

Caso você tenha dúvidas se Letras é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional para Letras da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.

Qual é o preço da faculdade de Letras?

No Brasil, o preço médio da faculdade de Letras é de R$ 590,00, levando em consideração as mensalidades das principais instituições de ensino. Entretanto, você pode encontrar mensalidades mais baixas, a partir de R$ 74,50.

+ Veja bolsas de estudo para o curso de Letras na Quero Bolsa

Procure o curso de Letras ideal para você!

Com mensalidades a partir de R$ 80,00 entre as 1.486 instituições parceiras do Quero Bolsa.

Veja como é simples começar a estudar

  1. Encontre seu curso
  2. Garanta sua bolsa
  3. Economize até se formar

Sobre a carreira de Letras

O que faz o profissional de Letras?

O profissional formado no curso de Letras atua em áreas relacionadas ao estudo, ensino e aplicação da língua, literatura e comunicação. Ele pode trabalhar como professor, tradutor, revisor de textos, pesquisador, escritor ou consultor linguístico.

Como professor, o profissional de Letras ensina língua portuguesa, literaturas e línguas estrangeiras, geralmente na educação básica, quando formado em licenciatura. Ele planeja aulas, elabora materiais didáticos e avalia o progresso dos alunos, além de incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico por meio da análise de textos literários e culturais.

No campo da tradução e revisão, o profissional lida com a interpretação de textos em diferentes idiomas, ajustando-os culturalmente para o público-alvo. Ele também realiza correções gramaticais, estilísticas e estruturais em textos escritos, garantindo precisão e clareza na comunicação.

Além disso, o profissional de Letras pode atuar como pesquisador em universidades e instituições culturais, investigando fenômenos linguísticos e literários, produzindo conhecimento e contribuindo para o avanço da área.

Quem faz faculdade de Letras pode trabalhar em quê?

O profissional de Letras pode trabalhar em escolas de educação básica, onde atuam como professores de língua portuguesa, literaturas e línguas estrangeiras. Eles lecionam em instituições públicas e privadas, planejando e ministrando aulas para alunos do ensino fundamental e médio.

No setor editorial, o profissional encontra oportunidades como revisor de textos, editor e redator, colaborando em editoras, agências de publicidade, jornais e revistas. Empresas de tradução e interpretação também são locais de atuação, especialmente para aqueles com especialização em línguas estrangeiras.

Outra área promissora é a pesquisa acadêmica, em universidades e centros culturais, onde o profissional de Letras desenvolve estudos sobre linguística, literatura, culturas e educação. Além disso, ele pode atuar como consultor em comunicação e linguagem para empresas, ajudando a melhorar estratégias de conteúdo e relacionamento com diferentes públicos.

Quanto ganha um profissional de Letras?

O salário médio de um Letrólogo no Brasil é de R$ 4.327,62 . Os estados onde a profissão de Letrólogo têm os melhores salários são .

Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui

Ver salários dessa profissão
Sino de ofertas
Receba um alerta quando a vaga ideal chegar!

Como ingressar na profissão de Letras?

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Letras?

Para atuar na área de Letras, é necessário concluir a graduação em Letras, que pode ser realizada como bacharelado ou licenciatura. O curso, com duração média de quatro anos, é oferecido em modalidades presenciais ou a distância e prepara o estudante para atuar em áreas como ensino, tradução, revisão de textos, pesquisa acadêmica e consultoria linguística.

Além da formação acadêmica, o domínio de competências socioemocionais, como comunicação eficaz, organização e pensamento crítico, é necessário.

Quais são as principais competências pessoais do profissional de Letras?

As principais características do profissional de Letras, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

Manter a excelência da crítica;
Trabalhar em equipe;
Discrição;
Acuidade auditiva;
Fluência e proficiência;
Adaptar discurso ao público-alvo;
Trabalhar sob pressão (do tempo);
Utilizar técnicas de orientação e mobilidade;
Demonstrar erudição;
Agilidade de raciocínio;
Neutralidade;
Capacidade de concentração;
Flexibilidade;
Pró-atividade;
Capacidade de improvisar;
Acuidade visual;
Capacidade de síntese;
Leitura oral fluente;
Capacidade de observação;
Capacidade de locução/narração.

Nota de corte para Letras

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Letras foram:

Quais cidades têm cursos de Letras?

Balões de Conversa - Dúvidas sobre Letras
Está com dúvidas sobre Letras? Os alunos e ex-alunos do curso estão prontos para tirar suas dúvidas. Ver perguntas e respostas

Perguntas e Respostas - Letras

Tipo de Pergunta
Recentes