Sobre o curso de Letras
Última atualização: 14/01/2025
A faculdade de Letras é uma graduação voltada ao estudo de línguas, literaturas e linguística, preparando profissionais para atuar como professores, tradutores, revisores e pesquisadores. O curso combina teoria e prática, explorando gramática, análise textual, ensino de idiomas e cultura.
Durante o curso, os estudantes desenvolvem habilidades de análise textual e produção escrita, com disciplinas que abordam gramática, fonética, literatura e linguística, além de metodologias de ensino e análise cultural. Há ainda matérias específicas para o idioma de especialização escolhido, que podem incluir inglês, francês, espanhol, português ou até línguas menos comuns, como alemão, japonês e italiano, dependendo da instituição.
Além disso, o curso estimula o pensamento crítico, a compreensão intercultural e a habilidade de se comunicar. O programa pode ser desenvolvido como uma licenciatura, formando futuros educadores, ou graduação, preparando especialistas em conhecimento linguístico.
Após a conclusão do curso, os graduados em Letras estão aptos para atuar em segmentos de educação, tradução, interpretação, produção editorial, revisão de textos e pesquisa acadêmica.
Quantos anos dura a faculdade de Letras?
A faculdade de Letras possui uma duração média de quatro anos, equivalente a oito semestres. Algumas instituições também oferecem programas de formação em Letras com duração mínima de três anos e meio, ou sete semestres.
Para que serve faculdade de Letras?
A faculdade de Letras forma profissionais habilitados para atuar na área da educação, ensinando línguas e literaturas, tanto nativas quanto estrangeiras. Também treina os profissionais para práticas de tradução, revisão de textos, produção de conteúdo e pesquisa acadêmica.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Letras na Quero Bolsa
Como é o curso de Letras?
O curso de Letras pode ser desenvolvido em níveis de bacharelado ou licenciatura, com opções presenciais e a distância. Enquanto o bacharelado é voltado para quem deseja trabalhar como tradutor, revisor ou pesquisador, a licenciatura capacita o profissional para o ensino de língua portuguesa ou línguas estrangeiras na educação básica.
Com duração média de quatro anos, o curso de Letras é estruturado em três eixos principais: Estudos Linguísticos, Estudos Literários e Práticas Pedagógicas (para licenciatura). No eixo de estudos linguísticos, os alunos aprendem sobre gramática, análise sintática, fonética e sociolinguística, explorando as relações entre língua, cultura e sociedade. No eixo literário, analisam obras, movimentos literários e teoria da literatura, estimulando a reflexão sobre os contextos históricos e culturais das produções textuais. Já no núcleo pedagógico, em caso de licenciatura, desenvolvem habilidades aplicáveis para a propagação do ensino linguístico.
A formação oferece possibilidades de especialização em língua portuguesa ou estrangeiras como inglês, francês, espanhol, alemão e outras. Cada modelo aborda disciplinas específicas que abordam aspectos culturais, gramaticais e metodologias de ensino relacionadas ao idioma analisado.
Outro aspecto característico do curso de Letras é o enfoque prático. Estudantes de licenciatura realizam estágios supervisionados em escolas, onde colocam em prática metodologias de ensino e técnicas de didática. Já no bacharelado, o foco está na produção acadêmica e em projetos de pesquisa, extensão e tradução.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Letras com base nos seguintes conteúdos:
Concepções de linguagem;
Processos de letramentos;
Articulações entre literatura, cultura e diversidade cultural;
Teorias de aquisição e aprendizagem de língua;
Métodos e abordagens de ensino de língua e de suas respectivas literaturas na Educação Básica;
Processos de variação linguística;
Aspectos pragmático-discursivos, fonológicos, morfossintáticos e léxicogramaticais nos processos de compreensão e produção de textos orais, escritos e visuais;
Gêneros discursivos e textuais em diferentes modalidades e áreas do conhecimento;
Aspectos e contextos de produção-recepção do texto literário;
Construções de cânones literários;
Períodos e gêneros literários;
Interfaces das literaturas com demais sistemas artísticos e midiáticos;
Relações das literaturas com outras áreas do conhecimento;
Tecnologias da informação e da comunicação no ensino-aprendizagem de língua e de suas respectivas literaturas na Educação Básica;
Processos avaliativos de ensino-aprendizagem de língua e de suas respectivas literaturas na Educação Básica;
Processos de construção identitária do professor-pesquisador de língua e de suas respectivas literaturas.
Quais são as melhores faculdades de Letras do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Letras do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2023, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
Que tal estudar em uma das melhores faculdades de Letras? Confira bolsas de estudo para o curso em instituições bem avaliadas na Quero Bolsa, com descontos de até 80%.
Qual a grade curricular de Letras?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Letras em uma de nossas faculdades parceiras:
-
Análise do Discurso
-
Cultura Brasileira
-
Didática: Planejamento e Avaliação
A faculdade de Letras estuda o quê?
Na faculdade de Letras, os alunos estudam sobre a origem e o desenvolvimento da gramática e da literatura, seja em sua língua materna ou em idiomas estrangeiros. O curso pode englobar a análises em Português, Libras, Inglês, Espanhol, entre outros, conforme a grade curricular escolhida. O foco é compreender as nuances linguísticas, literárias e culturais que moldam a comunicação e a expressão humanas.
O curso é dividido em disciplinas que buscam aprofundar o conhecimento sobre a linguagem, literatura, cultura, história e filosofia. Assim, ao longo da graduação, o estudante tem a oportunidade de estudar a língua em suas diversas modalidades, como a gramática, a semântica, a sintaxe, a fonética e a fonologia.
Na área de literatura, o estudante é exposto a diferentes correntes literárias, desde as mais antigas até as mais contemporâneas, estudando obras de autores nacionais e internacionais, de diferentes períodos históricos. Além disso, o curso busca proporcionar ao estudante o conhecimento sobre as teorias literárias, análise de texto e interpretação de obras literárias.
Outra importante área enfatizada na faculdade de Letras é a linguística, que se dedica ao estudo da linguagem em suas diferentes modalidades, como a linguística aplicada, a linguística textual, a sociolinguística e a psicolinguística.
Confira as últimas notícias sobre Letras
Sancionada lei que restringe uso de celulares nas escolas
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nesta segunda-feira, 13 de janeiro, o projeto de lei que regulamenta o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares, por estudantes em escolas públicas e privadas da educação básica.
A medida tem como objetivo proteger a saúde mental, física e psíquica de crianças e adolescentes, criando um ambiente escolar mais equilibrado e saudável. O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve presente na cerimônia de assinatura.
De acordo com a Lei nº 15.100/2025, fica proibido o uso de aparelhos eletrônicos pessoais durante as aulas, recreios e intervalos em todas as etapas da educação básica, salvo quando usados com finalidade pedagógica.
Exceções são permitidas em situações de necessidade, perigo ou força maior. A legislação também garante o uso desses dispositivos para questões de acessibilidade, inclusão, saúde ou direitos fundamentais.
Para mais detalhes, consulte o site do MEC.
Caso você tenha dúvidas se Letras é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional para Letras da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Qual é o preço da faculdade de Letras?
No Brasil, o preço médio da faculdade de Letras é de R$ 590,00, levando em consideração as mensalidades das principais instituições de ensino. Entretanto, você pode encontrar mensalidades mais baixas, a partir de R$ 74,50.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Letras na Quero Bolsa
Procure o curso de Letras ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Letras
O que faz o profissional de Letras?
O profissional formado no curso de Letras atua em áreas relacionadas ao estudo, ensino e aplicação da língua, literatura e comunicação. Ele pode trabalhar como professor, tradutor, revisor de textos, pesquisador, escritor ou consultor linguístico.
Como professor, o profissional de Letras ensina língua portuguesa, literaturas e línguas estrangeiras, geralmente na educação básica, quando formado em licenciatura. Ele planeja aulas, elabora materiais didáticos e avalia o progresso dos alunos, além de incentivar o desenvolvimento do pensamento crítico por meio da análise de textos literários e culturais.
No campo da tradução e revisão, o profissional lida com a interpretação de textos em diferentes idiomas, ajustando-os culturalmente para o público-alvo. Ele também realiza correções gramaticais, estilísticas e estruturais em textos escritos, garantindo precisão e clareza na comunicação.
Além disso, o profissional de Letras pode atuar como pesquisador em universidades e instituições culturais, investigando fenômenos linguísticos e literários, produzindo conhecimento e contribuindo para o avanço da área.
Quem faz faculdade de Letras pode trabalhar em quê?
O profissional de Letras pode trabalhar em escolas de educação básica, onde atuam como professores de língua portuguesa, literaturas e línguas estrangeiras. Eles lecionam em instituições públicas e privadas, planejando e ministrando aulas para alunos do ensino fundamental e médio.
No setor editorial, o profissional encontra oportunidades como revisor de textos, editor e redator, colaborando em editoras, agências de publicidade, jornais e revistas. Empresas de tradução e interpretação também são locais de atuação, especialmente para aqueles com especialização em línguas estrangeiras.
Outra área promissora é a pesquisa acadêmica, em universidades e centros culturais, onde o profissional de Letras desenvolve estudos sobre linguística, literatura, culturas e educação. Além disso, ele pode atuar como consultor em comunicação e linguagem para empresas, ajudando a melhorar estratégias de conteúdo e relacionamento com diferentes públicos.
Quanto ganha um profissional de Letras?
O salário médio de um Letrólogo no Brasil é de R$ 4.327,62 . Os estados onde a profissão de Letrólogo têm os melhores salários são .
Como ingressar na profissão de Letras?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Letras?
Para atuar na área de Letras, é necessário concluir a graduação em Letras, que pode ser realizada como bacharelado ou licenciatura. O curso, com duração média de quatro anos, é oferecido em modalidades presenciais ou a distância e prepara o estudante para atuar em áreas como ensino, tradução, revisão de textos, pesquisa acadêmica e consultoria linguística.
Além da formação acadêmica, o domínio de competências socioemocionais, como comunicação eficaz, organização e pensamento crítico, é necessário.
Quais são as principais competências pessoais do profissional de Letras?
As principais características do profissional de Letras, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
Nota de corte para Letras
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Letras foram: