Serviço Social é a área responsável por defender os direitos humanos e incentivar a cidadania e o bem-estar social, auxiliando na criação de políticas públicas que visam reduzir desigualdades e melhorar a qualidade de vida da população.
Seu objetivo é enfrentar problemas como a pobreza, a exclusão social e a violação de direitos para construir uma sociedade justa e equitativa.
O profissional da área, denominado de assistente social, é aquele que coloca os princípios em prática, trabalhando para identificar e suprir as necessidades sociais de indivíduos e comunidades.
Bolsas de estudo para o curso de Serviço Social

Qual é a função do Serviço Social?
A função do Serviço Social é promover a justiça social, a inclusão e a cidadania através da elaboração e implementação de políticas e programas sociais que atendam às necessidades da população.
Os profissionais dessa área trabalham para garantir o acesso aos direitos básicos, como saúde, educação, moradia e assistência social, especialmente para as comunidades mais vulneráveis.
Como é o curso de Serviço Social?
O curso de Serviço Social forma profissionais capazes de defender os direitos humanos e incentivar a criação de de políticas públicas voltadas à cidadania e à justiça social.
Durante a formação, o aluno aprende a identificar, analisar e intervir em situações de vulnerabilidade social, utilizando métodos específicos do campo.
A graduação é oferecida em nível de bacharelado, com duração média de 4 anos: período em que o estudante cumpre atividades teóricas, aulas práticas, estágio supervisionado e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
As disciplinas presentes ao decorrer da faculdade enfatizam o papel das políticas públicas para a equidade social, assim como os direitos sociais, fundamentos históricos, sociologia, psicologia social e economia política.
A formação é suportada por modalidades presencial e a distância (EaD), e garante que o egresso saia pronto para atuar como assistente social, comprometido com a defesa dos direitos humanos e da justiça social.
Quanto tempo dura o curso de Serviço Social?
O Ministério da Educação (MEC), estabelece uma carga horária mínima de 3.000 horas para o curso de Serviço Social, totalizando 4 anos.
Quais são as melhores faculdades de Serviço Social do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Serviço Social do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2024, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
Como é a pós-graduação em Serviço Social?
A pós-graduação em Serviço Social é destinado a profissionais já graduados que desejam aperfeiçoar habilidades em pesquisa e planejamento de políticas sociais.
Além de disciplinas teóricas que abordam temas como direitos humanos, políticas públicas e intervenção social, o programa incentiva a realização de pesquisas e a elaboração de uma dissertação.
A pós-graduação em Serviço Social não só amplia o conhecimento teórico e técnico dos profissionais, mas também os capacita a desenvolver uma visão crítica e inovadora sobre as questões sociais.
Quais pós-graduação os formados em Serviço Social podem fazer?
Os profissionais formados em Serviço Social podem se especializar em áreas específicas ligadas à Gestão de Recursos Humanos, Psicologia, Sociologia, e outros, ampliando suas habilidades e conhecimentos. Entre as principais alternativas estão:
Qual a grade curricular de Serviço Social?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Serviço Social em uma de nossas faculdades parceiras:
- Antropologia Cultural
- Assessoria e Consultoria em Serviço Social
- Ciências Políticas
Ver a grade curricular O que estuda o Serviço Social?
No curso de Serviço Social, o aluno aprende a intervir em questões sociais, promovendo a cidadania, a equidade e os direitos humanos.
Ele estuda as bases históricas, éticas e teóricas que sustentam a prática profissional, assim como as políticas públicas de saúde, assistência social, educação, habitação e previdência.
Além disso, a formação ensina sobre Direitos Humanos, Legislação Social, Sociologia, Antropologia e Psicologia Social, treinando o futuro profissional para compreender aspectos subjetivos e coletivos das relações sociais.
Ao longo do curso, o estudante também cumpre um estágio supervisionado, que proporciona contato direto com os desafios do campo profissional.
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso deve preparar o profissional para, entre outros itens:
Identificar as demandas da sociedade;
Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres;
Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais;
Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos.
Veja notícias da área de Serviço Social
Serviço Social e Psicologia na Educação básica: documento fortalece implementação da Lei
Em março de 2025, a luta pela implementação dos serviços de psicologia e serviço social na educação básica avançou com a divulgação de um novo documento pelo Ministério da Educação (MEC). Lançado em fevereiro, o material oferece subsídios para a aplicação da Lei 13.935/2019 em todo o país.
A lei determina que as redes públicas de educação básica contem com equipes multiprofissionais, incluindo assistentes sociais e psicólogos. O documento sistematiza as principais estratégias para efetivar essa implementação e reforça o papel dessas profissões no contexto educacional, promovendo o fortalecimento da relação entre famílias, comunidade e escolas.
Para mais detalhes, acesse o site do Conselho Federal de Serviço Social.
Veja também: A grade curricular do curso superior de Serviço Social, no site da Quero Bolsa.
Quanto custa uma faculdade de Serviço Social?