A relação entre o esporófito e o gametófito varia entre os diferentes grupos de plantas, principalmente, e está diretamente relacionada com a dependência de água para os processos reprodutivos e nutritivos do vegetal. Já nas algas, o esporófito e o gametófito são organismos independentes e separados, que podem ser semelhantes entre si ou não.
Briófitas
Nas plantas avasculares, como as briófitas, o esporófito é menos desenvolvido quando comparado com o gametófito, além de depender do gametófito para seu estabelecimento no ciclo de vida de um musgo, por exemplo.
Ciclo de vida de uma briófita, mostrando o esporófito como fase diplóide (a esquerda) e o gametófito como fase haplóide (a direita).
Nas briófitas, o esporófito diplóide cresce como uma haste acima do gametófito haplóide e, portanto, nesse grupo específico, o esporófito não representa a fase dominante do vegetal.
Esporófito do musgo Tortula muralis.
Pteridófitas
Nas plantas vasculares, por outro lado, o esporófito representa a parte dominante do vegetal, como observado a partir das primeiras pteridófitas, como as samambaias. Nas samambaias, o esporófito é a própria planta, e o gametófito é um pequeno organismo achatado e menos desenvolvido formado a partir da germinação do esporo, do qual o esporófito ainda é brevemente dependente para a sua nutrição.
Ciclo de vida de uma samambaia resumido, no qual é possível ver o esporófito diplóide (2n) e o gametófito haplóide (n) formado a partir do esporo.
Gimnospermas
A partir das Gimnospermas, o Esporófito se desenvolve mais, enquanto o gametófito torna-se muito mais reduzido, geralmente sendo formado por poucas células que se desenvolvem inteiramente dentro do esporófito. Portanto, a partir das gimnospermas, como os pinheiros, o esporófito torna-se o próprio organismo, enquanto o gametófito passa a ser uma estrutura especializada na produção de gametas, dentro do próprio organismo.
Ciclo de vida das Gimnospermas mostrando o esporófito 2n monóico e seus gametófitos masculino (micrósporo) e feminino (megásporo).
Angiospermas
Nas plantas com flores e frutos, como as angiospermas, o gametófito reduzido ocupa uma pequena porção da flor presente em todo o esporófito do organismo, que é a planta como um todo. Portanto, nesse grupo, o esporófito é o próprio organismo, enquanto o gametófito, dividido em feminino e masculino, aparece apenas em estruturas especializadas na reprodução, que são as flores.
Ciclo de vida das Angiospermas, mostrando o esporófito, que é o vegetal como um todo, e o gametófito masculino e feminino presente em porções específicas dentro da flor.