Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


O Império Caldeu

História Geral - Manual do Enem
Daniel Zem Bernardes Publicado por Daniel Zem Bernardes
 -  Última atualização: 23/4/2024

Índice

Introdução

O Império Caldeu surgiu após a queda do Império Assírio, em 612 a.C. . Os caldeus trouxeram novamente a Babilônia como capital, centro cultural e econômico de um grande império e consequentemente, de toda região da Mesopotâmia. É por conta da expansão cultural e valorização da região babilônica que o Império Caldeu também é conhecido como o segundo império da Babilônia.

Mas quem foram os caldeus? Como eles conseguiram estabelecer o seu império? Para respondermos a estas perguntas, precisamos entender a queda do império assírio.

Coluna do segundo império da babilônia, que mostra o rei Nabucodonosor escravizando os hebreus. Créditos a Daniel Villafruela

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Quem foram os Caldeus?

Os caldeus são povos da antiguidade, de origem árabe, que ocupavam regiões ao sul da Mesopotâmia, chamadas Caldeia, atualmente, são áreas atualmente localizadas a SíriaIraque e Turquia. Juntamente com os medos (povos tribais de origem ariana), derrotaram os Assírios, povos que habitavam a região. Após a conquista, os caldeus deram início a construção de seu Império. 

Na bíblia, os caldeus são descritos como o povo que destruiu Jerusalém e são também chamados de novos babilônios. Apesar de serem citados no livro sagrado do cristianismo, os caldeus, assim como todos os povos mesopotâmicos eram politeístas e cultuavam vários deuses e divindades ligados à natureza e fenômenos naturais.

A figura histórica mais conhecida do Império Caldeu é seu rei, Nabucodonosor, que governou entre 605 a.C. e 563 a. C. e conquistou o Reino de Judá e também escravizou o povo hebreu. Na bíblia, o rei foi castigado com sete anos de loucura devido ao seu comportamento orgulhoso.  Nabucodonosor também foi responsável pela conquista de todo o território da Mesopotâmia.

Além das conquistas militares e políticas, o Império Caldeu também deixou sua marca na cultura, sendo o responsável pela criação dos jardins suspensos da Babilônia, considerados, em conjunto, como uma das 7 maravilhas do mundo antigo. Além da construção dos jardins da Babilônia, os caldeus realizavam estudos sobre astronomia e astrologia, que foram posteriormente absorvidos pelos estudos e cultura da região do crescente fértil e península arábica.

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯  

A queda do império do assírio e o surgimento do império Caldeu 

Os caldeus eram um povo semita cuja história leva a crer que se estabeleceu na baixa Mesopotâmia durante o primeiro milênio antes de Cristo e que, posteriormente, ocupou a cidade da Babilônia, que estava sob o controle dos assírios. O povo caldeu juntamente com os povos medos, foram os grandes responsáveis pela derrota do Império Assírio.

A partir da aliança militar entre medos e caldeus, aconteceu a derrubada de Nínive,  capital do Império Assírio, em 612 a.C.  Durante a ocupação da capital a majestosa Biblioteca de Nínive, construída pelo rei Assurbanipal,  30 anos antes da dominação, foi completamente destruída.

O Império Assírio era considerado a maior potência militar da Mesopotâmia. Contudo, inovações estratégicas e o surgimento de novas ferramentas bélicas, enfraqueceu o exército assírio. Perto de seu fim, os assírios perderam  o controle dos seus domínios, internamente rebeliões e guerras civis enfraqueceram o poderio. Enfraquecidos, foram conquistados e dominados pelos caldeus.

avanço caldeu sobre o Império Assírio teve início em 626 a.C., sob a liderança do rei caldeu Naboplasar, que começou com a tomada do controle da Babilônia das mãos de uns dos filhos de Assurbanipal (rei assírio).

A autonomia da Babilônia não era aceita pelo rei assírio, o que levou a declaração de guerra contra Naboplasar e a Babilônia. A guerra se estendeu até 612 a.C., quando houve a invasão e a destruição da então capital assíria, Nínive. Assim, em 612 a.C., o Império Assírio foi totalmente controlado, dando início ao Império Caldeu, ou segundo império o da Babilônia. O Império Caldeu foi breve, durando menos de um século (612 a.C. - 539 a.C.), tendo seu auge nas mãos do rei Nabucodonosor (605 a.C. - 563 a.C.).

O Império Caldeu e Nabucodonosor

Após os triunfos de Naboplasar, o rei dos caldeus se encontrava velho, passando suas responsabilidades para o seu filho, Nabucodonosor. O jovem príncipe foi, primeiramente, incumbido da tarefa de expulsar os egípcios do território da Síria. Foi bem sucedido, liderando um avanço nessa região, contudo, voltou às pressas para a Babilônia após a notícia do falecimento de seu pai, em 605 a.C., que o tornou rei do Império Caldeu.

Assim, como rei, Nabucodonosor partiu para a conquista dos territórios do mediterrâneo, estabelecendo um rígido controle na região, submetendo os povos que ali residiam a pagar tributos ao Império. Em 598 a.C., o rei de Judá recusou-se a pagar o tributo e, por consequência, foi morto. Os babilônios conquistaram Jerusalém e o reino de Judá.

O segundo império babilônico teve uma grande expansão de seu território nas mãos de Nabucodonosor. Seu domínio quase se estendeu por todo o crescente fértil, mas os caldeus não dominaram o território egípcio. Contudo, com a morte de Nabucodonosor, o império começou a entrar em decadência por não conseguir exercer controle nas regiões já conquistadas e por não conseguir se defender da nova ameaça que surgiu ao leste: os persas.

Em 539 a.C., o Império Caldeu caiu para o domínio dos persas, pelas mãos de Ciro I. Pode-se dizer que o domínio persa sobre a Mesopotâmia marca o fim das civilizações mesopotâmicas, já que o Império Persa foi o primeiro a conquistar todo o território da antiguidade oriental, e a Mesopotâmia se tornou apenas uma de suas muitas províncias.

Curiosidades

  • Os jardins suspensos da Babilônia sãos cercados de mistérios. Não se sabe se sua existência foi real ou apenas um mito, já que não existem vestígios de sua obra. Contudo, existem relatos escritos que exaltam a sua beleza.

Representação dos jardins suspensos da Babilônia

  • Os hebreus só foram soltos em 539 a.C., quando Ciro I autorizou a volta deste povo para a sua terra, que era chamada de Judá. Assim, os hebreus passaram a ser conhecidos como Judeus.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓  

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
FATEC/2003

O Iraque, recentemente em guerra com os EUA e Inglaterra, já foi palco de uma grande civilização na Antiguidade, a Mesopotâmia.

Desta civilização, inserida na área do Crescente Fértil, é correto afirmar:

A teve em Senaqueribe seu mais importante rei, que além de transformar a Babilônia num dos principais centros urbanos, elaborou o 1 o código de leis completo, assentado nas antigas tradições sumerianas.
B durante o governo de Nabucodonosor foram realizadas grandes construções públicas, merecendo destaque os "Jardins Suspensos da Babilônia", considerados uma das maravilhas do Mundo Antigo.
C Nabopalassar, que substituiu Nabucodonosor, não conseguiu manter o império, que foi conquistado por Ciro, o Grande, da Pérsia.
D Assurbanípal, rei dos Assírios, depois de dominar a Caldéia, mudou a capital do império para a cidade de Ur.
E com Hamurábi, os sumerianos, vindos do planalto do Irã, fixaram-­se na Caldéia e fundaram diversas cidades autônomas, como Ur, Nínive e Babilônia.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail