Os hebreus foram um povo de origem semita que surgiu, acredita-se, por volta de 2000 a.C e se destacaram na Antiguidade ao estabelecer-se em Canaã, às margens do Rio Jordão, na árida região da Palestina. Daí vem o seu nome, já que hebreu significa “povo do outro lado do rio”.
Conhecidos pelas narrativas bíblicas, sob liderança de figuras patriarcais como Abraão e Moisés, foram pioneiros no monoteísmo, adorando a Deus. Lutaram contra povos locais como cananeus e filisteus, marcando a história com sua cultura, leis e tradições.
Sua história gira em torno da busca pelo seu local sagrado e pelas fugas de seus opressores, como Egito e Babilônia. Você provavelmente pode ter ouvido falar dos Hebreus por conta da história da travessia do Mar Vermelho, um evento significativo narrado no Antigo Testamento da Bíblia.
Segundo a tradição hebraica, liderados por Moisés, os hebreus fugiram da escravidão no Egito e, quando se depararam com o Mar Vermelho à sua frente e o exército egípcio se aproximando por trás, Moisés teria dividido as águas com um milagre de Deus, permitindo que os hebreus atravessassem a abertura do mar em segurança e, em seguida, fechado as águas sobre os egípcios.