Povos Hebreus: origem, história e resumo
Publicado por Natália Cruz | Última atualização: 30/9/2025Índice
Introdução
Os hebreus foram um povo de origem semita que surgiu, acredita-se, por volta de 2000 a.C e se destacaram na Antiguidade ao estabelecer-se em Canaã, às margens do Rio Jordão, na árida região da Palestina. Daí vem o seu nome, já que hebreu significa “povo do outro lado do rio”.
Conhecidos pelas narrativas bíblicas, sob liderança de figuras patriarcais como Abraão e Moisés, foram pioneiros no monoteísmo, adorando a Deus. Lutaram contra povos locais como cananeus e filisteus, marcando a história com sua cultura, leis e tradições.
Sua história gira em torno da busca pelo seu local sagrado e pelas fugas de seus opressores, como Egito e Babilônia. Você provavelmente pode ter ouvido falar dos Hebreus por conta da história da travessia do Mar Vermelho, um evento significativo narrado no Antigo Testamento da Bíblia.
Segundo a tradição hebraica, liderados por Moisés, os hebreus fugiram da escravidão no Egito e, quando se depararam com o Mar Vermelho à sua frente e o exército egípcio se aproximando por trás, Moisés teria dividido as águas com um milagre de Deus, permitindo que os hebreus atravessassem a abertura do mar em segurança e, em seguida, fechado as águas sobre os egípcios.
Quem foram os Hebreus?
A partir das narrativas bíblicas, os hebreus são povos da antiguidade que têm suas origens nas tribos mesopotâmicas. Ainda de acordo com os escritos bíblicos, os hebreus, após receberem uma mensagem divina, teriam migrado para Canaã, para se livrar da escassez de água e alimentos que atingia a região em que viviam. O processo de migração levou os povos hebreus até o Egito, onde foram escravizados.
Os hebreus são também chamados de israelitas ou judeus e, portanto, os antepassados dos judeus. Os hebreus se diferenciam dos outros povos da antiguidade pois eram os únicos povos monoteístas.
Quem foi o primeiro Hebreu?
A origem do povo hebreu é controversa e não há uma resposta definitiva para quem foi o primeiro hebreu.
Segundo a tradição bíblica, Abraão é considerado o pai do povo hebreu. De acordo com a história narrada na Bíblia, Abraão foi escolhido por Deus para ser o pai de uma nação e foi chamado para deixar sua terra natal e ir para a Terra de Canaã, que mais tarde se tornaria a Terra de Israel.
No entanto, a origem do povo hebreu é complexa e está relacionada a vários fatores históricos, culturais e sociais. Alguns estudiosos acreditam que o povo hebreu é o resultado da mistura de diferentes grupos étnicos e culturais que viviam na região da antiga Mesopotâmia e na região da Palestina.
Entenda a diferença entre os hebreus e os judeus
Os termos "judeus" e "hebreus" são frequentemente usados para se referir ao mesmo grupo étnico e religioso, mas eles podem ter diferentes conotações dependendo do contexto histórico e cultural. Aqui está a diferença geral entre esses dois termos:
- Hebreus: Os hebreus são um grupo étnico e cultural que se origina da antiguidade, muitas vezes associados à região da antiga Mesopotâmia e ao Oriente Médio. O termo "hebreu" é historicamente mais antigo e é frequentemente usado para se referir aos ancestrais do povo judeu. Originalmente, os hebreus eram uma comunidade semita que falava a língua hebraica e cujas histórias e tradições foram documentadas na Bíblia Hebraica (Antigo Testamento para os cristãos). O termo "hebreu" está ligado aos primeiros patriarcas bíblicos, como Abraão, Isaac e Jacó.
- Judeus: O termo "judeus" é mais amplamente utilizado na atualidade para se referir ao povo que compartilha uma identidade religiosa e étnica com base na fé judaica. Os judeus seguem a religião judaica e muitos também se identificam com a cultura e as tradições judaicas. Historicamente, o termo "judeus" se originou da tribo de Judá, uma das doze tribos de Israel, que era uma descendente dos hebreus. Com o decorrer do tempo, o termo "judeu" passou a ser usado para se referir a todos os descendentes dos hebreus que compartilham a identidade religiosa e cultural judaica.
Veja também: Conflito entre Israel e Palestina
+ Veja resumo sobre os Persas
A origem dos Hebreus
Por Jean Housen - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11820699
De acordo com os relatos bíblicos, os hebreus vieram da cidade de Ur, da Mesopotâmia. De lá, se deslocaram e se estabeleceram na região da Palestina, no Vale do Rio Jordão, por volta de 2000 a.C..
A Palestina era um território, em sua maioria, seco e árido. Contudo, o Vale do Rio Jordão apresentava terras férteis e favoráveis ao plantio, o que possibilitou o estabelecimento no local.
Existia a presença de diversos povos de origem semita na região, como é o caso dos cananeus, povo muito referenciado na Bíblia e que ocupava Canaã, que na verdade, tratava-se da região da Palestina também. Os hebreus eram grupos de pastores seminômades, logo, sua atividade principal era a atividade pastoril e a agricultura.
A primeira figura política central da sociedade hebraica eram os patriarcas, que tinham conexão com Deus e teriam estabelecido as primeiras relações com o superior. O primeiro patriarca foi Abraão, que foi o responsável pelo estabelecimento dos hebreus nas terras da Palestina. Os próximos patriarcas foram os seus descendentes diretos, Isaac e Jacó.
A era patriarcal perdurou até a escravização dos hebreus pelos egípcios. Isso se deu, acredita-se, por conta de uma seca no Vale do Jordão, que fez com que hebreus se deslocassem até os domínios egípcios, por volta de 1800 a.C., o que, posteriormente, levou à escravização hebraica por séculos até a sua fuga, episódio que ficou conhecido como êxodo.
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯
Qual é a religião do povo Hebreu?
A religião do povo hebreu é o Judaísmo, que é considerada uma das religiões mais antigas do mundo e também é a base da fé dos judeus. A crença central do Judaísmo é que há um único Deus que é criador do universo e que tem um relacionamento pessoal com seu povo, o povo judeu.
O livro sagrado do Judaísmo é a Torah ou Torá que inclui os primeiros cinco livros da Bíblia hebraica e contém leis, histórias e ensinamentos que guiam a vida dos judeus. Outros livros sagrados incluem a Mishnah e a Gemara, que formam a base do Talmud.
Família de judeus apreciando a menorá, candelabro que é um dos principais símbolos difundidos do Judaísmo
📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝
Saiba mais sobre a expansão marítima e os domínios morfoclimáticos e entenda a relação entre povos antigos e o ambiente em que se desenvolveram.
Hebreus e os montes
Na tradição bíblica, os montes são vistos como lugares sagrados e importantes. Por exemplo, o Monte Sinai é conhecido como o lugar onde Moisés recebeu as Tábuas da Lei de Deus, e o Monte Moriah é o local onde Abraão foi testado por Deus quando foi pedido para sacrificar seu filho Isaac.
Além disso, o Monte Sião em Jerusalém é visto como o lugar onde a Arca da Aliança foi mantida no Templo de Salomão. Os montes também são vistos como lugares de refúgio e proteção. Na tradição bíbluca, as pessoas procuravam os montes durante períodos de perigo ou opressão, como quando os filhos de Israel foram perseguidos pelo faraó no Egito.
Além disso, os montes desempenham um papel importante na geografia da Terra de Israel, e muitos lugares sagrados dos hebreus estão localizados em montanhas, incluindo Jerusalém, Hebron e Shiloh.
Moisés e os 10 mandamentos no Monte Sinai, como forma de guiar a jornada espiritual da humanidade
Entenda melhor: Império Caldeu
+ Quem foram os fenícios?
Resumo sobre os Hebreus
Os hebreus eram povos, que na Antiguidade, foram tribos seminômades. A maioria das tribos viviam na região da cidade-estado de Ur, na Mesopotâmia. Por serem seminômades, parte das tribos se dirigiu à região de Canaã, área em que hoje está a Palestina, nas margens do Rio Jordão. Nessa localidade, algumas tribos se tornaram sedentárias e passaram a se dedicar à agropecuária.
Em termos políticos, os hebreus foram liderados, primeiramente, pelos patriarcas. O primeiro deles foi Abraão, sucedido por seus filhos Isaac e Jacó. A organização patriarcal durou até a escravidão das tribos que se dirigiram ao Egito.
O êxodo, fuga dos hebreus do Egito, foi feito sob o comando de Moisés, a quem atribui-se a abertura do Mar Vermelho, para que os hebreus pudessem escapar. Após a fuga, os hebreus empreenderam sua caminhada rumo à Canaã, em busca da terra prometida.
Em Canaã enfrentaram os cananeus. Nesse momento, o poder político se concentrou nas mãos dos juízes, espécie de generais com poderes políticos e bélicos. Após a conquista da região, os hebreus se organizaram em uma monarquia, dando início a era dos reis.
Os reinados de Davi e Salomão marcaram o auge do período monárquico. Após o reinado de Salomão, os reinos se dividiram em reinos do norte, chamado de Israel, e reino do sul, chamado de Judá. O reino de Israel passa pela dominação assíria, enquanto o de Judá é dominado e escravizado pela Babilônia.
Após o fim do cativeiro da Babilônia, que dura cerca de dois séculos. Os hebreus escravizados são libertados por Ciro I e passam a ser chamados de judeus.
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa
Exercício de fixação
Exercícios sobre Povos Hebreus: origem, história e resumo para vestibular
(UFPE)
Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas.
A partir do texto anterior, assinale a alternativa incorreta: