Apesar de consideravelmente breve, o Império Persa teve uma rápida e consistente expansão, conquistando e unificando politicamente toda a região da antiguidade oriental.
O império começa com Ciro I (559 a.C. - 529 a.C.) e a dinastia Aquemênida. Ciro I foi responsável pela unificação do Império Persa. Até sua morte, a Pérsia já havia conquistado todo o planalto iraniano, assim como a Mesopotâmia. Sucedido por seu filho Cambises (529 a.C. - 522 a.C.), a Pérsia se expandiu até o Egito, conquistando-o após a batalha de Pelusa, em 525 a.C.
O auge do Império Persa veio com Dario I (512 a.C. - 484 a.C.), após a retirada de um impostor do trono. Dario I foi o responsável por controlar o grande território persa após diversas revoltas em seus domínios, e de ainda manter um intenso avanço expansionista, tendo conquistado as regiões do norte da Índia e da Trácia.
Dario I dividiu todo o império em satrapias, províncias governadas por um sátrapa, que nem sempre tinha uma origem persa. Isso acontecia pois Dario I manteve a mesma estratégia de apaziguamento dos territórios conquistados que era utilizado por Ciro I: o alinhamento com as antigas elites e a tolerância com religião e cultura local.
📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝
Com a divisão do império em 20 satrapias, Dario I construiu grandes estradas que eram interligadas, ligando as capitais do império - Susa, Persépolis e Pasárgada - assim como instituiu a primeira unidade monetária internacional, o dárico de ouro, que contribuiu para a prosperidade do império. Essa medida promoveu o desenvolvimento de novas atividades comerciais, originando uma classe social de ricos comerciantes e, por consequência, aumentando o artesanato no império também.
Contudo, Dario I deu início às guerras médicas (499 a.C. - 459 a.C.), após a tentativa de domínio das cidades-estado da Jônia. Em sequência, Xerxes I, filho de Dario, (484 a.C. - 465 a.C.) fracassou ao tentar conquistar a Grécia. Com a sua derrota pelos gregos, o Império Persa se viu enfraquecido e aos poucos foi sendo desmantelado, até que então, foi dominado pelos macedônios em 330 a.C., por Alexandre Magno.
Extensão do Império Persa no seu auge
Quer se aprofundar nos estudos? Veja como funcionou as migrações e deslocamentos populacionais ao longo da história. Saiba também o que aconteceu no Período Colonial no Brasil.