Os persas eram descendentes dos indo-europeus, que primeiro começaram a povoar a região ao leste da Mesopotâmia, cerca de 6000 a.C. Acredita-se que essas levas imigratórias se estenderam até 2000 a.C., quando os povos começaram a se estabelecer melhor na região, abandonando o nomadismo.
Por volta de 1000 a.C., um grupo de nômades indo-europeus se estabeleceu na região sul do Irã, conhecida por Persis. Assim, esses nômades, chamados parsas, começaram a ser conhecidos e reconhecidos como persas pelo mundo ocidental antigo. Por fim, se entendia como Pérsia as regiões onde predominavam a língua e a cultura persa.
Persépolis, um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo, antiga cidade de domínio persa
Os persas não foram os únicos povos a se estabelecerem efetivamente no planalto iraniano. Na verdade, durante o século VIII a.C., os povos nômades da região já haviam se organizado em pequenos estados monárquicos que disputavam entre si o controle do planalto, sendo os maiores o Reino dos Persas e o Reino dos Medos, que se situavam ao leste da Mesopotâmia. Acredita-se que os medos se estabeleceram na região antes dos persas, tendo exercido o controle regional e o expandindo até a Mesopotâmia. Os medos também foram responsáveis pela queda do Império Assírio.
A hegemonia dos medos durou até o século VI a.C., quando começou a enfraquecer devido a disputas militares e à ascensão dos persas. Assim, em 550 a.C., Ciro I (rei dos persas), conquistou o Reino dos Medos, o que levou a unificação política da região, dando origem ao Império Persa.
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯
Qual país é a Pérsia hoje?
O Irã, situado no Planalto Iraniano no Oriente Médio, era conhecido como Pérsia até 1935, embora os persas já usassem o nome Irã desde o século 7.
Para se referir à sua própria nação, o povo persa usava o termo "Iran", que significa “terra dos arianos”, derivado de Aryanam, forma encontrada em textos persas antigos.