Direito na 2 de Julho

  • 100 disciplinas
  • Bolsas a partir de R$ 29,94
4,1

Boa

(26)

Desculpe, não temos bolsas disponíveis para esta universidade em nosso site atualmente.

Como é o curso de Direito na 2 de Julho?

Direito é o conjunto de normas e princípios que regulam as relações entre indivíduos e instituições na sociedade, com o objetivo de garantir a justiça, a ordem e o bem-estar social.

Resumo do curso

  • Área de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais

  • Duração: em média, 5 anos

O que você vai aprender?

  • Introdução Ao Estudo Do Direito

  • Fundamentos Antropológicos E Sociológicos

  • Língua Portuguesa

  • Direito Civil I

Como é a faculdade 2 de Julho

Avaliação dos Alunos

4,1

Boa

26 avaliações

  • Empregabilidade
    3,7
  • Estrutura
    4
  • Professores
    4,4
  • localização
    4,4

Resumo da faculdade

  • mais de 120 alunos matriculados
  • mais de 10 docentes
  • 4 cursos de graduação
  • 1 unidade no estado de Bahia

Dúvidas mais frequentes

O curso de Direito tem uma duração média de cinco anos e prepara os estudantes para atuarem em diversas carreiras jurídicas, como advocacia, magistratura, promotoria, defensoria pública e consultoria jurídica, entre outras.

A metodologia de ensino do curso de Direito concilia teoria e prática. Durante os anos inicias de formação, os estudantes participam de aulas expositivas, que apresentam os conceitos alicerçais do campo. Posteriormente, as atividades práticas são disponibilizadas em núcleos jurídicos e laboratórios, que simulam audiências e simulações de julgamento.

Além disso, o bacharelado em Direito tem parte de sua carga horária destinada à realização de estágios supervisionados. O curso também envolve a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Também são comuns as disciplinas voltadas para a ética profissional e a responsabilidade social, fundamentais para a formação de um profissional comprometido com a justiça e a equidade.

O bacharel em Direito é uma titulação fornecida aos profissionais que concluem o curso. Vale mencionar, entretanto, que os profissionais só podem desempenhar funções profissionais após a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Cumprindo com as exigências mencionadas, o profissional formado em Direito pode ser:

  • Advogado: Representa os interesses de clientes em processos judiciais e administrativos, oferece aconselhamento legal e redige documentos legais.

  • Juiz: Responsável por julgar casos, interpretar e aplicar a lei em tribunais.

  • Promotor público: Atua em nome do Estado na acusação de crimes, busca a aplicação da lei e proteção dos interesses públicos.

  • Defensor público: Oferece assistência jurídica gratuita para pessoas que não podem pagar por serviços advocatícios.

  • Delegado de polícia: Investiga crimes, coordena equipes de investigação e atua na manutenção da ordem pública.

  • Perito criminal: Realiza exames técnicos e científicos em locais de crime, analisando evidências e fornecendo subsídios para investigações.

  • Notário e registrador: Autentica documentos e registra atos civis, como casamentos, divórcios e propriedades.

  • Professor de direito: Lecciona disciplinas jurídicas em instituições de ensino superior.

  • Consultor jurídico: Oferece aconselhamento legal a empresas, organizações ou indivíduos sobre questões jurídicas.

  • Advogado corporativo: Trabalha diretamente para uma empresa, cuidando de questões legais internas, como contratos, conformidade e litígios.

  • Advogado ambiental: Especializado em questões relacionadas ao meio ambiente, como leis de proteção ambiental e regulamentações de recursos naturais.

  • Advogado de propriedade intelectual: Lida com assuntos relacionados a patentes, direitos autorais, marcas registradas e propriedade intelectual.

  • Advogado de família: Trata de questões relacionadas a casamento, divórcio, guarda de crianças e adoção.

  • Advogado trabalhista: Atua em questões relacionadas a contratos de trabalho, direitos dos empregados e questões sindicais.

  • Advogado penal: Especializado em direito criminal, defendendo ou acusando indivíduos em casos criminais.

Brasil é o país com mais advogados do mundo, diz BBC

De acordo com a BBC, o Brasil é o país com o maior número de advogados no mundo. Aproximadamente 120 mil brasileiros realizam anualmente o exame da Organização de Advogados do Brasil (OAB) para obter a licença para exercer a advocacia. Esses números indicam que o Brasil possui a maior proporção de advogados por habitante em comparação com outros países.

No Brasil, há um advogado para cada 164 brasileiros, enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, a proporção é de um advogado para cada 253 habitantes. Além disso, de acordo com a OAB, com base em dados da International Bar Association (IBA), a Índia é o único país que supera o Brasil em número absoluto de advogados, com pouco mais de 2 milhões, o que corresponde a uma média de 1 advogado para cada 700 habitantes.

Quanto anos dura o curso de Direito?

A faculdade de Direito tem uma duração mínima de 5 anos, sendo dividida em 10 semestres, com uma carga horária mínima de 3.700 horas, conforme as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação (MEC).

Após a conclusão do curso, os formados em Direito podem atuar como advogados em escritórios, empresas ou órgãos públicos, como juízes, promotores, delegados, defensores públicos, entre outras carreiras relacionadas à área do direito.

Existe curso de Direito EaD?

Diferente de outras graduações, no Brasil, não há cursos de Direito na modalidade de Educação a Distância (EaD) reconhecidos pelo MEC. A principal razão para isso é a posição da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que teme que a oferta elevada de cursos EaD de Direito comprometa a qualidade das formações, potencialmente levando a um aumento no número de advogados inaptos para atuar em concursos e no exame da OAB. A OAB também argumenta a necessidade de um contato mais próximo entre alunos e docentes.

Quais são as melhores faculdades de Direito do Brasil?

Confira as melhores faculdades de Direito do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2023, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.

Instituição Nota Cidade
Universidade de Brasília (UnB) 5 Brasília (DF)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 5 Belo Horizonte (MG)
Universidade Federal do Paraná (UFPR) 5 Curitiba (PR)
Fundação Getúlio Vargas (FGV) 5 Rio de Janeiro (RJ)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) 5 Rio de Janeiro (RJ)
Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) 5 Porto Alegre (RS)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 5 Santa Maria (RS)
PUC-Campinas 5 Campinas (SP)
Universidade de São Paulo (USP) 5 Ribeirão Preto (SP)
PUC-SP 5 São Paulo (SP)

Que tal estudar em uma das melhores faculdades de Direito? Confira bolsas de estudo para o curso em instituições bem avaliadas na Quero Bolsa, com descontos de até 80%.

Direito é o conjunto de normas e princípios que regulam as relações entre indivíduos e instituições na sociedade, com o objetivo de garantir a justiça, a ordem e o bem-estar social.

Ele abrange diversas áreas, como direito civil, penal, trabalhista, administrativo, entre outras, e estabelece os direitos e deveres dos cidadãos, além de definir as regras para a resolução de conflitos e a aplicação de sanções.

O estudo do Direito prepara profissionais para atuarem como advogados, juízes, promotores, defensores públicos, entre outros, garantindo a aplicação das leis e a proteção dos direitos humanos.

Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácilCadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.
Busque sua vaga
Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso
Garanta sua vaga
Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula
Estude pagando menos
Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade