21 profissionais de Marketing Digital brasileiros para se inspirar
Descubra quais são os principais profissionais de Marketing Digital brasileiros para seguir. Aproveite e aprenda sobre conceitos como SEO, CRO e Marketing de Conteúdo com quem realmente entende!
Os profissionais de Marketing Digital brasileiros entendem de conceitos muito específicos. Entre eles, as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) e CRO (Conversion Rate Optimization), Marketing de Conteúdo, email marketing, Ads, Analytics e outros, para dominar as SERPs e ser referência em conversões.
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Neste artigo, selecionamos os profissionais de Marketing Digital brasileiros que são verdadeiras fontes de inspiração!
Além de serem reconhecidos por suas habilidades em SEO, CRO, Marketing de Conteúdo, mídia paga, Analytics e outros, suas experiências de vida, projetos e a forma como lidam com a carreira os tornaram referências nesse segmento. Conheça agora a trajetória deles:
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1. Vitor Peçanha
Peçanha é cofundador da Rock Content, a maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina. É também conhecida por gerar valor e ensinar Marketing Digital por meio de seus blogs e pela Rock University. É formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Começou sua carreira na empresa júnior do curso de Comunicação Social na UFMG, mas foi em 2011 que ele fundou a TextCorner. A plataforma, que reunia redatores freelancers com interesse em escrever para marcas e empresas, foi a precursora da Rock Content.
É um profundo conhecedor de SEO e tem como maior case de sucesso em Marketing Digital a própria Rock Content. No final de 2019 e início de 2020, a empresa adquiriu a startup mineira iClips e a estadunidense ScribbleLive.
Peçanha também é palestrante e publica conteúdo de valor para o crescimento de vários negócios por meio do Marketing de Conteúdo nos canais da empresa e em seu LinkedIn. Também lançou um livro, o best-seller Obrigado pelo Marketing.
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2. Martha Gabriel
Martha é autora do best-seller “Marketing na Era Digital” e tem um currículo extenso e invejável para quem quer ingressar no segmento de Marketing e tecnologia. Escreveu outros cinco títulos, dentre os quais “Educar: a Evolução Digital (R) na Educação” e “Você, Eu e os Robôs”, finalistas do Prêmio Jabuti.
Ela também foi eleita em 35º lugar dentre os 100 professores mais experientes em tecnologia no mundo, honraria criada pela Online Universities. Palestrante em cinco TEDx, foi premiada três vezes em congressos nos Estados Unidos.
É engenheira pela Unicamp, futurista pelo IFTF (Institute For The Future), pós-graduada em Marketing (ESPM) e Design (Belas Artes). Além disso, tem formação executiva pelo MIT Sloan e é mestre e PhD em Artes pela ECA/USP.
Ela é CEO da Martha Gabriel Consultoria, sócia de startups que aplicam tecnologia em âmbito organizacional, professora de Inteligência Artificial da (PUC-SP) e embaixadora no Brasil da Geek Girls LatAm, ONG que aproxima garotas à tecnologia.
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3. Lisiane Lemos
Lisiane Lemos é formada em direito e tem MBA em gestão e negócios pela Fundação Dom Cabral. É uma líder inspiradora pela sua trajetória de sucesso e pela sua missão de mobilizar, conectar e inspirar pessoas a transformar o mundo.
A profissional trabalhou por muitos anos na Microsoft e atualmente é Gerente de Parceiros do Google. Ela é cofundadora da Rede de Profissionais Negros, um coletivo com mais de 15 mil membros.
Além disso, ela é líder no Comitê de Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil e cofundadora do Conselheira 101, uma iniciativa digital para a inclusão de mulheres negras em conselhos de administração.
Ela também já foi professora de MBA em Big Data e tem experiência em liderança de vendas, growth marketing e transformação digital.
Por toda a sua trajetória em busca de um ambiente corporativo mais diverso, Lisiane integra o conselho consultivo do Fundo de Populações da ONU (UNFPA).
A profissional já representou o país em eventos como o Fórum Mundial da Juventude (WYF 2017), além de ter sido palestrante e mentora em grandes eventos como TEDx e Women Startup Weekend.
Lisiane ainda foi reconhecida pela Revista Forbes e MIPAD da ONU como uma das pessoas mais influentes e que fazem a diferença no Brasil.
4. André Siqueira
A empresa Resultados Digitais, líder em Inbound Marketing na América Latina, tem como cofundador André Siqueira, Head de Marketing da marca. Formado em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina, também lecionou sobre marketing para diversos cursos de graduação e pós-graduação. Hoje, é um dos palestrantes mais bem avaliados em eventos do segmento.
Ele foi um dos pioneiros em estratégias de disseminação de conteúdos sobre Marketing Digital em um momento em que pouco se falava sobre isso. A automação de marketing foi outra aposta que deu certo e, atualmente, o software RD é usado por grandes empresas do Brasil.
Foi eleito um dos Forbes Under30 em 2019, profissional do ano em Inbound Marketing pelo Prêmio Digitalks em 2016, 2017 e 2018. Quando se tornou empreendedor Endeavor, recebeu prêmios como Empreendedor do Ano, em 2017, e na categoria Serviços, pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.
5. Emília Chagas
Emília Chagas é formada em jornalismo pela UFSC e foi CEO da Contentools por quase cinco anos, quando a empresa passou a ser GrowthHackers Workflow, uma plataforma baseada em IA para a análise de dados e a gestão das operações de marketing.
Agora ela é CEO da GrowthHackers.com, a comunidade que lida diariamente com inúmeros agentes envolvidos nos processos da empresa.
6. Fernando Kimura
Depois de trabalhar por muito tempo para a Microsoft Brasil e na Oracle, Fernando Kimura tornou-se professor de Inovação em Comunicação, Marketing e Neuromarketing aplicado à Comunicação Digital. Foi então que se tornou um grande nome do neuromarketing no país.
Desde 2015, atua como palestrante e fundou a “1001 ideias”, para se dedicar totalmente a esse ramo de atuação pelo Brasil. Dentre os temas abordados nas palestras, destacam-se Marketing Inconsciente, Comportamento de Consumo e Psicologia do Consumo. Fernando já palestrou em mais de 350 eventos, inclusive o TEDx e o RD Summit.
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7. Liliane Ferrari
Liliane Ferrari é formada em filosofia e comunicação social, trabalha com consultoria para a criação e gestão de projetos digitais com foco em Marketing de Influência e Mídias Sociais. Ela está entre os 100 profissionais que marcaram a história da internet brasileira segundo a Locaweb e apontada como uma das 10 mulheres mais influentes na internet no país pelo portal Ig e revista TPM.
Ela também ficou entre os palestrantes mais bem avaliados na RD Summit em 2017 e 2019, além de ter ministrado a live com maior audiência e melhor avaliação da Google for Startups.
Em suas palestras, ela trata a humanização do marketing para a obtenção de resultados, ou seja, a aplicação de uma visão humanista para que os negócios sejam mais empáticos e centrados nas pessoas.
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Alberto André se intitula um sonhador apaixonado por Marketing Digital, é fundador e CEO na ETUS Media cofundador na Plusdin. Ele também já atuou como gerente de marketing na Rock Content.
Alberto é um profundo conhecedor de técnicas de SEO e web analytics. Em sua página no LinkeIn ele sempre publica informações acerca das melhores práticas para otimização.
9. Erico Rocha
Erico Rocha é criador do Ignição Digital, que tem como principal objetivo incentivar o empreendedorismo e a eficiência organizacional por meio do Marketing Digital. Por isso, ele ensina conceitos e explica como usar as soluções que ajudam a alcançar essas metas.
Ele também é criador da estratégia Fórmula de Lançamento, que gera excelentes resultados para muitos players no mercado digital. Além disso, ele foi considerado o principal especialista de Marketing Digital para pequenos negócios digitais do Brasil pela InfoMoney.
10. Lucia Haracemiv
Lucia Haracemiv é formada em engenharia civil e mestre em administração pela UFPR. Ela é fundadora e CEO da DNA de Vendas, uma consultoria especializada na produtividade em vendas. Ela criou uma metodologia inovadora que tem contribuído para melhoria de resultados de grandes empresas em diferentes segmentos de negócio.
Seu maior case de sucesso foi um projeto que levou uma rede varejista brasileira a ser reconhecida como uma das maiores e melhores empresas do segmento por dois anos consecutivos pela revista Exame.
Ela atua também como consultora de marketing, liderança e negociação e é mentora de vendas para o projeto de empreendedores da Endeavor.
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11. Juliano Kimura
Juliano Kimura é um dos grandes especialistas em Marketing Digital e inovação e atua como consultor e palestrante nessas áreas. Escreveu o livro “O Livro Secreto das Redes Sociais”, e é fundador da Trianons, empresa especializada em soluções de comunicação em mídias sociais e inovação digital.
Ele trabalhou como palestrante e especialista de conteúdo em projetos do Facebook, é professor há cinco anos na Comschool e já recebeu prêmios no setor de inovação, como melhor Agência Digital, resultados e aplicabilidade no Social Media Week Awards e publisher de jogos para celular. Também foi eleito por duas vezes o melhor profissional de redes sociais pela ABComm.
12. Bia Granja
Bia Granja é formada em turismo, cofundadora e CCO da YouPix, consultoria de negócios para economia de influência e entretenimento digital no Brasil. Tem como principal objetivo acelerar esse segmento do mercado digital por meio do uso ferramentas e estratégias inovadoras.
Ela já foi eleita pela revista Época como uma das 100 brasileiras mais influentes da internet e foi convidada para fazer parte do júri do Social & Influencer Lions no Cannes Lions.
Como o foco do seu trabalho é mapear as formas de expressão da comunicação dos brasileiros em canais digitais, ela também se tornou palestrante em grandes eventos (MIT, TEDx etc.) e consultora de grandes marcas brasileiras.
A profissional também é curadora da Creator Academy na Campus Party, o maior evento tecnológico do mundo, e trabalha com o Canvas8 (a principal ferramenta de obtenção de insights comportamentais do Reino Unido).
13. Thiago Reis
Thiago Reis é especialista em estratégias integradas de marketing e vendas e sabe como aplicar conceitos bem difundidos no segmento, como Inbound Marketing, SEO, inside sales e growth hacking. Além disso, ele comanda o projeto Growth Machine, canal em que compartilha conteúdo e conhecimento para ajudar pessoas e empreendimentos.
Foi eleito o maior especialista de vendas B2B do Brasil pela B2B Experience e já teve grandes players como clientes, como Sebrae, Uber e Totvs.
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14. Camila Porto
Camila Porto é autora do livro “Facebook Marketing: Como gerar negócios na maior rede social do mundo”. É palestrante e ministra treinamentos sobre Marketing Digital e marketing para redes sociais.
Ela já ajudou mais de oito mil empreendedores e profissionais em seus projetos digitais, por meio do seu negócio de infoprodutos, que tem como base os treinamentos online sobre Marketing Digital e Social Sell.
15. Rafael Rez
Rafael Rez está no mercado de Marketing Digital há anos e já atuou em mais de mil projetos. É formado em Arquitetura e Urbanismo, com MBA em Marketing pela FGV. É fundador da Web Estratégica Consultoria e da Nova Escola de Marketing, professor do MBA de Marketing da HSM Educação e palestrante em diversos dos melhores eventos de Marketing Digital do Brasil.
Nos últimos anos, manteve o foco em conteúdo, SEO, mídias sociais e conversão, à frente da sua agência de Marketing Digital.
16. Juliana Tubino
Juliana Tubino é formada em Administração pela FGV, tem MBA pela Fundação Dom Cabral e uma sólida experiência em SaaS — Software as a Service, adquirido depois de trabalhar por anos pela Microsoft.
Atualmente é CRO na RD Station, onde é responsável por todos os aspectos da gestão de desempenho de receita multinacional, incluindo vendas e sucesso do cliente. Além disso, ela é mentora de gestão no projeto Endeavor.
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17. Samuel Pereira
Samuel Pereira, formado em Publicidade pela UniBH, é fundador do Segredos da Audiência Ao Vivo, um dos maiores eventos de Marketing Digital e com maior audiência na Internet. É conhecido por criar blogs e sites do zero, com excelentes resultados de SEO e conversão.
É autor do livro “Atenção! O Maior Ativo do Mundo”, que já apareceu diversas vezes nos top 10 da categoria negócios e coautor do best-seller “Negócios Digitais”. Ele promove treinamentos presenciais e online para ajudar os empreendedores com suas estratégias digitais.
Ana Tex é palestrante e professora de Marketing Digital. É formada em Administração e tem especialização em Marketing pela FGV. É mentora na Turbotex e ensina para empreendedores e outras pessoas o poder do Marketing na era digital. Ela é considerada referência quando o assunto é novas mídias.
19. Natanael Oliveira
Natanael Oliveira é empresário, cofundador do portal Marketing com Digital e autor do livro “Seja o Empresário da sua Ideia”. É formado em Publicidade e tem MBA em Branding. Nos últimos sete anos, participou de centenas de projetos com grandes resultados.
No portal Marketing com Digital, são ministrados cursos com certificações em copywriting, funil de vendas, email marketing, Ad, Publicidade e Marketing de Conteúdo.
20. Nina Silva
Nina Silva é formada em administração pela Universidade Federal Fluminense. Ela tem um cargo executivo no segmento da Tecnologia da Informação, uma área com grande importância dentro do marketing, uma vez que novas ferramentas e soluções são lançadas diariamente para a promoção da eficiência na lançamento e análise de dados.
Ela tem uma larga experiência na gestão de projetos, SAP e Construção e acompanhamento de indicadores de desempenho. É CEO no Movimento Black Money, palestrante, membro honorário da academia de letras de Araçariguama e membro do grupo mulheres do Brasil – GT Igualdade Racial.
Em 2019, Nina foi indicada pela Forbes como uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil, também foi eleita como uma das descendentes africanas com menos de 40 anos mais influentes do mundo.
Dentre suas competências destaca-se a implantação, gestão, testagem, monitoramento e redesenho de processos, por meio de metodologias e frameworks famosos para aumento de qualidade e eficiência operacional, como Lean six sigma, white belt, Itil e Scrum.
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21. Fábio Prado Lima
Fábio Prado é fundador e diretor na AdResults, empresa com foco na gestão de mídia em redes sociais e referência em estratégias de Ads em vários pontos de contato com o público. É formado em publicidade e propaganda, mas foi com experiências pessoais que entrou no segmento de anúncios para canais digitais.
É palestrante, foi um dos 10 citados na pesquisa “O Profissional de Inteligência de Mídias Sociais” em 2015 e já recebeu prêmios como o Profissional referência de Facebook Ads por três anos consecutivos e profissional destaque do ano de 2015 do Share Social Media na categoria “Fomento De Mercado”.
As competências essenciais para um profissional de Marketing de sucesso abrangem análise de cenários e contextos, amparada por um grande número de métricas e dados estratégicos. Além disso, capacidade de gerenciar times, senso crítico e domínio de tecnologias, ferramentas e soluções que apoiam automação de processos e rotinas de pesquisa.
Agora que você conheceu todos esses profissionais de Marketing Digital brasileiros para se inspirar a atuar nesse segmento que cresce a cada dia, que tal ver especificamente quais habilidades são exigidas de um bom profissional de marketing?
Colaboração: Rock Content
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