5) Capitães da Areia – Jorge Amado

O famoso livro de Jorge Amado, Capitães da Areia, já caiu em diversos vestibulares e além de ter uma leitura tranquila, possui um ótimo enredo que trabalha diversos temas muito importantes como desigualdade social, pobreza, preconceito, infância, criminalidade e violência.
Capitães da Areia conta a história de um grupo de meninos abandonados e marginalizados, que vivem nas ruas de Salvador e roubam para garantir seu sustento. Cada um possui uma história diferente e, aos poucos, o leitor vai conhecendo o passado, as características e os sonhos de cada um. Todos esses elementos fazem com que a obra tenha se tornado um clássico atemporal, com certeza vale a pena a leitura!
Leia mais: 5 profissões para quem gosta de liberdade
+ 6 profissões para quem não gosta de lidar com pessoas
6) Americanah – Chimamanda Ngozi Adichie

O livro Americanah conta a história de uma jovem chamada Ifemelu, que se muda da Nigéria para fazer faculdade nos Estados Unidos, após conseguir uma bolsa. Nos EUA, ao mesmo tempo que se destaca no meio acadêmico, Ifemelu se depara pela primeira vez com a questão racial e com as dificuldades da vida de imigrante, mulher e negra.
A obra trata sobre diversas temáticas atuais, como preconceito racial, machismo, xenofobia, trabalho e até mesmo de relacionamento e saúde mental, ao abordar a relação de Ifemelu com seu namorado Obinze, que fica na Nigéria, mas também tenta se mudar para as terras norte-americanas.
Veja: 6 profissões ideais para quem é organizado
+ 5 profissões na Copa do Mundo para trabalhar além do campo de futebol
7) Torto Arado – Itamar Vieira Junior

Ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura em 2020 na categoria de melhor romance, Torto Arado conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonisia, que moram no interior da Bahia, são filhas de trabalhadores rurais e descendentes de escravos. Ocorre então um acidente, que faz com que as irmãs se tornem dependentes uma da outra.
Ao retratar a vida das irmãs, a obra retrata com grande veracidade muitas das questões atuais que permeiam o país e a realidade brasileira, como o trabalho agrário, machismo, preconceito, pobreza, violência doméstica, religiosidade e escravidão moderna.