Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

G20: como pode cair no vestibular?

Os temas debatidos no evento podem ser cobrados nas provas de atualidades, geografia, história, economia e até ciências sociais. 

O G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, está realizando sua cúpula no Brasil, e seu impacto vai além das discussões entre líderes internacionais. 

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Imagem: Alexandre Brum/G20

Para os estudantes que estão se preparando para o vestibular, os temas debatidos no evento podem ser cobrados nas provas de atualidades, geografia, história, economia e até ciências sociais

Vamos destacar cinco pontos que podem ser abordados nas questões do exame.

Leia também: 

G20: veja o que é, objetivos e países integrantes

+ Dia da Bandeira: 9 curiosidades sobre a bandeira do Brasil

++ O dia 20 de novembro é feriado? Entenda o Dia da Consciência Negra

1. Reforma da Governança Global

A reforma da governança global, debatida durante a cúpula, é um tema relevante para as questões sobre organizações internacionais e a dinâmica de poder no cenário político global. 

O G20, por ser um fórum que reúne países com diferentes graus de desenvolvimento, discute mudanças nos organismos financeiros internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, para melhor representar economias emergentes. 

Este assunto pode ser explorado em questões que tratam de globalização, instituições multilaterais e a necessidade de maior inclusão dos países em desenvolvimento.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Confira: João do Rio: 3 obras para você conhecer o autor

+ Quero Bolsa é um programa do governo? Entenda!

2. Digitalização dos Governos

Outro ponto discutido no evento foi a digitalização dos governos. Em um mundo cada vez mais tecnológico, as discussões sobre como os governos podem utilizar a tecnologia para melhorar a gestão pública, facilitar o acesso a serviços e aumentar a transparência são fundamentais. 

As questões sobre o uso de tecnologias no setor público, a inclusão digital e a transformação digital do Estado podem ser abordadas no vestibular, principalmente em provas de ciências sociais e tecnologia.

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Veja também: Uso da crase: 6 dicas para não errar mais

+ O que é grade curricular?

3. Taxação de Grandes Fortunas

A proposta de taxação das grandes fortunas também esteve entre os temas debatidos no G20. 

A desigualdade econômica, as propostas de tributação de grandes rendas e a redistribuição de recursos são temas recorrentes nas questões de economia e atualidades. 

Questões sobre a justiça fiscal, a tributação progressiva e a relação entre riqueza e poder podem ser exploradas no contexto do debate global sobre como reduzir as desigualdades econômicas.

+ ‘Educa2030’: Movimento da ONU quer acelerar a educação no Brasil

4. Transições Energéticas e Sustentabilidade

As transições energéticas, um dos principais temas do segundo dia da cúpula, envolvem a discussão sobre a adoção de fontes de energia renováveis e a busca por uma economia mais sustentável. 

A agenda do G20 inclui o compromisso dos países de buscar alternativas energéticas que reduzam as emissões de carbono e ajudem no combate às mudanças climáticas. 

Este é um tema que pode ser abordado em provas de geografia, principalmente no contexto das mudanças climáticas, e em temas relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade.

+ Unip realiza live com representante da ONU especialista em turismo sustentável

5. Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza

A Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, lançada durante a cúpula, também é um tópico importante. Em um momento em que a fome e a pobreza ainda são desafios globais, as iniciativas para erradicar esses problemas são questões de relevância mundial. 

O debate sobre políticas públicas para combater a fome e a pobreza, o papel das organizações internacionais e a cooperação entre os países do G20 pode ser abordado em provas de atualidades, política internacional e, em alguns casos, sociologia.

Que tal fazer faculdade com bolsa de estudos?

Se você pretende entrar na faculdade, já pensou em estudar com bolsa de estudos? Pela Quero Bolsa, por exemplo, é possível encontrar bolsas de estudo de até 80% para diversos cursos graduação.

Não é preciso ter feito o Enem e nem comprovar renda. Tem cursos presenciais, semipresenciais e também à distância. Acesse o botão abaixo e confira as ofertas:

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações