
O Enare vai acabar? Entenda o futuro do exame com a chegada do Enamed
Juliana Gottardi | 25/04/25O Enare será reformulado e ampliado, ganhando mais consistência ao se conectar com o Enamed
O dia do jornalista foi oficializado em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como forma de reconhecer a importância da profissão na construção da democracia e da cidadania.
O Dia do Jornalista é comemorado em 7 de abril em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto em 1830 por defender a liberdade de imprensa e ideias liberais no Brasil.
A data foi oficializada em 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como forma de reconhecer a importância da profissão na construção da democracia e da cidadania.
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Além de 7 de abril (Dia do Jornalista), existem outras datas comemorativas ligadas ao jornalismo e à comunicação que celebram a profissão e seus diferentes segmentos. Aqui estão as principais:
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Data | Comemoração | Descrição |
---|---|---|
7 de abril | Dia do Jornalista | Em homenagem a Líbero Badaró, símbolo da luta pela liberdade de imprensa. |
1º de junho | Dia da Imprensa | Marca a circulação do primeiro jornal no Brasil (Correio Braziliense, em 1808). |
3 de maio | Dia Mundial da Liberdade de Imprensa | Criado pela ONU e pela UNESCO para destacar a importância de uma imprensa livre. |
2 de setembro | Dia do Repórter Fotográfico | Celebra os profissionais que contam histórias por meio de imagens. |
16 de fevereiro | Dia do Repórter | Homenagem ao trabalho de apuração e produção de notícias. |
Para trabalhar como jornalista, é importante seguir alguns passos relacionados à formação, prática e desenvolvimento profissional. Veja o caminho mais comum:
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A maioria das empresas exige diploma de curso superior em Jornalismo ou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.
O curso dura cerca de 4 anos e aborda temas como redação jornalística, ética, mídia impressa, rádio, TV e jornalismo digital. Há opções presenciais e a distância (EAD), desde que reconhecidas pelo MEC.
+ Veja também: Como é o TCC em Jornalismo?
Durante a faculdade, procure estágios em redações, assessorias de imprensa, rádios, TVs ou sites de notícias. Participar de projetos, laboratórios de comunicação e produzir conteúdo por conta própria também é uma forma de ganhar prática.
Reúna exemplos de textos, reportagens, entrevistas, vídeos, podcasts ou outros materiais que você tenha produzido.
Ter um portfólio online (como blog, site ou perfil no LinkedIn) pode facilitar a apresentação do seu trabalho em processos seletivos.
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O jornalista pode atuar em:
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O perfil de um jornalista reúne uma combinação de competências técnicas, comportamentais e éticas. É uma profissão que exige curiosidade, responsabilidade e capacidade de comunicação.
Abaixo, veja as principais características do perfil profissional:
Saber escrever bem, com clareza, coerência e correção gramatical, é essencial. Além disso, muitos jornalistas também precisam se expressar bem oralmente, especialmente em rádio, TV ou entrevistas.
O jornalista precisa ter interesse constante por fatos, pessoas, histórias e acontecimentos. Ser curioso é fundamental para fazer boas perguntas, investigar e ir além das informações superficiais.
Trabalhar com informação exige compromisso com a verdade, checagem dos fatos, imparcialidade e respeito aos direitos das pessoas envolvidas nas reportagens.
Um bom jornalista sabe investigar, cruzar fontes, entender contextos e apresentar os fatos com profundidade e clareza, mesmo em temas complexos.
Especialmente em redações, é preciso lidar com prazos curtos, mudanças rápidas e pressão por resultados. Organização e foco são importantes para produzir com qualidade mesmo em ritmo acelerado.
O jornalismo está sempre mudando, especialmente com as tecnologias e o consumo de informação pelas redes sociais. O profissional precisa acompanhar essas transformações.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um jornalista.
Saber contar histórias de forma atrativa e se adaptar a diferentes formatos (texto, vídeo, podcast, redes sociais etc.) é cada vez mais valorizado no mercado.
O cotidiano de um jornalista pode variar bastante dependendo da área em que atua (como TV, rádio, impresso, internet ou assessoria de imprensa), mas em geral é dinâmico, cheio de prazos curtos e com foco na produção e apuração de informações. Veja como costuma ser:
Logo no início do dia, o jornalista costuma acompanhar os principais acontecimentos — seja em sites de notícias, redes sociais, agências de notícias ou grupos de pauta da própria redação. Estar atualizado é essencial.
Em muitos veículos de comunicação, há uma reunião para definir o que será produzido naquele dia ou semana. É quando os jornalistas propõem ideias de reportagens, recebem orientações e definem responsabilidades.
O jornalista investiga os assuntos definidos na pauta. Isso inclui:
Depois de reunir as informações, o jornalista escreve a reportagem, cria roteiros para vídeos ou prepara conteúdos para rádio, TV, internet ou redes sociais. O material pode ser revisado por editores antes da publicação ou exibição.
Em muitos casos, o jornalista precisa ir a campo: cobrir eventos, fazer entradas ao vivo, acompanhar coletivas, visitar locais de interesse público. Isso é comum especialmente em jornalismo investigativo, policial, esportivo ou cultural.
O trabalho costuma ser feito em colaboração com editores, fotógrafos, cinegrafistas, designers, social media e outros profissionais da comunicação.
Prazos curtos, mudanças de última hora e necessidade de atualização constante fazem parte da rotina. A capacidade de manter a qualidade do conteúdo mesmo com pouco tempo é muito valorizada.
Dependendo do veículo e da função, o jornalista pode trabalhar em finais de semana, feriados, de madrugada ou em regime de plantão. A rotina muitas vezes não segue o horário comercial.
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