Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Quais são as profissões que mais empregam no Brasil?

Descubra as profissões que mais geraram empregos no último ano, de acordo com o balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED)

O mercado de trabalho está aquecido. Apenas no último ano, mais de 23 milhões de novos empregos formais foram registrados no país, valor 2% acima do contabilizado em 2022. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), índice oficial que mede a admissão e demissão de colaboradores no Brasil.

+ Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

Nesse escopo, algumas profissões se destacam, concentrando o maior percentual de vínculos no período analisado (2023). Confira a relação completa.

Leia mais:

+ 7 profissões que ganham mais de R$ 20 mil por mês
+ Profissões mais importantes para o mercado até 2030; veja quais são

Administradores e escriturários

Com quase três milhões de admissões no último ano (2.877.346), os escriturários lideram a listagem. A categoria inclui assistentes e auxiliares administrativos (1.588.474), escriturários de controle de materiais e de apoio à produção (961.760), profissionais de contabilidade e finanças (155.786) e outros.

O ingresso no setor está relacionado à conclusão de cursos administrativos, como o técnico em Administração, bacharelado em Administração e graduação em Contabilidade. Também é possível ocupar cargos de nível médio, lidando com operações de almoxarifado.

As profissões que compõem esse grupo inclui:

Vendedores

Os vendedores também estão presentes no levantamento, com 2.772.906 novas contratações para a categoria. Eles são requisitados, majoritariamente, em comércios varejistas, mercados, farmácias, postos de gasolina e outros ambientes de conveniência.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Condutores e embaladores

A categoria denominada de “trabalhadores de funções transversais”, registrou 2.604.671 novos colaboradores no último ano. São profissionais encarregados de conduzir veículos de elevação e movimentação de carga e embalar produtos. Suas competências são requisitadas em indústrias de diferentes segmentos, incluindo de transporte e de produção de mercadorias.

Profissionais de construção civil

A quarta colocação é ocupada pelo setor extrativo e de construção civil. Ele foi responsável pela contratação de 1.859.937 novos colaboradores no último ano. Isso inclui ajudantes de obras (818.0476), profissionais de construção civil (808.454), trabalhadores de acabamento de obras (125.311) e outros.

As profissões que compõem o segmento incluem:

Profissionais de administração e conservação de edifícios

Os profissionais de administração e conservação de edifícios são responsáveis por coordenar serviços de operação predial, garantindo a manutenção das edificações. A categoria registrou 1.668.180 novos colaboradores no último ano, incluindo faxineiros (1.131.789), auxiliares de manutenção predial (69.415), profissional de manutenção de edifícios (125.892), e outros.

Profissionais de atendimento ao público

Encarregados de prestar informações ao público e conduzir o fluxo comercial de estabelecimento, os profissionais de atendimento ao público também estão entre os mais requisitados no mercado de trabalho. Em 2023, foram 1.591.668 novas vagas para a classe, que agrupa recepcionistas (444.593), operadores de telemarketing (357.377), caixas (744.957), e outros.

Qual carreira seguir?

Se você está indeciso quanto a sua escolha profissional, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar. No site, você tem acesso ao Teste Vocacional, desenvolvido especificamente para relacionar as suas competências e habilidades com cursos e áreas do conhecimento.

O processo é simples e gratuito. Clique no botão abaixo e confira.

Com a Quero Bolsa, você também pode se qualificar por meio de um curso superior com até 80% de desconto nas mensalidades. Confira.

As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações