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Escriturário: tudo sobre a profissão

Aquele que atua com rotinas administrativas, empresariais e de gestão de processos. . O profissional também está apto ao trabalho com atendimento ao público. 
escriturário

Sobre a profissão

Um escriturário é um profissional responsável por diversas tarefas administrativas em diferentes ambientes de trabalho, como empresas, órgãos públicos, instituições financeiras, entre outros. Suas responsabilidades incluem geralmente a organização e a manutenção de registros e documentos, o preenchimento de formulários, a digitação de textos, o atendimento ao público, o controle de estoque e a realização de atividades de apoio administrativo.


Além disso, o escriturário pode ser encarregado de realizar cálculos simples, conferir documentos, fazer lançamentos contábeis básicos e auxiliar em processos burocráticos. Em alguns casos, ele também pode desempenhar funções relacionadas à área financeira, como controle de contas a pagar e a receber, emissão de notas fiscais, entre outros.


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Um escriturário trabalha realizando uma variedade de tarefas administrativas e de escritório para auxiliar no funcionamento eficiente de uma empresa, organização ou instituição. Em seu dia a dia, um escriturário pode estar envolvido na organização e arquivamento de documentos, preenchimento de formulários, digitação de textos, atendimento telefônico e presencial, além de responder e-mails e correspondências.


Além disso, o escriturário pode ser responsável por manter registros atualizados, fazer lançamentos em sistemas de gestão, elaborar relatórios simples, e auxiliar em atividades contábeis básicas, como conferência de faturas e contas a pagar e a receber. Em ambientes mais específicos, como instituições financeiras, o escriturário pode lidar com transações financeiras simples, como depósitos, saques e pagamentos.


Um aspecto importante do trabalho de um escriturário é a necessidade de manter a confidencialidade e precisão nos registros e informações manipuladas, garantindo que os dados estejam sempre corretos e seguros. Além disso, um escriturário geralmente trabalha em equipe, colaborando com outros colegas de trabalho e seguindo as diretrizes e procedimentos estabelecidos pela organização.

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, o escriturário poderá atuar com:

O profissional poderá realizar a escrituração fiscal ou a escrituração contábil como ações do seu trabalho. A escrituração fiscal é a prestação de contas sobre os impostos que a empresa deverá pagar e o procedimento envolve o registro de documentos e informações que a empresa gera em âmbito fiscal.

Por outro lado, a escrituração contábil possui obrigações com a organização de registros e documentos do patrimônio de uma empresa.

Com essas ações, a empresa poderá ter maior controle e acompanhamento das informações financeiras, fiscais e patrimoniais. Além disso, as informações possibilitam contestações em caso de processos ou acusações de erros/delitos contrárias à empresa.

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Um escriturário pode trabalhar em uma ampla variedade de ambientes profissionais, incluindo empresas de diversos setores, órgãos governamentais, instituições financeiras, escritórios de advocacia, contabilidade, recursos humanos, entre outros.


Em empresas privadas, o escriturário pode ser encontrado em departamentos administrativos, auxiliando na organização de documentos, preenchimento de formulários, suporte ao departamento financeiro, atendimento ao cliente, entre outras atividades.


Nos órgãos públicos, os escriturários podem desempenhar funções administrativas e de suporte em diferentes áreas, como secretarias, departamentos de recursos humanos, financeiro e outros setores que exigem a manutenção de registros e documentos.


Nas instituições financeiras, os escriturários podem trabalhar em agências bancárias, lidando com operações básicas de caixa, atendimento ao cliente, processamento de documentos e registros contábeis simples.


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Por que ser um Escriturário?

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    Como se tornar um Escriturário?

    Para se tornar um escriturário, geralmente é necessário seguir alguns passos e adquirir certas habilidades e qualificações. Aqui estão algumas orientações gerais:

    Educação e Formação:

    • Obtenha, no mínimo, o ensino médio completo. Algumas posições podem exigir um diploma de ensino médio ou equivalente.
    • Considere buscar cursos técnicos em áreas administrativas, contabilidade ou secretariado, dependendo das exigências do empregador.

    Desenvolva Habilidades Administrativas:

    • Adquira habilidades em digitação, conhecimento de softwares de escritório (como Microsoft Office) e familiaridade com equipamentos de escritório.
    • Desenvolva boas habilidades de organização, atenção aos detalhes e capacidade de multitarefa.

    Conhecimentos em Informática:

    • Familiarize-se com ferramentas e sistemas de computador comuns usados em ambientes de escritório. Aprofundar seu conhecimento em planilhas e softwares contábeis pode ser benéfico.

    Estágios e Experiência Prática:

    • Busque estágios ou oportunidades de trabalho temporário em escritórios, o que pode proporcionar experiência prática e exposição ao ambiente de trabalho administrativo.

    Habilidades de Comunicação:

    • Desenvolva habilidades interpessoais e de comunicação, pois escriturários frequentemente interagem com colegas de trabalho, clientes e outras partes interessadas.

    Certificações Opcionais:

    • Considere a obtenção de certificações relacionadas à área administrativa, contabilidade ou setores específicos nos quais você pretende atuar.

    Procure Oportunidades de Emprego:

    • Pesquise vagas de escriturário em empresas, órgãos públicos ou setores nos quais você tem interesse. Envie currículos e participe de processos seletivos.

    Preparação para Entrevistas:

    • Esteja preparado para entrevistas, destacando suas habilidades administrativas, experiência relevante e entusiasmo para aprender e contribuir.

    Veja também: Quanto ganha um escrivão federal?

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