O carpinteiro é o profissional responsável por construir e reparar estruturas e outros objetos compostos por madeira. Em sua atuação, eles cortam, lixam, montam e instalam móveis e outros materiais.
Os carpinteiros são responsáveis por uma variedade de tarefas, incluindo:
O carpinteiro desenvolve, em sua rotina, atividades relacionadas à construção e manutenção de estruturas de madeira, como móveis, portas e janelas.
A atuação do profissional é embasada nas normas de segurança ocupacional, que garantem a prevenção de acidentes e saúde dos trabalhadores.
Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Os carpinteiros podem trabalhar em diversos setores, como: construção civil, marcenaria, móveis, indústria, reparos e reformas. Eles também podem atuar de forma autônoma, prestando serviços para clientes particulares ou empresas.
O profissional pode integrar equipe com outros especialistas, como engenheiros, arquitetos, pedreiros e pintores.
Para se tornar um carpinteiro, é necessário realizar um curso de qualificação profissional. As formações da área são disponibilizadas por escolas técnicas, faculdades e empresas privadas. O curso dura de dois a três anos e ensina os alunos sobre os diferentes tipos de madeira, as ferramentas e equipamentos usados na carpintaria, e as técnicas de construção e reparo.
Além do curso de qualificação profissional, é importante ter habilidades como:
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar. No site, você encontra descontos de até 80% para o curso de Construção. Acesse e veja as melhores ofertas em sua região.
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.