O contabilista pode ser um profissional formado em Ciências Contábeis - caso em que também pode ser chamado de contador - ou então formado em curso técnico na área.
Em geral, o termo designa profissionais que atuam no setor contábil, de forma ampla, como bacharéis, técnicos ou quaisquer outras funções semelhantes.
Assim, o contabilista pode tanto ser o contador, que desempenha funções específicas da formação superior, como:
Além disso, o profissional poderá atuar como assistente contábil, técnico em contabilidade, etc., que atua de forma semelhante, mas com outras restrições em relação às funções.
O contabilista está geralmente atrelado às áreas financeira, patrimonial e econômica de sua empresa ou organização. Entre suas atribuições, estão trabalhar nos trâmites de abertura de empresas, organizar e recomendar seus regimes tributários, criação de relatórios e balanços diversos, bem como realizar perícias e auditorias contábeis.
Já se o contabilista desempenhar as funções de um nível médio, como técnico em contabilidade, ele pode trabalhar com prestação de contas, cálculo de impostos, análise de contas e despesas, registros e lançamentos, entre outros.
Sua atuação é semelhante à do contador, mas mais restrita, já que esse profissional não pode realizar trabalhos como auditoria e perícia, por exemplo. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a média salarial de um contabilista em geral é de R$4.444,86.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
Veja também: Tudo sobre a profissão de Perito Contábil no site da Quero Bolsa.
O contabilista pode trabalhar em qualquer instituição, empresa e organização, pública ou privada, no setor contábil.
De acordo com a página do curso, o contador trabalha em escritórios de contabilidade e em departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, industriais, comerciais e de serviços, incluindo bancos. Este profissional poderá atuar como autônomo ou empregado com carteira assinada, atuando sob supervisão, em ambiente fechado e em horário diurno.
Outra possibilidade de atuação é como perito contábil. Entretanto, este profissional trabalha por conta própria e sem supervisão, com possibilidade de exercer sua função à distância.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um contador.
Veja também: Tudo sobre o curso de Contabilidade no site da Quero Bolsa.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Em geral, o contabilista ingressa em sua área por meio da formação inicial, seja de nível superior ou médio, buscando empregos no setor contábil de empresas e organizações - a princípio como estagiário ou algum cargo de nível júnior. A progressão na carreira vem com os anos de experiência.
Auditoria Contábil, Fundamentos de Custos e Gestão Financeira e Orçamentária são alguns dos conteúdos que podem acompanhar o estudante em sua formação acadêmica no curso. Confira o link ao lado para ver outras possibilidades de disciplinas na grade curricular de Ciências Contábeis.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Ciências Contábeis, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.