Informações
WhatsApp
Iniciar um atendimento
E-mail
contato@querobolsa.com.br
Telefone
Ligue para 0800 940 0840
Segunda a sexta das 09h às 19h
Como funciona?
Encontre seu curso
Faça sua pré-matrícula online
Economize até o fim do curso!

Contabilista: tudo sobre a profissão

Aquele que atua na área contábil de organizações e instituições

Contabilista pode ser um profissional de nível superior ou médio que assume funções no setor contábil de seu local de trabalho

contabilista

Sobre a profissão

O contabilista pode ser um profissional formado em Ciências Contábeis - caso em que também pode ser chamado de contador - ou então formado em curso técnico na área. Em geral, o termo designa profissionais que atuam no setor contábil, de forma ampla, como bacharéis, técnicos ou quaisquer outras funções semelhantes.


Assim, o contabilista pode tanto ser o contador, que desempenha funções específicas da formação superior, como prestação de contas, auditoria fiscal, registro de transações, cálculo de impostos, entre outras, como também pode ser assistente contábil, técnico em contabilidade, etc., que atua de forma semelhante mas com mais restrições em relação às funções.


O contabilista, se desempenhar as funções de contador, pode trabalhar com gestão de empresas, controladoria, auditoria, entre outros, estando geralmente atrelado às áreas financeira, patrimonial e econômica de sua empresa ou organização. Entre suas atribuições, estão trabalhar nos trâmites de abertura de empresas, organizar e recomendar seus regimes tributários, criação de relatórios e balanços diversos, bem como realizar perícias e auditorias contábeis.


Já se o contabilista desempenhar as funções de um nível médio, como técnico em contabilidade, ele pode trabalhar com prestação de contas, cálculo de impostos, análise de contas e despesas, registros e lançamentos, entre outros. Sua atuação é semelhante à do contador, mas mais restrita, já que esse profissional não pode realizar trabalhos como auditoria e perícia, por exemplo.


De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a média salarial de um contabilista em geral é de R$4.444,86.

O contabilista pode trabalhar em qualquer instituição, empresa e organização, pública ou privada, no setor contábil.

Por que ser um Contabilista?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Contabilista

    Como se tornar um Contabilista?

    Em geral, o contabilista ingressa em sua área por meio da formação inicial, seja de nível superior ou médio, buscando empregos no setor contábil de empresas e organizações - a princípio como estagiário ou algum cargo de nível júnior. A progressão na carreira vem com os anos de experiência.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.