O contabilista é o profissional responsável por controlar e gerenciar as finanças de uma empresa, analisando demonstrações financeiras, elaborando relatórios e declarações fiscais e garantindo que a organização esteja em conformidade com as leis e normas tributárias.
Por meio de seu trabalho, o profissional garante a legalidade e transparência das operações financeiras de uma organização. Suas atividades incluem a gestão de impostos, contribuições sociais e outras obrigações fiscais, e a elaboração de balanços financeiros e relatórios, com o objetivo de proporcionar uma visão completa da saúde financeira da empresa.
Ele também assume um papel complementar no planejamento tributário, ajudando empresas a otimizar a carga tributária e a evitar problemas com o fisco.
+ Veja bolsas de estudo para o curso de Ciências Contábeis
A diferença entre contador e contabilista está nas atribuições e no tipo de função que cada um desempenha, embora ambos sejam profissionais da área contábil.
O contador exerce funções técnicas dentro da contabilidade, com responsabilidades que incluem a elaboração de relatórios financeiros, balancetes, balanços patrimoniais e auditorias. O contador também está habilitado a exercer atividades como auditoria externa, perícias contábeis, análise de custos e tributação, funções que, de acordo com a legislação, são privativas da profissão de contador.
Já o contabilista, conforme descrito nos conformes do CFC, é o profissional da área contábil que desempenha atividades variadas, inclusive funções de assessoramento, consultoria, análise de custos e organização de processos contábeis. Suas atribuições são mais amplas e podem incluir atividades como elaboração de balancetes, registros contábeis, organização de sistemas de controle financeiro, auditorias internas e consultoria tributária, além de outros serviços que não envolvem as atribuições específicas e privativas do contador.
O contabilista pode ser um técnico em contabilidade ou um profissional com habilitação legal para atuar na área contábil, e pode não ter o mesmo nível de responsabilidade legal que o contador, especialmente em relação à assinatura de documentos fiscais e auditorias externas.
Portanto, a principal diferença está no escopo de atuação e nas responsabilidades legais: o contador tem atribuições privativas mais rigorosas, enquanto o contabilista pode exercer funções de apoio e análise, sem assumir responsabilidades jurídicas que são exclusivas do contador.
O contabilista realiza atividades que envolvem a análise, controle, registro e interpretação dos dados patrimoniais de entidades públicas e privadas. De acordo com a Resolução CFC nº 560/83, o contabilista é habilitado para executar funções que garantem a conformidade financeira das organizações, respeitando a legislação vigente e as normas técnicas de contabilidade.
Em seu trabalho, o contabilista exerce atividades como a avaliação de acervos patrimoniais, a apuração de impostos e a elaboração de relatórios financeiros, como balancetes, balanços patrimoniais e demonstrações de resultados. Ele também é encarregado da escrituração contábil, utilizando métodos e técnicas como a contabilidade bancária, comercial, pública, agrícola, hospitalar para garantir que as operações financeiras das empresas sejam devidamente registradas e analisadas.
Em sua, rotina o contabilista analisa dados contábeis, elabora orçamentos e planeja tributos, auditorias e consultoria. Na prática, ele precisa garantir que as informações contábeis sejam precisas, fornecendo dados para as tomadas de decisões.
Caso você tenha dúvidas se esta profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nesta importante escolha profissional.
O contabilista pode trabalhar em empresas de todos os segmentos, tanto no setor privado quanto no setor público. As demandas se concentram em escritórios de contabilidade, órgãos governamentais, instituições financeira e organizações privadas, onde o profissional presta serviços de auditoria, consultoria tributária, e elaboração de relatórios financeiros.
O profissional também pode atuar como autônomo, oferecendo serviços de contabilidade para pequenas empresas, profissionais liberais e até mesmo para grandes corporações que necessitam de consultoria contábil.
Se você deseja se aprofundar no tema e descobrir mais informações sobre a carreira, veja quanto ganha um contador.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um contabilista, é necessário concluir o curso de Ciências Contábeis e se registrar no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) para exercer legalmente a profissão.
Além disso, o contabilista deve estar atualizado com as mudanças nas normas fiscais e tributárias, participando de cursos de aperfeiçoamento e reciclagem.
Também é importante que o profissional domine tecnologias de contabilidade e finanças, já que o trabalho é realizado por meio de sistemas de gestão contábil.
Se você gostaria de se profissionalizar na área e fazer sua faculdade com uma bolsa de estudo em Ciências Contábeis, veja as ofertas disponíveis na Quero Bolsa.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.