
Quem matou Odete Roitman: veja 5 profissões que poderiam investigar o crime
Juliana Gottardi | 08/10/25Confira quais profissões poderiam trabalhar investigando o crime da novela
Confira quais profissões poderiam trabalhar investigando o crime da novela
Quem matou Odete Roitman? Essa é a pergunta que os noveleiros do Brasil estão se fazendo após o episódio desta segunda-feira (6) de “Vale Tudo”.
A cena foi um marco na versão original da novela em 1988, mas a autora do remake, Manuela Dias, adiantou que não deve ser o mesmo assassino.
Com isso, os fãs de “Vale Tudo” começaram a palpitar sobre o assassino, sendo que as cinco principais possibilidades são: Celina (Malu Galli), Heleninha (Paolla Oliveira), Marco Aurélio (Alexandre Nero), Fátima (Bella Campos) e César (Cauã Reymond).
Já que a resposta correta só vai ao ar nos próximos episódios, fique por dentro de quais profissionais da vida real poderiam desvendar o crime.
Leia mais: É noveleiro? Confira 8 novelas para citar na redação do Enem
+ Qual curso as vilãs das novelas da Globo fariam? Confira
Enquanto o assassino de Odete Roitman não é revelado nas telinhas, vale a pena ficar ligado nas profissões que poderiam investigar a morte e descobrir o verdadeiro criminoso. Confira:
O perito criminal é o profissional responsável por investigar evidências materiais relacionadas a crimes, por meio da coleta, análise e interpretação de vestígios, impressões digitais, substâncias químicas, documentos e outros objetos presente na cena do crime.
Para se tornar um perito criminal, o candidato precisa concluir uma graduação em Biologia, Química, Física, Engenharia, Direito, Informática ou outras correlatas, e ser aprovado em concurso público para o cargo.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O médico legista é o profissional que trabalha na investigação judicial, como, por exemplo, na realização de exames em vítimas vivas ou falecidas para coletar evidências sobre eventos que ocorreram durante um crime.
O legista criminal é um profissional médico especializado em determinar a causa de óbitos. Suas responsabilidades incluem a realização de autópsias e exames forenses para determinar se a morte foi acidental, natural ou resultado de atividade criminosa.
Para se tornar um médico legista, é necessário concluir o curso de Medicina, além de fazer uma residência médica em Patologia ou Medicina Legal. Após concluir a residência, muitos médicos legistas optam por buscar uma especialização adicional em Medicina Legal. Por fim, também é preciso obter uma licença médica para praticar a medicina legal.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Um odontolegista é um cirurgião-dentista, cujo trabalho envolve a odontologia e a justiça.
Para ingressar na carreira, você precisa concluir a graduação em Odontologia e obter o registro ativo no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Também é necessário realizar uma especialização em Odontologia Legal.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O detetive é o profissional que realiza investigações e coleta informações com o objetivo de esclarecer crimes.
Para se tornar detetive particular, não é obrigatório ter uma formação superior. Porém, a experiência em áreas como segurança, direito ou investigação criminal podem ajudar a construir uma carreira.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O biólogo forense é o profissional que aplica conceitos da biologia na investigação de crimes. Ele examina evidências como sangue, cabelo e ossos para colaborar na resolução do crime.
Para atuar na área, é necessário ter formação superior em Biologia.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.