O detetive particular atua para investigar e coletar informações, contribuindo para a resolução de casos apresentados por clientes. Ao ser contratado, seja por pessoas físicas ou empresas, o profissional dá início ao monitoramento, pesquisa de antecedentes, localização de pessoas e análise de fraudes.
As etapas podem incluir vigilância direta, entrevistas com testemunhas, análise de documentos, pesquisa em bancos de dados e até investigações digitais para rastrear atividades na internet e redes sociais.
A rotina é caracterizada por atividades em campo, onde o profissional acompanha discretamente os passos de um investigado, analisando registros e coletando evidências fotográficas ou em vídeo. Ele também elabora relatórios detalhados com os resultados da investigação, garantindo que os dados obtidos e possam ser utilizados em decisões pessoais, corporativas ou até mesmo em processos judiciais.
A carreira é dinâmica e pode envolver diferentes tipos de casos, como infidelidade conjugal, fraudes empresariais, desaparecimento de pessoas e investigações criminais, em ordem com as leis vigentes.
Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.