Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Redação Enem: 5 propostas com o tema cultura

por Giovana Murça em 12/08/19 4,5 mil visualizações

A cultura pode ser definida como o conjunto de crenças, costumes, gastronomia, tradições, leis, linguagem, expressões artística, musical e literária de um povo. Ela é importante na luta contra a discriminação, na preservação da memória e formação crítica dos cidadãos. Por sua importância, é papel de todos preservá-la e direito da população ter acesso aos bens culturais, por condições asseguradas pelo Estado. 

tema redação enem cultura
Arte: Isabela Giordan

Hoje, os agentes culturais têm criticado o atual governo pela extinção do Ministério da Cultura, diminuição do orçamento da Lei Rouanet, de incentivo a cultura brasileira, e as ameaças à Agência Nacional do Cinema (Ancine), que tem como objetivo fomentar, regular e fiscalizar a indústria audiovisual no Brasil.

Com o assunto em constante discussão, a temática cultura é um provável assunto para a redação do Enem 2019. Alguns temas relacionados a cultura que já foram abordados pela prova são: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação (2004), O poder de transformação da leitura (2006), Publicidade infantil em questão no Brasil (2014) e Consequências da busca por padrões de beleza idealizados (2017).

Para te ajudar para a redação, a Revista Quero levantou cinco possíveis propostas de redação com o tema sociedade com a ajuda da professora de Redação Miriele Amorim. Confira!

A importância do acesso a bens culturais no Brasil

Uma das obrigações do Estado, que consta na Constituição Federal de 1988, é garantir a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, além de incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais. A prova pode exigir do candidato argumentos que expliquem o porquê o acesso a esses bens culturais, como bibliotecas, museus, teatros, shows, etc são tão importantes para a sociedade.

tema redação enem cultura

A democratização da cultura na sociedade brasileira

Democratizar a cultura é dar condições para que todas as pessoas possam ter acesso aos bens culturais e, dessa forma, exercer sua cidadania e construir sua identidade cultural. Os fatores que dificultam a inclusão cultural são a distância dos centros culturais, dificuldade financeira, falta de tempo, desinteresse da população, entre outros. O governo pode estimular a população, tanto para que ela acesse os bens culturais quanto para que ela entenda sua importância. A professora acredita que o Enem pode explorar as consequências positivas dessa democratização. 

tema redação enem cultura

A importância da preservação da memória e do patrimônio público

O patrimônio histórico de um país reflete sua cultura e memórias, por isso a importância de sua preservação. O tema “patrimônio histórico-cultural e memória” já esteve presente em 6,1% das provas entre 2009 e 2017, segundo o levantamento feito pelo Sistema Ari de Sá (SAS). Os recentes incêndios no Museu Nacional do Rio de Janeiro e na Catedral de Notre-Dame em Paris reativaram as discussões sobre o assunto e o torna um possível tema para a próxima redação do Enem.

tema redação enem cultura

A cultura nacional na formação da identidade contemporânea

Uma das características do Brasil é sua diversidade, desde a natureza até sua cultura. O país tem uma grande extensão e é influenciado por povos nativos, migrações de vários povos, climas das regiões, entre outros. A professora Miriele acredita que a proposta pode abordar de que forma a cultura pode moldar a personalidade e identidade de cada pessoa. “Pelo fato de ela ter acesso a várias expressões de cultura, ela pode ter determinadas crenças e/ou ideologias”, afirma Miriele.

tema redação enem cultura

As consequências do humor sem limites no Brasil

Piadas que façam apologia à discriminação étnica, à homofobia, à xenofobia e a preconceitos e intolerâncias passam os limites da liberdade de expressão. Hoje, não é difícil se lembrar de diversos casos de famosos que movem processos judiciais contra humoristas e programas de humor. A prova pode abordar as consequências desse tipo de expressão. Uma delas é o fato de que muitos humoristas são famosos e influenciadores, e quando passam dos limites no humor podem, além de ofender um grupo, difundir essas ideias e propagar essa discriminação na sociedade.

Você tem mais alguma sugestão de proposta com o tema cultura? Nos conte nos comentários!

Veja outros temas já publicados:
Redação Enem: 5 propostas com o tema saúde
+ tema: educação
+ tema: segurança
+ tema: meio ambiente
+ tema: transporte e mobilidade urbana
+ tema: tecnologia
+ tema: sociedade
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54