
Como é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EaD?
Juliana Gottardi | 24/04/25Entenda como funciona a graduação e se vale a pena para você
Quando chega a hora de entrar na faculdade, uma das questões que os estudantes levam em consideração na hora de decidir em que faculdade estudar é a cidade onde morar durante os anos de graduação.
+ Encontre bolsa de estudos de até 80% para todos os níveis de ensino
No Brasil, entrar em uma universidade muitas vezes significa mudar para uma casa ou república que muitas vezes fica longe de onde veio o estudante, principalmente quando se tratam de universitários que estão ingressando em uma faculdade pública.
Por isso, uma das principais políticas de permanência das instituições é o auxilio moradia. Ele é oferecido para aqueles estudantes que precisam desse tipo de benefício e cada universidade tem a sua própria política para disponibilizar essa vantagem.
Saiba mais: Veja como funcionam as políticas de permanência e os auxílios oferecidos por universidades brasileiras
Como recebem estudantes que chegam de vários lugares do país, as universidades públicas se destacam nesse cenário. Algumas contam com moradia estudantil da própria instituição, e é lá onde muitos universitários vão viver ao longo de sua graduação.
Usando o Censo da Educação Superior de 2019, a Revista Quero consultou dados levantados pela Quero Bolsa* que mostram as universidades brasileiras com mais de 5 mil alunos que mais disponibilizam o auxílio moradia como política de permanência para estudantes. Os números foram disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) em outubro de 2020.
Confira a lista de universidades que oferecem apoio moradia para pelo menos 1% de seus alunos:
Universidade de São Paulo (USP) – em Ribeirão PretoRibeirão Preto (SP) 231 3,4% Universidade Federal de Roraima (UFRR) Boa Vista (RR) 203 3,3% Universidade Federal do Paraná (UFPR) Curitiba (PR) 739 3,2% Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Recife (PE) 769 3,1% Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) Sobral (CE) 222 2,7% Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Cuiabá (MT) 282 2,7% Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Porto Alegre (RS) 655 2,3% Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) Feira De Santana (BA) 192 2,2% Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Montes Claros (MG) 143 2,2% Universidade Federal do Pará (UFPA) Belém (PA) 474 2,1% Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Recife (PE) 166 2,1% Universidade Federal do ABC (UFABC) São Bernardo Do Campo (SP) 111 2,0% Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Campina Grande (PB) 150 1,9% Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Manaus (AM) 179 1,9% Universidade Federal do ABC (UFABC) Santo André (SP) 131 1,7% Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Rio De Janeiro (RJ) 144 1,5%
[null,0,”https://querobolsa.com.br/usp-universidade-de-sao-paulo”]{“1″:31}” style=”text-align: center;”>Universidade de São Paulo (USP) – em São PauloSão Paulo (SP) 565 1,2% Universidade Federal do Acre (UFAC) Rio Branco (AC) 68 1,0%
– O Censo da Educação Superior 2019 foi disponibilizado pelo MEC em outubro de 2020.
– A Revista Quero incluiu as universidades com mais de 5.000 estudantes no quadro, segundo o MEC
Outras universidades que oferecem apoio moradia, segundo o MEC
Além das 39 universidades listadas acima, os dados do MEC também mostram outras 15 instituições que disponibilizam auxílio moradia a estudantes. São elas:
Para conseguir um dormitório na faculdade pública no Brasil, você precisa seguir os seguintes passos:
Os requisitos mais comuns são:
3. Preencha o formulário de inscrição. O formulário de inscrição geralmente está disponível no site da universidade ou na secretaria acadêmica.
4. Entregue os documentos necessários. Os documentos necessários variam de acordo com a universidade. Geralmente, são exigidos:
+ Saiba como funciona a moradia para universitários em Ouro Preto
Conheça a Ufop: como entrar, programas de assistência e moradia
A seleção é feita por uma comissão da universidade. Os critérios de seleção variam de acordo com a universidade.Aqui estão algumas dicas para aumentar suas chances de conseguir um dormitório na faculdade pública:
Leia mais:
+ Quero Educação e Estadão lançam nova edição do Guia da Faculdade
+ 25 universidades públicas com menor índice de abandono no Brasil
*Elaboração dos dados: Heitor Facini
Na Quero Bolsa você encontra bolsas de estudo de até 80% para graduação. Não é preciso ter feito o Enem, nem comprovar renda. Confira:
São mais de 1.000 faculdades parceiras, como: