O profissional de backoffice atua nos bastidores de uma empresa, realizando atividades administrativas, operacionais e de suporte que garantem a eficiência interna da organização.
Ele não tem contato direto com o cliente final, mas é responsável por executar tarefas que sustentam o atendimento, as vendas, o financeiro, o setor jurídico e demais operações que impactam a experiência do público.
Entre suas funções estão o controle de documentos, lançamento de dados em sistemas, conferência de informações, apoio a equipes externas e emissão de relatórios. Também pode ser encarregado de organizar agendas, revisar contratos, acompanhar prazos de entrega e garantir a padronização dos fluxos de trabalho.
Ele realiza suas atividades com base em rotinas pré-estabelecidas, utilizando sistemas de ERP, planilhas e plataformas de gestão.
O profissional de backoffice apoia todos os setores da empresa, garantindo que informações, documentos e processos estejam atualizados. A rotina é baseada no controle de dados, verificação de registros, organização de documentos e alimentação de sistemas internos.
Em seu expediente, ele responde a solicitações de equipes internas, realiza atividades de conferência e padroniza fluxos de trabalho. Também pode atender demandas específicas como acompanhamento de pedidos, emissão de boletos, atualização cadastral e verificação de pendências administrativas.
O ritmo de trabalho é constante e, em algumas áreas, exige resposta rápida às demandas. O backoffice também segue normas de confidencialidade, principalmente em empresas que lidam com dados sensíveis ou informações sigilosas.
O backoffice pode atuar em empresas de todos os segmentos, como bancos, call centers, indústrias, comércios, operadoras de saúde, empresas de tecnologia e instituições de ensino.
A atuação se dá em escritórios, sedes administrativas ou centrais operacionais, em turnos fixos. Também há possibilidade de atuação em escritórios regionais ou filiais.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para atuar como backoffice, é preciso concluir a graduação em áreas como Administração, Contabilidade, Logística ou Tecnologia da Informação. O domínio de ferramentas como Excel, sistemas de gestão e noções de processos internos também são valorizados no processo seletivo.
Muitos profissionais da área iniciam a carreira em cargos administrativos e, com o tempo, assumem funções de backoffice. No entanto, também é possível ingressar diretamente no campo por meio de programas de jovem aprendiz ou estágio em departamentos administrativos.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Administração em sua região.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.