O calceteiro é o profissional responsável pela construção e manutenção de pavimentos em áreas públicas. Seu trabalho envolve a alocação de pedras, geralmente basalto, granito ou paralelepípedos, em padrões que conferem estética e funcionalidade às superfícies.
O profissional também realiza manutenções em calçadas e ruas, reposicionando materiais danificados. Seu trabalho leva em consideração aspectos de nivelamento do solo, tipo de tráfego e a aplicação de areia ou cimento para firmar as pedras.
O trabalho do calceteiro começa com a preparação do terreno. O solo é inicialmente nivelado e, em muitos casos, compactado para garantir a durabilidade da pavimentação. Após essa etapa, o calceteiro aplica a disposição das pedras para que o pavimento tenha a resistência necessária e a estética desejada.
Durante o processo, o calceteiro utiliza areia ou cimento entre as pedras para fixá-las. Isso ajuda a garantir que o pavimento resista ao tráfego e às intempéries.
O calceteiro, por fim, finaliza o trabalho realizando ajustes nas áreas de maior necessidade e revisando o calçamento para garantir que tudo esteja de acordo com as especificações do projeto.
Caso você tenha dúvidas se essa profissão é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
O calceteiro atua em áreas urbanas, onde seu trabalho é requisitado para pavimentação de calçadas, praças, ruas e até em algumas vias de menor fluxo de veículos. Prefeituras e órgãos públicos costumam ser os principais empregadores, tanto para a construção de novos espaços quanto para a manutenção de vias já existentes.
Além do setor público, o calceteiro pode ser contratado por empresas privadas, especialmente aquelas que trabalham com paisagismo e construção de áreas externas.
Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.
Para se tornar um calceteiro, é necessário adquirir destreza técnica e manual referente à pavimentação e manuseio de diferentes tipos de pedras. Apesar de não exigir formação acadêmica, a profissão valoriza conhecimentos básicos de construção civil, seja por meio de cursos livres ou técnicos.
Além disso, um calceteiro deve saber interpretar projetos de engenharia e arquitetura, quando envolvido em obras de grande porte, exigindo familiaridade com desenhos técnicos.
Se você deseja dar o primeiro passo em direção à carreira, a Quero Bolsa pode te ajudar. Acesse o site e encontre as melhores ofertas para o curso de Construção Civil em sua região.
Ser formado ou não... eis a questão?
Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.