logo

  • Lista de faculdades
  • Lista de cursos
  • Lista de profissões
  • Revista Quero
  • Central de ajuda

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Engenheiro Cartográfico: tudo sobre a profissão

O responsável pela análise e coleta de informações sobre a superfície terrestre

A cartografia propõe a representação do espaço geográfico por meio do estudo ou elaboração de mapas.

engenheiro cartográfico

Sobre a profissão

O Engenheiro Cartográfico desenvolve análises sobre informações topográficas e geográficas. Para a realização das ações, o profissional desempenha seu trabalho coletando e catalogando registros geográficos sobre determinadas localidades. Além de catalogar, o Engenheiro Cartográfico é o responsável por interpretar imagens ou estatísticas e, posteriormente, avançar com a realização de cartas topográficas ou documentos cartográficos. 


Além disso, o profissional da Engenharia Cartográfica está capacitado para gerenciar projetos e obras de cartografia e assessorar na implantação de sistemas informativos e projetos geográficos. Por fim, vale destacar que o Engenheiro Cartográfico pode se dedicar ao estudo de novas ferramentas ou tecnologias de análise e do processo de levantamento de dados. 


Os conhecimentos e registros cartográficos podem auxiliar outras áreas da Engenharia, como a Engenharia Civil, na apresentação de conteúdos sobre determinada região para a posterior construção de obras.


O Engenheiro Cartográfico pode atuar em empresas (construtoras), no serviço público (prefeituras) ou prestando consultoria para o setor industrial. Além disso, vale destacar a possibilidade de trabalho em zonas rurais para o Engenheiro Cartográfico. Afinal, o Engenheiro Cartográfico pode ser requerido em ações como a delimitação de terras e preparação de determinada região para o recebimento de obras estruturais. De acordo com o portal de recrutamento Glassdoor, o salário médio de um Engenheiro Cartográfico é de R$ 8.915,00. 

Uma característica da área é a versatilidade no mercado de trabalho. Há possibilidade de trabalho ao Engenheiro Cartográfico no ordenamento territorial e planejamento urbano. Portanto, um cenário necessário na esfera pública ou privada. O profissional pode ser requerido para análise de respectivo espaço urbano para construções ou para regularização de lotes.


O Engenheiro Cartográfico pode seguir inserido em um viés mais tecnológico, trabalhando com meios e análises digitais ou pesquisando novas tecnologias da área de atuação. Por exemplo, o levantamento de dados geográficos por imagens de satélite ou georreferenciamento. Além disso, e destacando a existência de vários cursos no Brasil, há possibilidade do profissional seguir na carreira acadêmica e se tornar professor de Engenharia Cartográfica.

Por que ser um Engenheiro Cartográfico?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Engenheiro Cartográfico

    Como se tornar um Engenheiro Cartográfico?

    A duração do curso de bacharelado de Engenharia Cartográfica é, em média, de 5 anos. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (MEC), todo curso de graduação em Engenharia deve possuir um núcleo de conteúdos básicos, um de profissionalizantes e um de específicos. 


    Cartografia, Ciências do Ambiente, Fotogrametria, Geodésia e Topografia são algumas disciplinas oferecidas especificamente para o estudante de Engenharia Cartográfica. É obrigatório realizar um trabalho de conclusão de curso (TCC) e participar de estágio supervisionado por ao menos 160 horas.


    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Engenharia e Produção

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.