Logo Quero Bolsa

Gerente de marketing: tudo sobre a profissão

Profissional responsável por liderar estratégias de promoção e comunicação de uma empresa, buscando aumentar vendas, fortalecer a marca e conquistar o público-alvo

Ele coordena equipes, desenvolve campanhas e utiliza ferramentas digitais para alcançar os objetivos organizacionais

Ver bolsas de até 75%
Action

Sobre a profissão

O que faz um Gerente de marketing?

O gerente de marketing é o profissional responsável por liderar e coordenar as estratégias de marketing de uma empresa ou organização.

Sua função é promover a marca, produtos ou serviços para alcançar os objetivos de negócio, impulsionar as vendas e aumentar a visibilidade da empresa no mercado.

Em sua rotina, o profissional desenvolve planos de marketing e cria campanhas integradas, utilizando diferentes canais como mídias sociais, publicidade, e-mail marketing e marketing de conteúdo.

Além disso, o gerente de marketing supervisiona a criação de materiais promocionais, como folhetos, catálogos, anúncios, vídeos e banners, garantindo que estejam alinhados com a identidade da marca e a mensagem desejada.

Ele também é responsável por acompanhar o desempenho das campanhas, analisando métricas e resultados, ajustando as estratégias conforme necessário para obter melhores resultados.

+ Encontre bolsas de estudo para o curso de Marketing

Como atua um Gerente de marketing?

O dia a dia do gerente de marketing envolve a análise de dados de mercado, definição de estratégias de posicionamento da marca e coordenação de campanhas publicitárias e digitais.

Ele conduz reuniões com equipes de criação, vendas e tecnologia, garantindo que as ações de marketing estejam integradas e tragam resultados mensuráveis.

Também acompanha relatórios de desempenho, avaliando indicadores como retorno sobre investimento (ROI), alcance de campanhas, engajamento de clientes e volume de vendas.

Com base em suas análises, ajusta as estratégias para melhorar a performance, como expansão para novos mercados, lançamento de produtos e definição de políticas de relacionamento com clientes.

Onde atua um Gerente de marketing?

O gerente de marketing pode atuar em empresas de diferentes portes e setores, como indústrias, varejo, tecnologia, serviços, instituições financeiras e saúde.

Além do mercado corporativo, ele pode trabalhar em agências de publicidade e consultorias de marketing, atendendo diferentes clientes em projetos de branding, campanhas digitais, pesquisa de mercado e lançamentos de produtos.

Há também oportunidades em startups, onde o gerente acumula funções estratégicas ligadas à inovação e ao crescimento acelerado.

Por que ser um Gerente de marketing?

Fonte: MTE, Ministério do Trabalho e Educação.
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Como se tornar um Gerente de marketing?

Para se tornar gerente de marketing, é necessário concluir a formação superior em Marketing, Administração, Publicidade e Propaganda ou áreas correlatas.

Além da graduação, a experiência prática em cargos como analista, coordenador ou supervisor de marketing é um dos requisitos para alcançar posições de gestão.

Cursos de especialização e MBA em Gestão de Marketing, Marketing Digital ou Gestão Empresarial também são diferenciais, pois oferecem ferramentas avançadas para a tomada de decisão estratégica.

Além da formação técnica, é esperado que o gerente de marketing desenvolva competências de liderança, visão analítica, criatividade e boa comunicação, essenciais para coordenar equipes e lidar com diferentes públicos.

Oportunidades para se tornar Gerente de marketing

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo, SP"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Action

Vale a pena estudar para ter essa profissão?

Ser formado ou não... eis a questão?

Quais cidades têm cursos de Comunicação e Marketing?